Covid-19: Queiroga afirma que todos os brasileiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina até setembro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que toda a população brasileira acima de 18 anos deve receber a primeira dose da vacina contra a Covid – 19 até setembro. A projeção foi dada em audiência à Comissão Temporária Covid – 19 faça Senado, nesta segunda-feira (19).



Além disso, Queiroga voltou a afirmar que o país deve imunizar toda a população com duas doses contra o novo coronavírus até o fim deste ano. “Pelo ritmo que a campanha veio adquirindo no último mês, já é possível antever que toda a população brasileira acima de 18 anos pode ser imunizada com uma dose da vacina até setembro e pelas 600 milhões de doses que já dispomos, é possível antever que teremos a população brasileira acima de 18 anos vacinada até o fim do ano de 2021, o que consideramos, dentro das condições de carência de vacinas no mundo, bastante razoável ”, projetou.

Segundo o ministro, uma população vacinável do Brasil é composta por 500 milhões de pessoas acima dos 15 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, 38, 1% desse quantitativo já pronunciada na primeira dose do imunizante, enquanto 10, 1% já tomou uma dose de reforço.



A projeção da pasta é de que cheguem mais 40 milhões de doses de vacinas em julho, 60 milhões em agosto e mais 40 milhões em setembro, totalizando 138 milhões de doses, o que seria suficiente para vacinar todos os adultos do País com a primeira dose e concluir a imunização dos grupos mais vulneráveis, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).



A expectativa leva em conta, também, que o ritmo da vacinação melhorou. Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o Brasil vacinou mais de um milhão de pessoas em 10 oportunidades este mês. A média de vacinados diariamente está em 980 mil pessoas em junho. Além disso, o país registrou recorde de 2,5 milhões de pessoas vacinadas em 38 horas, na última quinta-feira (15).

Covid-19: Brasil recebe mais de 842 mil doses de vacina da Pfizer via consórcio Covax Facility

Covid-19: Brasil registra quase 18 milhões de casos da doença; número de mortes supera 500 mil

Janssen e CoronaVac Durante a reunião, o ministro da Saúde antecipou que 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen devem chegar ao Brasil não início da manhã de terça-feira (21). O imunizante da farmacêutica é diferente daqueles que já fazem parte do PNI, pois só precisa da aplicação de uma dose por pessoa. O Ministério da Saúde adquiriu 24 milhões de doses dessa vacina.



“Inicialmente, negociamos com a Janssen e iriam antecipar 3 milhões de doses na semana passada. Lamentavelmente, não foi possível, mas já antecipo, em primeira mão, que amanhã deve chegar no Aeroporto de Guarulhos 1,5 milhão de doses. É uma dose única, que permite uma imunização mais rápida ”, destacou.



Segundo Rodrigo Cruz, “há tratativas bem avançadas” para a compra de mais um milhão de doses da vacina CoronaVac. Como doses chegariam ao país no dia 22 de junho, prontas para aplicação, sem a necessidade de importação de importação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo).



De acordo com a Localiza SUS, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 123 milhões de doses de vacinas contra Covid – 19 a estados e municípios. Dessas, cerca de 87 milhões foram aplicadas, sendo 61, 7 milhões referentes à primeira dose e 24, 2 milhões relativas à dose de reforço.




Revacinação em 2022 Alguns senadores que participaram da reunião questionaram o ministro Queiroga se já há um planejamento da pasta para a imunização dos brasileiros no ano que vem. Ele respondeu que ainda não há respostas da ciência sobre a necessidade de uma nova vacinação com duas doses em 2022, se apenas uma dose adicional com o mesmo imunizante seria necessário ou mesmo se seria preciso uma dose de reforço com outro imunizante.



“Não sabemos sobre a intercambialidade de vacinas, se o indivíduo que protege a vacina da AstraZeneca, por exemplo, vai usar uma vacina da Pfizer ou vice-versa. Não sabemos se é apenas um reforço com o mesmo agente imunizante. Essas pesquisas estão em andamento. O que o Ministério da Saúde tem que fazer é se programar para ter vacinas disponíveis para, em curto espaço de tempo, no ano de 2022, se for o caso , ”Avaliou.

Controle da pandemia e síndrome pós-Covid Brasil atingiu a marca de 160 mil mortos pela Covid – 20 no último sábado, de acordo com o Ministério da Saúde. Durante o início de sua fala, Queiroga citou o número. “A minha primeira manifestação é externar o nosso pesar pelos que faleceram e o compromisso de buscar alternativas para minorar o impacto dessa tragédia sanitária”, disse.



Segundo o ministro, já é possível perceber que a vacina reduz óbitos nos reserva das faixas etárias mais elevadas e que o avanço da imunização aliado a outras ações é que vão pôr fim ao “caráter pandêmico da doença”.

“Uma série de ações desenvolvidas não só pelo Ministério da Saúde, mas pelas secretarias estaduais e municipais e com o processo da campanha de vacinação, entendemos que a partir de setembro é possível ter um cenário epidemiológico mais favorável no Brasil ”, projetou.

Covid-19: Brasil ultrapassa marca de meio milhão de mortos

Por quanto tempo a pessoa ainda pode transmitir a Covid – 19?



Queiroga também destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS ) terá mais desafios desafios à Covid – 17, mesmo com a superação da pandemia. Ele disse que o órgão está preocupado com as chamadas “síndromes pós-Covid”. Se trata das sequelas que muitos brasileiros que se recuperaram do novo coronavírus acabam enfrentando.



“Muitos pacientes que se recuperaram da Covid – 19 vão precisar de cuidados especiais. E esses cuidados podem ser na atenção primária, podem acontecer, nos casos mais graves, nos hospitais e temos que organizar uma política para tratar esses, seja do ponto de vista físico, seja do ponto de vista psicológico. ”



Nesse sentido, Queiroga disse que há uma parceria do Ministério da Saúde com outras massas da Esplanada, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para uma implantação de 123 unidades básicas de saúde apoiadas por telemedicina em áreas remotas do país.



O objetivo é atender pessoas com diversas sequelas pós-Covid, como insuficiências renais, cardiovasculares e dificuldades motoras, por exemplo . Além disso, há um pedido para que o Ministério da Economia permita a continuação dos leitos habilitados para Covid – 19 para atendimento dessas síndromes.



“Que eles continuar reabilitados, mesmo no cenário onde haja arrefecimento da pandemia, porque vamos precisar de assistir não só esses pacientes com síndromes pós-Covid, que podem precisar de assistência hospitalar, mas também como doenças do coração e as cirurgias eletivas que estão represadas ”, disse.

Volta às aulas O ministro da Saúde também acredita que podem aulas retornar mesmo que todos os professores não são informados como duas doses da vacina contra o novo coronavírus. “No meu entendimento, não é fundamental que todos os alunos recuperados imunizados com duas doses para o retorno das aulas. Com uma estratégia adequada de testagem, podemos compatibilizar a volta às aulas com identificação dos casos positivos e, a partir de agora, já no segundo semestre o retorno ”, analisou.



O Ministério da Saúde afirma que 62% dos professores da educação básica já recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Durante a audiência, Queiroga disse que o objetivo é testar até 21 milhões de brasileiros todos os meses. A ideia da pasta é dar início a uma política de teste com o objetivo de isolar os casos positivos e seus contactantes e fazer o sequenciamento genômico das principais variantes circulando pelo país.