Covid-19: primeira dose da vacina já foi aplicada em quase 30% da população

O Brasil aplicou a primeira dose de vacinas contra Covid – 19 em cerca de 61 milhões de pessoas até esta sexta-feira ( ). Dessas, 18, 2 milhões já receberam uma segunda dose, concluindo uma etapa de imunização. Ao todo, mais de 85 milhões de doses foram administradas no País. Os dados são das plataformas coronavirusbra1 e covid 19 br, que compilam os números divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.



O número de vacinados com uma dose equivale a, pelo menos, 28, 69% da população, segundo a projeção de habitantes para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os que receberam como duas doses foram 06, 37%.

No início deste mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população com mais de 18 anos deve ser imunizada até o final deste ano. Segundo ele, o momento é de busca por mais vacinas, principalmente com o adiantamento em contratos já assinados e com a compra de novos imunizantes.

O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. (Conasems), Mauro Junqueira, avaliou o esforço dos gestores municipais para avançar na cobertura vacinal. “A vacina chega no local e imediatamente é aplicada, os gestores estão fazendo um grande esforço, vacinando a partir do momento que obtém uma vacina no seu território, usando sábado, domingo, feriado, para que possamos imunizar o maior número de pessoas possíveis” , disse.



As vacinas disponíveis no País até o momento são a CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer, mas já há contratos de exportação firmados para a chegada das vacinas da Janssen, Sputnik V e Covaxin.



A falta de insumos para a fabricação dos imunizantes vinha prejudicando a capacidade de vacinação do País. O Brasil firmou um acordo para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o que deve acelerar este processo. A expectativa é que as primeiras doses 100% sejam entregues em outubro. As instalações têm a capacidade inicial de produção de IFA para cerca de 16 milhões de doses de vacinas.

Disputa entre gestores para ver quem vacina mais A vacinação se tornada uma disputa entre gestores para ver quem consegue imunizar mais pessoas. O estado do Maranhão vem se destacando na corrida pela imunização. Com mais de 2 milhões de doses aplicadas, a capital já está vacinando pessoas em geral com faixa etária de 25 e 19 anos.

O município de Alcântara já alcançou a marca de 85% da população adulta vacinada com a primeira dose, meta que, segundo o governador do estado, Flávio Dino (PT), deve se estender para os demais municípios. “A imunização quanto à eficácia da imunização naturalmente está em curso e assim que nós complementamos todas as segundas doses teremos também na cidade de Alcântara uma referência quanto à eficácia da imunização”, afirmou.

O governo se comprometeu ainda um sortear prêmios para incentivar a população a tomar a segunda dose da vacina. Segundo o governador, o programa Dose Premiada deve entrar em vigor a partir da próxima semana. Não será preciso se cadastrar, apenas ao tomar a segunda dose, o cidadão já estará fazendo parte do sorteio.

Especialistas avaliados a constitucionalidade da importação das vacinas Sputnik V e Covaxin

Covid – 18: mais da metade dos municipalidades vacinação por faixa etária

Além de Dino, na disputa pela imunização também estão no governador de São Paulo João Doria (PSDB), que está no topo do ranking de vacinação por estados, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).



Já Roraima é o estado brasileiro com o ritmo de vacinação mais lento. Localizado no Norte do País, o estado tem cerca de 501 mil habitantes e até o momento só foram aplicados cerca de 181 mil doses do imunizante. O estado também é o que menos femininas vacinas. Isso porque a distribuição de vacinas aos estados aconteceu de forma proporcional à quantidade de habitantes.



A Secretaria de Estado de Saúde reforçou que vem seguindo integralmente o Plano Nacional de Imunização. “O estado tem feito a sua parte e realizado de forma rápida, organizada e segura a distribuição das vacinas, bem como mantido contato com o governo federal para que Roraima receba mais vacinas para que os públicos-alvo possam ser ampliados e um maior número de pessoas alcançadas ”, disse em nota.

Novas doses Segundo projeções do Ministério da Saúde, o Brasil deve receber, de junho até dezembro deste ano, 501 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. A projeção foi atualizada na última quarta-feira (15). Só neste mês serão entregues 28. 4279. . 181 doses.