31.2 C
Rio de Janeiro
domingo, março 9, 2025
InícioCulturaCarnavalUnidos de Padre Miguel rebaixada: presidente da Liesa critica julgamento
Carnaval 2025

Unidos de Padre Miguel rebaixada: presidente da Liesa critica julgamento

Escola contesta notas e questiona preconceito em avaliação do Carnaval 2025

Publicado em

Rio de Janeiro O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, afirmou que a Unidos de Padre Miguel (UPM) pode ter sido prejudicada no julgamento do Carnaval 2025. A escola foi rebaixada ao Grupo de Acesso, e a diretoria acredita que houve equívocos na avaliação.

Durante o Desfile das Campeãs, David criticou a atuação de uma jurada que apontou o uso excessivo de termos em iorubá, língua africana presente nas religiões de matriz africana. Ele garantiu que a jurada não será mantida e defendeu a liberdade das escolas na escolha de seus enredos.

Questionamentos sobre o julgamento

A Unidos de Padre Miguel apresentou um requerimento contestando as notas recebidas. O documento foi aceito, e uma plenária será realizada em até 15 dias com todas as 12 escolas do Grupo Especial e a UPM para discutir a situação.

David destacou que o caso precisa ser analisado com cautela e que haverá diálogo com o Ministério Público para entender quais medidas podem ser tomadas.

- Advertisement -

LEIA TAMBÉM

Repercussão do rebaixamento

O rebaixamento da UPM gerou indignação entre os torcedores e integrantes da escola. Muitos acreditam que o julgamento foi desfavorável devido ao perfil da agremiação, que disputava seu primeiro Carnaval no Grupo Especial.

A diretoria da escola destacou que a narrativa do desfile valorizou elementos culturais afro-brasileiros e que a justificativa da jurada pode demonstrar um possível preconceito na avaliação.

O que pode acontecer agora?

A plenária discutirá se há margem para revisão do julgamento. Caso contrário, a UPM permanecerá no Grupo de Acesso em 2026. A escola aguarda o posicionamento da Liesa e dos demais presidentes para definir os próximos passos.


Entenda o caso: julgamento do Carnaval 2025

  • Unidos de Padre Miguel foi rebaixada após sua estreia no Grupo Especial.
  • Escola questiona a avaliação de uma jurada que criticou o uso de iorubá.
  • Liesa aceitou requerimento da UPM e fará plenária para discutir o caso.
  • Decisão final sobre possível revisão das notas ocorrerá nos próximos dias

Últimas Notícias

Andressa Urach planeja candidatura em 2026 e critica hipocrisia da sociedade

Influencer afirma que quer representar minorias e buscar sigla de centro

Novo submarino nuclear da Coreia do Norte preocupa EUA e Coreia do Sul

País divulga avanço militar que pode ameaçar a segurança regional

Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e anular delação de Mauro Cid

Ex-presidente adota tom agressivo e apresenta defesa no STF com pedidos rejeitados por falta de base legal

PM agride oficial de justiça após intimação ao filho

Sargento da PM de Minas Gerais atacou Maria Suely Sobrinho durante cumprimento de intimação

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online