Diário Carioca Google News




Elas – Divas do Cinema – Carmen Miranda



Na segunda-feira (15/2), a TV Cultura exibe o primeiro de dois episódios inéditos da série Elas sobre a atriz, dançarina e cantora Carmen Miranda. A artista rompeu padrões sociais e levou para as telas de cinema dos Estados Unidos a cultura brasileira e latino-americana. Além de seu estilo próprio na música e na interpretação, Carmen Miranda ainda marcou a moda mundial com seu jeito particular. O episódio conta com a apresentação de Luciana Vendramini e vai ao ar a partir das 20h.

Roda Viva – Itamar Vieira Júnior

Na segunda-feira (15/2), o Roda Viva recebe o escritor Itamar Vieira Júnior, autor do premiado romance Torto Arado. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição, inédita e ao vivo, vai ao ar a partir das 22h na TV Culturasite da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion e nas redes sociais Twitter Facebook.. O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um: a revista dos livros; Adriana Ferreira Silva, editora executiva da revista Marie Claire; Márwio Câmara, escritor, jornalista, crítico literário e colaborador do jornal Rascunho; Yasmin Santos, editora assistente do Nexo Jornal; e Renan Sukevicius, jornalista e podcaster no Finitude e na Rádio Novelo. Haverá ainda perguntas encaminhadas por vídeo por Isabel Luca, jornalista e crítica literária, além da participação remota do cartunista Paulo Caruso.

#Provoca – Fagner

#Provoca de terça-feira (16/2) vai ao ar com Fagner. No programa, o cantor fala sobre o seu pai, conta a história do fuzilamento de seu avô no Líbano e homenageia Belchior com a música Espacial – pouco conhecida e que não cantava há 40 anos. Com apresentação de Marcelo Tas, é exibido às 22h, na TV Cultura e no canal oficial do programa no YouTube.

TeleMed – Alcoolismo – Uma Nova Chance com o Marca-Passo?

No episódio desta quarta-feira (17/2) de TeleMed, um estudo sobre como marca-passos cerebrais podem ajudar no tratamento do alcoolismo crônico. No Hospital Universitário de Magdeburg, na Alemanha, o neuro-estimulador é implantado logo abaixo da escápula do paciente e ativa dois eletrodos que, como os médicos esperam, irão suprimir o desejo constante por álcool. Os resultados ainda são avaliados, mas com constantes casos positivos, o teste cresce por outros locais da Alemanha também. Vai ao ar às 19h30, na TV Cultura.

Revista do Esporte



Revista do Esporte de quarta-feira (17/2) tem como destaques a rodada do Campeonato Brasileiro e a Liga dos Campeões da Europa. O programa ainda aborda outros esportes, além das principais notícias dos grandes clubes de São Paulo. Com apresentação de Vladir Lemos e comentários de Arnaldo RibeiroCelso Unzelte e Roberto Rivellino, vai ao ar ao vivo, a partir das 20h30, na TV Cultura.

MINIDocs – Pedro Viáfora

A série MINIDocs de quarta-feira (17/2) investiga onde nasce a música de Pedro Viáfora. O músico, influenciado por seu pai que também é músico e compositor, tem a criação musical frequente em sua vida desde os 15 anos. O integrante do 5 a Seco já dividiu palco com Maria Gadú, Lenine e Chico César. No episódio inédito, ele conta sobre sua herança musical e raízes. É exibido a partir das 23h, na TV Cultura.

Hackers – Computação Forense



Na quinta-feira (18/2), vai ao ar mais um episódio inédito da série Hackers, no qual o público acompanha o trabalho dos peritos em computação forense, confere como eles conseguem rastrear e encontrar criminosos que acreditavam estar seguros atrás do monitor e conhece as ferramentas utilizadas no processo de investigação. É exibido às 19h30, na TV Cultura.



Opinião – Fome e a pandemia no Brasil

Na quinta-feira (18/2), o Opinião fala sobre a fome e a pandemia no Brasil. Atualmente, segundo o IBGE, 10 milhões de pessoas passam fome no País. E de acordo com a Unicef, durante a pandemia 20,7 milhões de brasileiros se alimentaram de maneira irregular por falta de dinheiro. E agora, em 2021, com a diminuição no valor do auxílio emergencial, desemprego em alta e queda no número de doações, como ficará esta situação? Para falar sobre o assunto, Andresa Boni recebe o economista Francisco Menezes, que é analista de políticas da Action Aid no Brasil e ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e a socióloga Kátia Maia, diretora da Oxfam Brasil. Vai ao ar às 20h30, na TV Cultura.

Linhas Cruzadas – A Era da Ansiedade



No Linhas Cruzadas de quinta-feira (18/2), os apresentadores, Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, conversam e refletem sobre a Era da Ansiedade, abordando assuntos como a busca pela felicidade e o impacto das redes sociais na ansiedade dos indivíduos. O programa inédito é exibido a partir das 22h, na TV Culturasite, YouTube, Facebook Twitter.

Nos Campos do Holocausto – Nanette Konig

No segundo episódio da série Nos Campos do Holocausto, o público conhece a vida de Nanette Konig, nascida em Amsterdã, na Holanda, que viu os alemães invadirem seu país. Através de suas memórias, a sobrevivente dos campos de concentração que perdeu sua família e casa conta a realidade vivida no Holocausto da Segunda Guerra Mundial. A atração vai ao ar na quinta-feira (18/2), às 23h, na TV Cultura.

Terra Brasil – Cavernas do Peruaçu



No episódio de Terra Brasil de sexta-feira (19/2), o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt vão até o Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, em Januária, Minas Gerais. Lá, os apresentadores fazem o caminho da Gruta do Janelão, onde encontram a maior estalactite do mundo, a “Perna de Bailarina”, como é conhecida. O episódio inédito vai ao ar às 20h30, na TV Cultura.

Cinematógrafo – Chanchadas

Na sexta-feira (19/2), o Cinematógrafo lembra a chanchada, conhecida como um dos únicos gêneros cinematográficos genuinamente brasileiro, que lotou as salas nacionais entre as décadas de 50 e 60. Além disso, o episódio inclui um ponto de vista sobre o clássico 2001, Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, e um Drops sobre Eisenstein, um grande idealizador da montagem como expressão política no cinema soviético. A atração vai ao ar à 0h30, na TV Cultura.

Cultura Livre – Melhores Momentos – Parte 4



No sábado (20/2), a TV Cultura exibe o quarto programa com os melhores momentos da décima temporada do Cultura LivreRoberta Martinelli reúne Clássicos da SemanaCanções do Isolamento e Faixas Bônus de alguns artistas que estiveram remotamente no programa ou tiveram clássicos lembrados. São eles: RashidZudizillaBárbara EugêniaMano Del PicchiaRaul Seixas e Maria Bethânia. Vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Doc Mundo – Hubble, Uma Jornada Cósmica

Na faixa Doc Mundo de sábado (20/2), o público confere Hubble, uma Jornada Cósmica. A atração conta a história de homens e mulheres que conceberam, construíram e consertaram Hubble, telescópio espacial lançado em abril de 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery. E que nos meses seguintes ao lançamento foi detectado com uma falha, o que resultou em uma missão de resgate para corrigir o erro de um dos mais célebres instrumentos científicos da história. Vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Clássicos – Heitor Villa-Lobos

No sábado (20/2), o Clássicos apresenta a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Isaac Karabtchevsky, em concertos com composições de Heitor Villa-LobosAs Sinfonias nº 2, 9, 10 e 12 fazem parte do programa que vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Sr. Brasil – Jurandy da Feira

No domingo (21/2), o Sr. Brasil recebe o cantor, compositor e violonista Jurandy da Feira. No programa, acompanhado por um trio de músicos, o artista apresenta suas canções autorais Frutos da Terra e Terra Vida Esperança, além de interpretar a música Vida de Viajante, de Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil. A edição ainda inclui o apresentador, Rolando Boldrin, tocando e cantando uma de suas canções, intitulada Chico Boateiro. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Persona – Zé do Caixão

No domingo (21/2), o Persona homenageia José Mojica Marins, o Zé do Caixão – in memorian, cineasta que fez das suas limitações um estilo. Mesmo realizando filmes de vários gêneros, deixou sua marca no terror, onde criou um personagem tão marcante que por vezes foi confundido com o criador. A edição faz parte do Persona Sempre, programas que homenageiam personalidades que fizeram parte da construção da cultura do País. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar inédito às 21h, na TV Cultura.

Brasil Jazz Sinfônica – O Século do Jazz



No domingo (21/2), a orquestra Brasil Jazz Sinfônica faz um tributo a algumas das maiores lendas do jazz norte-americanoLouis ArmstrongDuke EllingtonBilly StrayhornThad JonesChico Corea e Joe Zawinuil estão no repertório deste grande concerto, regido pelo maestro João Maurício Galindo. A atração vai ao ar a partir das 23h, na TV Cultura, com apresentação de Chris Maksud.

Mais Noticias

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo