Diário Carioca Google News

covid:-nenhum-estado-apresenta-taxa-de-ocupacao-de-leito-de-uti-superior-a-90%

Pela primeira vez, desde o início de dezembro de 2020, nenhum estado apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) superior a 90%. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (14), são do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por covid-19 foi mantida na análise da última Semana Epidemiológica (SE 27), de 4 a 10 de julho, pela terceira vez consecutiva.

Segundo o levantamento, o número de casos e de óbitos vem caindo há três semanas em cerca de 2% ao dia, mas ainda permanece em alto patamar. A taxa de letalidade foi mantida em torno de 3%, percentual considerado elevado.

Leia mais: Últimas da vacina: Anvisa recomenda suspensão de Janssen e AstraZeneca em grávidas

O estudo sinaliza que a tendência de redução das taxas de ocupação de leitos é um reflexo da nova fase da epidemia no país. Com a vacinação, o número de óbitos e internações diminui entre os grupos de risco ou grupos prioritários.

É o caso de idosos e portadores de doenças crônicas, por exemplo. Ao mesmo tempo, a transmissão permanece intensa entres aqueles que ainda não foram imunizados. 

Segundo os especialistas, “o arrefecimento mais duradouro da pandemia” somente será alcançado com a intensificação da campanha de vacinação, a adequação das práticas de vigilância em saúde, reforço da atenção primária à saúde, além do amplo emprego de medidas de proteção individual, como o uso de máscaras e o distanciamento físico.

Ao todo, quatro capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 iguais ou superiores a 80%: São Luís (81%), Rio de Janeiro (81%), Goiânia (92%) e Brasília (80%).


 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister


Newsletter

Mais Noticias

Lo que no dicen de Cuba

No empezó con Biden, hay que decir. Desde el 2017 vienen martillando la falacia de un estallido social en Cuba con su solución mágica, la “intervención humanitaria”

Brasil de Fato

Agência Brasil de Fato traz notícias do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular. Notícias, entrevistas e artigos de opinião