Bloco da Lexa, primeiro megabloco oficial do Carnaval do Rio de Janeiro, tem atuação da Comlurb

A Companhia mobilizou 190 garis e 40 agentes de limpeza urbana, que estão trabalhando com apoio de equipamentos, como sopradores, e veículos como varredeiras de grande porte e pipas d 'água para lavagem das vias com água de reuso

A Comlurb está atuando com esquema especial de limpeza no primeiro no Bloco da Lexa, primeiro megabloco oficialmente autorizado a desfilar em 2023, que está desfilando na manhã deste domingo (05/02) na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro. A Companhia mobilizou 190 garis e 40 agentes de limpeza urbana, que estão trabalhando com apoio de equipamentos, como sopradores, e veículos como varredeiras de grande porte e pipas d ‘água para lavagem das vias com água de reuso. Foram colocados no percurso 160 contêineres e 60 caixas de 1200l para que os foliões façam o descarte correto dos resíduos. Estão sendo utilizados também oito pulverizadores costais, equipamentos para higienizar pontos com urina. 

Na Zona Sul, onde estavam previsto 19 blocos no sábado (04/02) e 12 no domingo, a Comlurb está com operações especiais da Comlurb em todos, totalizando mais 264 garis e 38 agentes de limpeza urbana. Foram colocados contêineres de 240 litros por todos os pontos de passagem dos blocos.  

Na região da Barra da Tijuca, com a apresentação de dois blocos Carnaeco, no sábado, e Amigos da Barra, no domingo, a companhia está atuando na limpeza das ruas com 55 garis e dez agentes de limpeza urbana, que trabalham com três varredeiras de grande porte e três de médio porte, seis sopradores e duas pipas d’água e duas vans motobomba para lavagem das vias com água de reuso. 

Nos bairros da Zona Norte serão sete blocos no fim de semana, sendo dois no sábado e cinco no domingo. A Companhia disponibilizou cinco caminhões compactadores para remover os resíduos recolhidos. Em Realengo e Barra de Guaratiba serão mais três blocos, com um total de 12 garis e três fiscais de serviços, com o apoio de três caminhões compactadores. 

“A nossa expectativa para este ano para o Carnaval de rua, para os blocos e megablocos, está bem alta. Nós temos uma estrutura desenhada para cada bloco, de acordo com a estimativa de público. Então, se o bloco tem entre 10 mil, 100 mil, 50 mil, 500 mil, temos uma estrutura própria para cada um tanto de equipamentos, maquinários, caminhões quanto de garis disponíveis”, explica o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.

A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza dos blocos neste Carnaval, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R $748,21. Já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, receberá uma multa de R$ 273,09. Durante este fim de semana as equipes do Lixo Zero estarão de olho nas irregularidades cometidas pelos foliões. As equipes estão trabalhando com 63 fiscais neste fim de semana.