Gaby Amarantos, Fernanda Abreu, Juliana Linhares, Orquestra Imperial e mais agitam primeiro dia de CasaBloco

Noite contou com a presença de nomes como Fábio Júdice e Monica Teixeira, e participação de Emanuelle Araújo ao lado de Nina Becker em show

Foi com muita alegria e animação que a 4ª edição da CasaBloco deu início, nesta sexta-feira (4), a sua programação de shows no Clube Monte Líbano, na Lagoa. A noite contou com abertura do bloco carioca Filhos de Gandhi, que colocou todo mundo pra dançar e entrar no clima carnavalesco. Em seguida, foi a vez do grupo Sambotica, cantando clássicos do samba. Já a potiguar Juliana Linhares, um dos nomes de sucesso da nova geração da MPB, levou muito suingue e hits do seu primeiro álbum, chamado “Nordeste Ficção”. Atração principal do primeiro dia de evento, o Baile da Orquestra Imperial, que trouxe Emanuelle Araújo e Nina Becker, com participação de Fernanda Abreu e Gaby Amarantos sacudiu a CasaBloco. A programação foi encerrada com apresentação do Bloco Quizomba, seguido de muita discotecagem de Marcelinho da Lua.

Monica Teixeira e Fabio Judice_Foto Reginaldo Teixeira
Monica Teixeira e Fabio Judice_Foto Reginaldo Teixeira

O projeto, que conta com direção de Rita Fernandes, traz uma rica programação para o público. Ao todo, são 5 dias de folia (4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro) promovidos pelo projeto no Clube Monte Líbano. Além dos shows, o público poderá desfrutar nesta edição do lançamento “Casabloquinho”, da mostra de cinema, oficinas e palestras no CCBB-RJ. Além da feira de moda e gastronomia vindas do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.

Com a temática #MisturandoCarnavais, o projeto representa os detalhes de todos os cantos do Brasil. Entre os artistas previstos ainda para essa edição estão nomes como Mart’nália, Cacique de Ramos, Geraldo Azevedo, Sidney Magal, Awurê, e os blocos Fogo & Paixão, Toca Rauuul!, Céu na Terra e Cordão do Bola Preta.

Orquestra Imperial
Orquestra Imperial


A edição 2023 da CasaBloco tem patrocínio da Ambev, através da marca Brahma, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Cedae e do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e Governo Federal.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SHOWS

4 de fevereiro de 2023 – Abre Alas: O Baile (sábado) – 20h às 4h

20h – Filhos de Gandhi (RJ)

22h – Sambotica (RJ)

23h30 – Juliana Linhares (RN)

1h – Baile da Orquestra Imperial com Fernanda Abreu e Gaby Amarantos (RJ/PA)

3h – Bloco Quizomba (RJ)

DJ Marcelinho da Lua (RJ)

5 de fevereiro de 2023 – Samba & Cia (domingo) – 17h às 1h

18h – Sinfônica Ambulante (RJ)

19h30 – Awurê (RJ)

21h – Mart’nália (RJ)

23h – Cacique de Ramos com Pretinho da Serrinha e part. El Pavuna (RJ)

DJ Doni (RJ)

DJ Cris Panttoja (RJ)

10 de fevereiro de 2023 – Sexta Tropicana (sexta) – 21h às 4h30

22h – Bloco Superbacana (RJ)

23h30 – Academia da Berlinda (PE)

1h – Geraldo Azevedo (PE)

3h – Toca Rauuul! (RJ)

DJ Lala K (PE)

11 de fevereiro de 2023 – Sou Brega (sábado) – 21h às 4h30

22h – Desliga da Justiça (RJ)

23h30 – Bloco Fogo & Paixão (RJ)

1h – Sidney Magal (RJ)

3h – Bloco Amor & Sacanagem com Aíla + Felipe Cordeiro (PA) + Keila (AM/PA)

DJ Pepe Jordão (PE)

12 de fevereiro de 2023 – CasaBloquinho (domingo) – 15h às 21h

a partir das 15h – Oficinas e brincadeiras infantis com Carimbaby (PA/AP)

16h – Céu na Terra (RJ)

18h30 – Cordão da Bola Preta (RJ)

DJ convidado

FEIRA DA ECONOMIA CRIATIVA DO CARNAVAL

A Feira de moda carnavalesca, batizada de “A Rua é Nossa!”, é uma parceria com o Instituto Black Bom e apresenta fantasias, adereços, acessórios e produtos para todos os perfis de foliões. Entre as marcas confirmadas estão: Fundanga, Figurino Carioca, Serena Acessórios, Tampa Coco Chapelaria e Varal da Vall. A feira funcionará em todos os dias de CasaBloco, no Clube Monte Líbano, nos seguintes horários: 4 de fevereiro, de 20h às 2h; 5 de fevereiro, 17h às 00h; 10 de fevereiro, 21h às 3h; 11 de fevereiro, 21h às 3h; e 12 de fevereiro, 15h às 21h.

OFICINAS GRATUITAS NO CCBB

As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e tarde, no CCBB, e serão totalmente gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo site da CasaBloco, com vagas limitadas de até 30 alunos por oficina.

Dia 10 de fevereiro (sexta)

4. Oficina de Estandartes com Junior Alves (10h)

A Oficina de confecção de estandartes convida o participante a uma viagem lúdica no imaginário popular brasileiro, utilizando técnicas e materiais diversos para mergulhar na sua própria criatividade, inspiração e ludicidade, tão presentes na cultura popular brasileira. Junior Alves é artesão e figurinista da cultura popular brasileira. Natural de Olinda-Pe, expressa na sua arte toda a fé, sincretismo e manifestações populares do Brasil,com imagens, estandartes, figurinos e adereços que têm o Carnaval e o São João como principais inspirações.

5. Oficina de Adereço de Cabeça com Vall Neves (14h)

Oficina de adereço de cabeça inspirada no carnaval carioca que vai do glamour dos bailes aos blocos de rua. O participante aprenderá a confeccionar o seu próprio adereço com penas, rosas, fitas e outros materiais com técnicas rápidas e práticas. Vall Neves é Designer de joias Afro-futuristas e adereços. Proprietária da marca ‘Varal da Vall’, atua há 15 anos como criadora, desenvolvendo peças exclusivas inspiradas na cultura do gueto carioca, destacando a beleza que existe em cada pessoa, e a auto estima de todos os gêneros.

6. Oficina de Penteados para carnaval com Jully Souza (16h)

Workshop prático de penteados com dicas e segredos para incentivar a autonomia e a criatividade nas formas, cores e texturas para arrasar no carnaval. O participante irá aprender quais os materiais e truques utilizados, como fazer e ousar nos penteados mais queridinhos da folia e quais as principais tendências e novidades para fazer a sua cabeça nesse carnaval. Jully Souza é proprietária do espaço de Beleza Zene desde 2017. Produtora de conteúdo sobre afroempreendedorismo e beleza, seu trabalho como Trancista de impacto é fortalecer a identidade e autoestima das pessoas através dessa arte.

PALESTRAS CASABLOCO NO CCBB

Dia 10/02 – sexta-feira – 17h

Criatividade, produção e trabalho – a economia criativa do carnaval

Com Annik Salmon (carnavalesca da Mangueira), João Vítor (carnavalesco da Paraíso do Tuiuti) e Fábio Fabato (jornalista)

Nos barracos, longe dos olhos do público, os profissionais do carnaval trabalham o ano inteiro. São múltiplas as atividades e os profissionais envolvidos na construção dos enredos dos desfiles das escolas. Quem são essas pessoas, como o ciclo de trabalho acontece, qual o tamanho e o impacto dessa cadeia produtiva que talvez seja uma das mais importantes da cidade. Além disso, cada vez mais mulheres ocupam papel de comando e destaque num mercado originalmente muito machista. Como foi se dando o processo de mudança.

“PRIMEIRA MOSTRA DE CINEMA CASABLOCO” NO CCBB

Uma grande novidade da quarta edição do Festival CasaBloco é a mostra de cinema com temática de carnaval. A exibição acontecerá nos dias 3, 4, 10 e 11 de fevereiro, no CCBB. São 14 filmes selecionados, entre curtas e longas, que contam a história de blocos tradicionais da cidade, personalidades do samba e do universo carnavalesco. Entre os destaques estão “Suvaco — 20 anos”, direção de Paola Vieira, documentário que conta a história do bloco Suvaco do Cristo; “Lira do Delírio”, direção de Walter Lima Júnior; “Memória em Verde e Rosa”, direção de Pedro von Krüger; e “Damas do Samba”, direção de Susanna Lira.

SERVIÇO

CasaBloco 2023

Local Oficinas, Mostra de Cinema e Palestras: CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 — Centro, Rio de Janeiro – RJ

Inscrições: Gratuito

Local Shows e Feira “A Rua é Nossa!”: Clube Monte Líbano – Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ

Classificação etária: 18 anos

Ingressos: Ingresse

Mais informações em Link 

Realização: Tess