Pré-Carnaval: Bateria do Instituto TIM promove ensaio<br>aberto de percussão para jovens com deficiência no Rio

Como já é tradicional, a Bateria do Instituto TIM, composta por pessoas com algum tipo de deficiência, como surdez, autismo e Síndrome de Down, promete animar os pequenos foliões durante um ensaio de pré-carnaval aberto ao público e gratuito neste sábado (4), a partir das 11h, na Tijuca. A bateria do Instituto se prepara para tocar no Mini Bloco, no dia 11

Rio de Janeiro, 3 de fevereiro de 2023 — Como já é tradicional, a Bateria do Instituto TIM, composta por pessoas com algum tipo de deficiência, como surdez, autismo e Síndrome de Down, promete animar os pequenos foliões durante um ensaio de pré-carnaval aberto ao público e gratuito neste sábado (4), a partir das 11h, na Tijuca. A bateria do Instituto se prepara para tocar no Mini Bloco, no dia 11. 

De sambas tradicionais a marchinhas clássicas de Carnaval, passando por clássicos da MPB e pelas canções de roda infantis, o repertório da agremiação, liderada pelo Mestre Mangueirinha, da Unidos de Vila Isabel, e pelo músico e compositor Rubens Kurin, foi pensado para não deixar ninguém parado. E para caprichar no ensaio aberto, os 50 ritmistas ensaiaram ao longo do mês de janeiro.

“O mais importante desta oportunidade é aumentar a inclusão social e quebrar preconceitos. Cada um ali é diferente e tem o seu tempo e o seu jeito. Você precisa conhecer e respeitar isso, saber o que é interessante para eles, conversar com os pais e descobrir como é o convívio deles com a música em casa. Não há deficientes aqui. Todos são músicos aprendendo música para se apresentar”, afirma o mestre de bateria da Bateria do Instituto TIM, Mangueirinha. 

O ensaio é o último aquecimento antes do desfile do Mini Bloco, que alegra os pequenos da Tijuca desde 2013, e que vai ocupar a Praça Xavier de Brito, também no bairro, no dia 11, às 10h. 

Serviço
Ensaio aberto da Bateria do Instituto TIM 
Sábado (4/2), às 11h
Ponto de encontro: Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro
Gratuito