O Simpatia é Quase Amor, tradicional bloco de Ipanema, abre a programação de desfiles deste fim de semana. O bloco desfila no sábado à tarde, pela Avenida Vieira Souto, com o tema Carnaval Sem Anistia. O samba do bloco amarelo e lilás é de Tomaz Miranda e Leandro Fregonesi. A bateria é comandada por Mestre Penha.
Completando 40 anos, o Suvaco do Cristo desfila no domingo de manhã e anunciou que vai parar em 2026. Em seu penúltimo desfile, cantará o samba “Bundalelê”, de 1993, composto por Lenine e Bráulio Tavares. “O Suvaco sai da rua para entrar na história porque considera sua missão cumprida. O Carnaval de rua foi revitalizado e renovado de uma forma incrível. Temos blocos de todas as cores, de todos os ritmos musicais, de todos os gêneros. Por isso, a nave do Suvaco pode pousar e repousar tranquilamente”, destaca João Avelleira, fundador e presidente em exercício do Suvaco do Cristo.
O Fogo & Paixão vai transformar o Largo São Francisco de Paula, no Centro, em uma grande festa de debutante. Os 15 anos do bloco serão celebrados durante o CarnaValsa, com várias surpresas e participações especiais. Na Urca, o Tá Pirando, Pirado, Pirou! celebra 20 anos.
Confira a programação completa dos desfiles do pré-carnaval da Sebastiana:
Simpatia é Quase Amor – 1º desfile
A tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 acabou em samba em um dos maiores blocos da cidade, que nasceu em 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já. O bloco desfila pelas ruas de Ipanema com o samba “Carnaval Sem Anistia”, de Tomaz Miranda e Leandro Fregonesi, às 16h. A famosa bateria de Mestre Penha arrasta uma pequena multidão pela Av. Vieira Souto. Sai da Praça General Osório e vai até a altura da Rua Henrique Dumont, pela praia.
22/02 (sábado)
Local de concentração: Praça General Osório – Ipanema
Concentração: 14h
Horário: 16h
Fogo & Paixão
O Fogo & Paixão, um dos blocos mais queridos da cidade, vai transformar o Largo São Francisco de Paula, no Centro, em um grande salão de baile a céu aberto para celebrar seus 15 anos com o tema CarnaValsa! Para a ocasião, o bloco preparou uma festa repleta de releituras “brega-carnavalescas” de sucessos atuais, incluindo uma versão brasileira de Total Eclipse of the Heart, clássico dos anos 80 na voz de Bonnie Tyler. Além dos hits bregas de sempre, o público vai poder curtir muitas novidades.
23/02 (domingo)
Local: Largo de São Francisco – Centro
Concentração: 8h
Horário: 9h
Gigantes da Lira (INFANTIL)
A Lira dos Arlequins, Pierrôs e Colombinas será o tema do bloco infantil para 2025. O Gigantes da Lira vai desfilar inspirado por esses clássicos personagens da commedia dell’arte italiana, do século XVI, e dos teatros dos boulevards parisienses, que se tornaram figuras icônicas dos carnavais.
23/02 (domingo)
Local: Rua General Glicério – Laranjeiras
Concentração: 9h
Horário: 10h
Suvaco do Cristo
Em 2025, o Suvaco do Cristo, tradicional bloco que desfila no Jardim Botânico fará o penúltimo de sua história. Os preparativos já começaram e a camisa já está pronta. A designer Mini Lívia mergulhou na estética dos pierrôs, com padronagens geométricas e contrastes vibrantes, trazendo um colorido para a camisa que vai refletir a alegria do desfile que promete ser histórico. Afinal, os componentes do Suvaco cantarão novamente o samba “Bundalelê, de 1993, composto por Lenine e Bráulio Tavares. Outra novidade é a regravação de outros sambas marcantes da história do bloco que estarão, com fotos e filmes dos desfiles, imagens das camisetas e muitas histórias da “Incrível Odisseia do Suvaco” disponíveis nas redes sociais e em um canal no YouTube. A iniciativa integra o Projeto Memória do Suvaco realizado com a parceria de professores e alunos da Faculdade de Computação da UFRJ.
23/02 (domingo)
Local de concentração: Rua Jardim Botânico – Bar Joia
Concentração: 8h
Horário: 9h
Tá Pirando, Pirado, Pirou!
O bloco está completando 20 anos e desfilará com o tema “Qorpo-Santo, Poeta do Absurdo Contra o Manicômio. Eu Sou Vida, Não Sou Morte. Hoje Sou Um, Amanhã Outro”. O desfile deste ano terá as participações especiais da bateria da Portela e dos blocos Vem Cá, Minha Flor e Céu na Terra. Qorpo-Santo, dramaturgo gaúcho do século XIX, é considerado o precursor do teatro do absurdo, antes de Beckett e Ionesco. Chamado de “Bispo do Rosário da dramaturgia”, Qorpo-Santo esteve internado no antigo Hospício Nacional de Alienados, situado na Avenida Pasteur, por onde o bloco desfila há vinte anos.
23/02 (domingo)
Local de concentração: Av. Pasteur (altura da UNIRIO) – Urca
Concentração: 15h
Horário: 16h
EVENTOS
21 de fevereiro (sexta)
Ensaio final do Bloco Virtual
Horário: das 19h às 22h
Local: Leme (final da praia)
Evento gratuito
22 de fevereiro (sábado)
Temporada de Verão – Superbacana convida Mulheres Rodadas
Ensaio + lançamento da camisa
Horário: 14h
Local: Espaço Cultural Cachaça Axé (Rua Miguel Couto, 125 – Centro)
Entrada: contribuição voluntária
22 de fevereiro (sábado)
Ensaio final do bloco Que Merda é Essa com Samba do Domênico e bateria do mestre PH
Horário: 18h
Local: Bar Magnólia (Rua Garcia D’ávila, 151 – Ipanema)
Evento gratuito