Carnaval 2023: Como as marcas podem participar da festa mais importante do mês?

Alegria, cores vivas, danças e desfiles quilométricos, a época de carnaval se aproxima para trazer sorrisos a milhões de pessoas em todo o mundo, e com isso, as marcas e empresas podem aproveitar as datas comemorativas para potencializar seus produtos e serviços.

Alegria, cores vivas, danças e desfiles quilométricos, a época de carnaval se aproxima para trazer sorrisos a milhões de pessoas em todo o mundo, e com isso, as marcas e empresas podem aproveitar as datas comemorativas para potencializar seus produtos e serviços.

De 17 a 22 de fevereiro, o carnaval de 2023 retorna às ruas após dois anos de ausência devido à pandemia, onde o pulso social mostra que será uma das festividades mais esperadas e com maior expectativa após o longo período de isolamento social no país.

De acordo com dados oficiais, um total de 456 “blocos” atuarão no Carnaval do Rio de Janeiro, onde se esperam até 5,5 milhões de participantes. Além disso, a festa se estenderá com outros ritmos, como o forró no Nordeste axé na Bahia, e o frevo em Pernambuco.

Influencer marketing: para dançar, aproveitar e mencionar marcas

Antes da pandemia, o Carnaval do Rio gerou um fluxo econômico de USD 900 milhões com 2,1 milhões de visitantes, segundo a prefeitura da cidade. No entanto, durante sua ausência, devido à pandemia, perderam-se USD 700 milhões de dólares. Em 2023, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) espera atrair cerca de cinco milhões de pessoas e movimentar USD 200 milhões, o que significa que a alma e a vida do carnaval retornam às ruas.

“O carnaval não estará apenas nas ruas, mas também em diversas plataformas, onde as marcas podem se unir à melhor festa de todos os tempos depois de uma longa pausa. O entusiasmo e a expectativa podem jogar a favor das empresas ao mostrarem parte de seus produtos e serviços, juntamente com uma mensagem emocional sobre a longa espera após a pandemia”, diz Kauana Neves, diretora de negócios no Brasil da another, a agência global com a maior oferta de serviços no mercado latinoamericano.

Kauana destacou que as estratégias digitais no Carnaval também geram impactos, por exemplo, dados de uma pesquisa realizada pela Comscore/Shareablee revelaram que durante 2020, dois anos antes da ausência das festas devido ao COVID-19,165 milhões de pessoas foram impactadas por algum tipo de conteúdo dos patrocinadores da festa nas redes sociais.


 A diretora estima que várias marcas alugarão espaços de luxo para exibir seus produtos e serviços, ou simplesmente contratarão influenciadores para que desfrutem desses lugares com o objetivo de serem mencionados em suas histórias. Os camarotes VIP estão prestes a se esgotar, com um custo aproximado de 4.490 reais apenas para o desfile de 25 de fevereiro na Sapucaí, no Rio de Janeiro, por exemplo.

Quais negócios podem aproveitar o carnaval?

Esta edição será bastante visual, com o retorno às ruas de milhares de pessoas. Isso favorece setores como turismo, hotelaria, lojas de roupas e joias. As lojas online podem dedicar estratégias com produtos de temporada ou edições especiais, que possam ser lembradas no carnaval 2023. Também, os hotéis podem gerar campanhas de email marketing com o objetivo de que pessoas que estão hesitantes em viajar possam receber informações ou promoções para realizar uma compra. Em termos de vestuário, fazer produtos relacionados à festividade atrairá estrangeiros e locais para se sintonizarem com as celebrações