Orunmilá, 2024 (foto divulgação)
Orunmilá, 2024 (foto divulgação)

Encontro de blocos afros pela primeira vez no pré-carnaval do Rio de Janeiro

20 de fevereiro de 2025
by

Carnabendita, circuito de carnaval de rua realizado pela Bendita Produções, chega ao seu terceiro ano com uma novidade: o Griôs da Pequena África no Carnaval Cultural do Muhcab. O projeto, idealizado pelo cantor e compositor Andrezão do Cacique e Aline Bastos, em sociedade com Natália Guimarães, diretora da Bendita, e com direção artística de Fernando Alabê, integra ao circuito de Carnaval Cultural do MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira), levando pela primeira vez os blocos Orunmilá, Afoxé Filhos de Gandhi e a bateria Surdo Um Mangueira para um desfile no período pré-carnaval, no dia 22 de fevereiro, sábado.
 

Celebrando a potência da nossa ancestralidade, o cortejo seguirá pela “Pequena África”, região assim nomeada pelo sambista Heitor dos Prazeres, que abrange os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, marcados historicamente como um território de memória da luta e resistência do povo negro na cidade.

O MUHCAB será o ponto de partida, onde os Filhos de Gandhi iniciarão com uma Lavagem e seguirão em cortejo até a Rua do Livramento. No local, encontrarão com a Bateria Surdo Um da Mangueira que continuará o trajeto até o Cais do Valongo, onde o trio elétrico estará estacionado e será um palco parado para as apresentações do Bloco Afro Orunmilá e de Andrezão do Cacique.

O percurso será acompanhado ainda pelo guia de turismo, palestrante e ativista Cosme Felippsen, criador do Rolé dos Favellados. No caminho, o mestre de cerimônias apontará curiosidades que fazem parte da história da cidade, como a Ladeira do Livramento, onde Machado de Assis nasceu, e o único terreiro de candomblé ativo da Pequena África.

O MUHCAB tem a missão de preservar, difundir e valorizar a memória, a cultura e a história da população negra no Brasil, reforçando sua centralidade na construção da identidade carioca e nacional. O Griôs da Pequena África simboliza essa continuidade, unindo tradição, resistência e celebração em um território emblemático para a história afro-brasileira. Esta região foi palco de resistências, resiliências, lutas e conquistas, sendo também um lugar de afirmação de um patrimônio imaterial que segue vivo nas ruas da cidade. Queremos que este cortejo se torne uma referência no carnaval carioca e uma forma de honrar aqueles que vieram antes de nós,afirma Sinara Rúbia, diretora-presidente do MUHCAB.

Mais de mil componentes, entre ritmistas, músicos e passistas, levarão para o público um repertório vasto, com músicas de grupos como Olodum, Araketu, Ilê Aiyê, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Jorge Aragão, entre outros.

SOBRE O CARNABENDITA

Circuito de carnaval de rua realizado pela Bendita Produções, que conecta marcas patrocinadoras aos blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, oCarnabendita, chega ao seu terceiro ano com um circuito plural e descentralizado. Serão 5 semanas de oportunidades, em uma extensão de 100km com percurso de aproximadamente 120 horas de apresentação musical, contando com 2.000 ritmistas e a estimativa de arrastar 2 milhões de foliões.

Ao longo de todo o período carnavalesco, o circuito Carnabendita conta com os desfiles de cerca de 20 blocos, como Carrossel de Emoções, Bloco Chá da Alice, Empolga às 9, Escangalha, Blocobuster, Divinas Tretas, Amigos da Onça, Bloco Areia, Agytoê, Bloco do Sargento Pimenta, Dinos A/C, Turbilhão Carioca e O Bloco – Faroeste Cabloco.

Em 2023 e 2024, mais de 70% da captação do Carnabendita foi através de leis de incentivo, possibilitando colocar os blocos na rua com o apoio de nomes como Ambev, IFood, O Boticário, entre outras. Em processo de captação para 2025, a produtora não apenas conecta, como cria e executa diversas ativações inclusivas e experiências únicas durante a maior festa popular do país.

O trajeto dos blocos do circuito reúne o visual das praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Leme e passa por pontos turísticos como o Pão de Açúcar, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico e a Pequena África. “Os blocos participantes do circuito têm tamanhos distintos (de pequenos a megablocos), repertórios diversos e uma programação variada e muito potente em palcos descentralizados. Esperamos gerar emprego e renda direta para mais de 3 mil profissionais da cultura e da economia criativa do Rio de Janeiro, fortalecendo a cadeia produtiva do estado”, afirma Natália Guimarães, CEO da Bendita.

SERVIÇO:

CIRCUITO CARNABENDITA

GRIÔS DA PEQUENA ÁFRICA

Data: 22/02 (sábado)

Local: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro)

Horário: 14h (concentração)

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Créditos: Pedro Macedo/ Carnaval de Rua do Rio
Previous Story

Carnaval de Rua do Rio de Janeiro terá recorde na coletiva seletiva

Simpatia é Quase Amor - Publius Vergilius
Next Story

Carnaval Sem Anistia: Simpatia é Quase Amor desfila neste sábado em Ipanema

Latest from Carnaval

Go toTop