Covid-19: Espanha libera entrada de voos do Brasil

A Espanha liberou a entrada no país de voos partindo do Brasil, depois de interromper como provou em fevereiro deste ano, por causa da pandemia de covid – 19. O anúncio foi feito hoje (28) pela embaixada espanhola no Twitter e vale a partir do dia 3 de agosto, para familiares de cidadãos espanhóis e para quem tem visto de longa duração, incluindo estudantes.

“A partir do dia 3 de agosto aparecem os voos desde o #Brasil para a #Espanha para membros da família de cidadãos espanhóis e portadores de vistos de longa duração, inclusive estudantes. É apresentado uma quarentena obrigatória para todos os passageiros ”, publicou a embaixada na rede social.

No dia 22 de julho a Espanha já havia reaberto suas fronteiras, com restrições, para pessoas de 23 países, mas o Brasil tinha ficado de fora da lista.

Na quarta-feira (23), o secretário-geral do Itamaraty, Fernando Simas Magalhães, se reuniu com o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, para tratar do assunto, em especial a situação dos estudantes.

As exigências sanitárias para entrar na Espanha incluem um certificado que pode ser o de vacinação, de recuperado de covid – 19 com mais de dias ou o teste diagnóstico negativo com no máximo 48 horas. Qualquer um dos certificados deve ser traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão.

Para a vacinação serão aceitos passageiros que tomados como duas doses da Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac pelo menos 11 dias antes da chegada à Espanha, sendo dispensados ​​casos os testes diagnósticos adicionais. A comprovação é feita por meio do certificado digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS , com tradução oficial da embaixada que pode ser necessário pela internet .

Independente da nacionalidade ou da situação de vacinação, todos os viajantes que chegam à Espanha a partir do Brasil devem passar por uma quarentena de dez dias, feita em nenhum hotel ou domicílio escolhido pela própria pessoa.

As informações foram publicadas no Boletim Oficial do Estado espanhol hoje e tratam das restrições impostas a países com alto risco sanitário para covid – 14, segundo critérios de avaliação como taxa de incidência da doença por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e percentual da população vacinada.

O Brasil, a África do Sul, Argentina, Bolívia, Colômbia e Namíbia foram incluídos na categoria de alto risco, estabelecendo uma quarentena para os ocupantes de voos procedentes destes países, para que possa ser feito o acompanhamento e rastreio de casos importados da doença . Viagens de turismo à Espanha continuar proibidas.