Bateria do Instituto TIM e Mini Bloco desfilam<br>neste sábado no pré-Carnaval do Rio

O grupo, formado por 50 ritmistas com algum tipo de deficiência, como surdez, autismo e Síndrome de Down, vai ocupar a Praça Xavier de Brito junto com o Mini Bloco, que alegra os pequenos da Tijuca há 10 anos

Rio de Janeiro, fevereiro de 2023 — Neste sábado (11), a partir das 10h, a inclusão abre alas com a Bateria do Instituto TIM no pré-Carnaval do Rio de Janeiro. O grupo, formado por 50 ritmistas com algum tipo de deficiência, como surdez, autismo e Síndrome de Down, vai ocupar a Praça Xavier de Brito junto com o Mini Bloco, que alegra os pequenos da Tijuca há 10 anos.

“A bateria se apresenta no Mini Bloco há alguns anos e acompanhamos de perto o crescimento dele, que é formado por moradores do entorno da Praça Xavier de Brito. O mais importante desse evento é aumentar a inclusão social e quebrar preconceitos. Cada um ali é diferente e tem o seu tempo e o seu jeito. Você precisa conhecer e respeitar isso”, afirma Rubens Kurin, coordenador da Bateria do Instituto.

Liderada pelo Mestre Mangueirinha, da Unidos de Vila Isabel, e por Kurin, a agremiação terá como repertório sambas tradicionais, marchinhas de carnaval, clássicos do MPB e canções de roda infantis. O grupo conta com mestre de bateria, músicos monitores, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acompanhamento psicológico.

Desde o começo do ano, os ritmistas participam de ensaios semanais, e para caprichar na apresentação, os ritmistas promoveram um ensaio aberto no último sábado (4), quando centenas de pessoas participaram.

“Uma das maiores relevâncias da Bateria do Instituto TIM é a troca de informações em mão dupla, aprendemos muito mais com cada aluno do que ensinamos em nossas vidas – um novo olhar como profissional e ser humano –, sem falar dos relatos dos responsáveis que nos deixam todos os sábados com o coração cheio de amor, força e esperança. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma o Mestre Mangueirinha.

Serviço
Desfile da Bateria do Instituto TIM no Mini Bloco

Sábado (11/2), às 10h

Praça Xavier de Brito – Tijuca, Rio de Janeiro

Gratuito

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação). Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos. Para mais informações: institutotim.org.br.