Rio lança campanha de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no Carnaval

A Prefeitura do Rio inicia, nesta quarta-feira (20/4), a campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) durante o Carnaval 2022

A Prefeitura do Rio inicia, nesta quarta-feira (20/4), a campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) durante o Carnaval 2022. Com o slogan “Deu match? Use camisinha” e comandada pela Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS), e pela Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação irá distribuir 700 mil preservativos e informativos sobre outros métodos de prevenção, como PrEP (Profilaxia pré-exposição) e PEP (Profilaxia pós-exposição), no Sambódromo, no Terreirão e em festas privadas do município.

Além de conscientizar sobre riscos à saúde oferecidos pelas ISTs, a iniciativa visa a minimizar a resistência à testagem e ao uso dos preservativos e de outros métodos de prevenção, que são disponibilizados gratuitamente nas clínicas da família e centros municipais de saúde ao longo de todo o ano. Entre eles, está a PEP, combinação de medicamentos que deve ser tomada após episódios de relação sexual desprotegida ou de violência sexual, com o objetivo de impedir a infecção pelo vírus HIV. Para funcionarem, os comprimidos precisam ser tomados em até 72 horas após o ato sexual.

– No Carnaval, é comum que o cidadão se empolgue e deixe a saúde em segundo plano, mas isso não pode acontecer. Usar camisinha, fazer o teste e se proteger é um ato de amor por si mesmo e pelo próximo. Com essa campanha, o Rio volta a realizar um trabalho de prevenção nas ruas durante a folia. A estimativa do Ministério da Saúde em 2019 era de que cerca de 135 mil brasileiros viviam com HIV/Aids sem saber que estavam infectados. Queremos lembrar à população que não existe grupo de risco, mas sim comportamento de risco, e que toda pessoa sexualmente ativa deve se testar a cada seis meses – destacou o coordenador executivo da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.

O trabalho nas ruas começa nesta quarta, primeiro dia dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí, e vai até sábado (23/4). No sábado seguinte (30/4), Desfile das Campeãs, os 16 agentes voltam ao Sambódromo para levar a conscientização sobre as ISTs. Contratada por meio de um processo seletivo que contou com mais de mil inscritos, a equipe é formada por pessoas de todos os gêneros e orientações sexuais, com a finalidade de quebrar estigmas relacionados à saúde sexual e garantir que o maior número possível de pessoas seja alcançado.

– As infecções sexualmente transmissíveis são doenças de relevância em saúde pública, que não estão restritas a grupos específicos, mas podem atingir a toda a população, com consequências graves. E a melhor forma de combater as ISTs é orientando as pessoas sobre os métodos de prevenção. Por isso essa é uma campanha de extrema importância e a SMS será sempre parceira da CEDS nessa missão de orientar e promover saúde – disse o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Para Tony Chalita, secretário de Governo e Integridade Pública, a campanha é uma iniciativa importante para promover a saúde e orientar o cidadão sobre como evitar o contágio de infecções sexualmente transmissíveis durante o Carnaval.

– É uma grande oportunidade para reafirmarmos ações e políticas de combate à discriminação e intolerância racial e sexual. Nos dias da campanha, os agentes públicos envolvidos na ação também instruirão os foliões sobre o que fazer caso sejam vítimas de LGBTIfobia ou outro tipo de discriminação – afirmou o secretário.

Em caso de denúncias, o boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia do município, que conta com uma especializada: a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), situada na Rua do Lavradio, no Centro. Caso necessite, o folião também pode acionar a Prefeitura por meio da Central de Atendimento 1746 — via aplicativo, WhatsApp (3460-1746), telefone, Facebook Messenger (Central 1746) — ou pelo telefone da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (21 2976-9138)