Imperatriz Leopoldinense é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2023

A imperatriz Leopoldinense se sagrou campeã do Carnaval carioca em 2023 após a apuração realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na Sapucaí. Em segundo lugar ficou a Viradouro, seguida pela Vila Isabel.

A imperatriz Leopoldinense se sagrou campeã do Carnaval carioca em 2023 após a apuração realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na Sapucaí. Em segundo lugar ficou a Viradouro, seguida pela Vila Isabel.

A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono título da história apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especial — em 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar.

O título da Imperatriz, chega depois de 22 anos e em um enredo sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido.

O enredo foi inspirado nos cordéis A Chegada de Lampião no Inferno e O grande debate que teve Lampião com São Pedro, de José Pacheco. A escola de Ramos obteve hoje (22) o seu nono título. Em rede social, Leandro Vieira falou como desenvolveu o enredo campeão: Leandro Martins falou de como desenvolveu o enredo: “Eu me debruço na “peleja” inverossímil e delirante dos cordelistas que, após a morte do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, transformaram em bem-humorado desvario ficcional o destino pós-morte do mítico e controverso personagem. Assim, são os velhos, anedóticos e populares cordéis sobre o tema (como A chegada de Lampião no infernoO grande debate que teve Lampião com São Pedro ou A chegada de Lampião no céu) que servem de mote principal para o brasileiríssimo universo artístico desse mergulho”, disse

Confira todos os Títulos da Imperatriz

Todos os títulos da Imperatriz

  1. O quê que a Bahia tem? (1980)
  2. O teu cabelo não nega (1981)
  3. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós! (1989)
  4. Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajeres (1994)
  5. Mais vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube… lá no Ceará! (1995)
  6. Brasil, mostra a sua cara em… Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae (1999)
  7. Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval (2000)
  8. Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, Pernambuco… quero vê descê o suco na pancada do ganzá (2001)
  9. O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida (2023)