Covid-19: ministério viabiliza vacinação contínua para os indígenas

O Brasil pode ter uma campanha de vacinação permanente contra um covid – 19 para povos indígenas. Uma afirmação foi feita pelo secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva.

De acordo com o secretário, o sistema de distribuição e aplicação de vacinas para indígenas indígenas que vivem em aldeias é capaz de absorver uma futura demanda por vacinações constantes contra a covid – 19, assim como já acontece com outras doenças .

“O Brasil tem um sistema muito sofisticado de vacinação. Não houve nenhum sobressalto nisso. Houve aprimoramentos. Uma crise como essa, por exemplo, traz oportunidades de melhoria ”, informou.

Segundo o secretário, uma pandemia foi uma oportunidade para ampliar os subsistemas de saúde em áreas remotas. Entre as melhorias, estão o armazenamento e a logística de distribuição de vacinas que precisam ser resfriadas e guardadas em câmaras especiais.

“Fazemos uma busca ativa. Estamos sempre nos adaptando. Se ela ficar parecida com a influenza , por exemplo, a vacinação vai continuar. A vacinação contra uma influenza tem todo ano, é contínua. Se for necessário para o novo coronavírus, seguiremos o mesmo caminho ”, disse Robson Santos Silva, que atribuiu o sucesso da imunização ao apoio às lideranças indígenas e às Forças Armadas.

Saúde indígena

Sobre a cobertura de saúde para outras doenças, Silva afirmou que há reformulações e adaptações constantes à população crescente dos indígenas brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma população indígena passou de 650 mil para cerca de 755 mil permanecer nos últimos cinco anos.

Índices como a expectativa de vida dos indígenas também aumentaram, informou. Com isso, doenças que antes eram incomuns passaram a ser mais observadas nas comunidades.

“A população indígena está aumento e envelhecendo. Há que não são comuns, como diabetes e problemas cardíacos. Quando existem essas hipóteses de média e alta complexidade, precisamos de ajuda estadual e federal. Estamos reinventando para atender melhor essa população ”, acrescentou.