Lexa prega o amor livre e reúne 50 mil foliões no Rio de Janeiro

Gaby Amarantos, Jojo Todynho, Tiago Pantaleão e Lais Bianchessi marcaram presença na estreia da cantora

Em defesa do amor livre e da liberdade de “ser o que se é”, a cantora Lexa abriu a temporada de megablocos do Carnaval na manhã deste domingo, 5/2, no Centro do Rio de Janeiro. Driblando o forte calor e a sensação térmica de 35 graus já no início da manhã, um mar de foliões e fãs tomou conta da Avenida Presidente Antônio Carlos e da Rua Primeiro de Março, para assistir a cantora, que atraiu 50 mil pessoas em sua estreia na folia carioca. A abertura do circuito de megablocos transcorreu de forma tranquila, graças ao esquema operacional da Riotur, o maior já produzido para a grande festa.

“Gostosas são vocês! Deliciosas. Porque você pode ser de quem quiser, beijar na boca de quem quiser. Todos, todas e todes! E eu posso ser de quem eu quiser também, agora, então, que o MC Guimê está no BBB, eu tô passando cada uma! Tô numa seca, meus queridos! Tirem o atraso por mim, combinado? Sejam o que quiserem!” 

Bloco da Lexa  - Fernando Maia/Riotur
Bloco da Lexa – Fernando Maia/Riotur

Ao som de hits antigos e novos, Lexa comandou a festa do alto do trio elétrico, com a participação de convidados especiais, como Tiago Pantaleão, Jojo Todynho, Lais Bianchessi e Gaby Amarantos. A funkeira Jojo Toddynho destacou a alegria da festa, a mais democrática do país:

Bloco da Lexa  - Fernando Maia/Riotur
Bloco da Lexa – Fernando Maia/Riotur

“E quero que a gente quebre tudo, que a gente se divirta muito. Espero que o carnaval seja repleto de pessoas felizes, que a festa seja uma resposta para tudo o que estamos vivendo, que as coisas se acertem. Que esse ano seja próspero, de muito crescimento e muita sabedoria. E que assim seja daqui para a frente. Estou feliz porque eu sou da pista”.

Diretor do Bloco da Lexa, Flávio Salustiano destacou o potencial do funk em reunir as pessoas, com ênfase no público mais jovem, que vem de todos os quatro cantos da cidade para assistir a cantora.

“O nosso público é jovem, livre, sem rótulos, a cara do carnaval carioca. E a Lexa abraçou esse tema”, comemorou Salustiano.

Organizado pela Riotur, o Carnaval de Rua do Rio retoma suas atividades após dois anos de pandemia. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas. Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020 e 220 ambulâncias à disposição do público, tudo isso para desafogar o sistema de saúde da cidade. 

O folião conta com 34 mil estações sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% exclusivos para pessoas com deficiência (PCDs). E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.

Bloco da Lexa  - Fernando Maia/Riotur
Bloco da Lexa – Fernando Maia/Riotur

Além da Lexa, outros 6 megablocos desfilarão pela Avenida Presidente Antônio Carlos até o fim do mês, um recorde no Carnaval do Rio. Integram o circuito oficial da Prefeitura os blocos Chora Me Liga, que desfila sábado, dia 11, com expectativa de atrair 30 mil pessoas; Carrossel de Emoções, que desfila no domingo, dia 12, esperando 50 mil foliões; Cordão da Bola Preta, que promete atrair 1 milhão de pessoas no sábado de Carnaval, dia 18; Fervo da Lud, que desfila na terça-feira, dia 21, com expectativa de público de 600 mil; Bloco da Anitta, com desfile no sábado após o Carnaval, dia 25, esperando atrair 100 mil foliões à Avenida Presidente Antônio Carlos; e Monobloco, que encerra a festa dos megablocos no domingo, dia 26, com expectativa de reunir 300 mil pessoas.

Mais atrações deste domingo

Na programação deste domingo, dia 5, desfilam ainda os blocos Amigos da Barra (Barra da Tijuca), Banda Cultural do Jiló (Tijuca), Bigodinho Esticado (Méier); Chá da Alice (Gamboa); Independente do Morro do Pinto (Santo Cristo), Morde & Pica Toda Hora (Curicica) e Tá Chegando a Hora (Pedra de de Guaratiba), às 20h.

Até o fim do mês, a cidade terá mais de 400 desfiles realizados. E para ajudar a encontrar a folia de rua perfeita para você, a Riotur preparou um aplicativo com todas as informações sobre os blocos do calendário oficial da Prefeitura. Para saber trajetos e horários, é só baixar o  “Partiu Bloquimmm”, disponível nas plataformas digitais. Mais informações, você encontra no site www.carnaval.rio