Programe-se

 CCBB: ecossistema cultural do Rio de Janeiro

Novidades de novembro ressaltam o papel do museu como solo fértil para as artes

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Bori (Nanã), de Ayrson Heráclito - Manguezal.

Vivo, fértil e diverso. Adjetivos mais comumente associados à natureza, mas perfeitos para descrever o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em novembro. A programação do mês transforma o CCBB em um grande ecossistema que abraça a arte de todos os tipos e de todos os cantos, com destaque para a celebração do Mês da Consciência Negra.

recém-inaugurada exposiçãoManguezal manifesta o próprio mangue em pleno museu por meio dos olhares de artistas como Lasar Segall e Hélio Oiticica. Contando com obras em diversos formatos, e até um carro alegórico, a mostra reverbera as exigências pela preservação deste bioma às vésperas da COP 30. Manguezal tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Instituto Prio, contando ainda com o copatrocínio da TGS e o apoio da EnvironPact, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

O tempo é a estrela do mês nos palcos do CCBB. Nos dias 7 e 8, o Festival Panorama 2025 – Traditional Future apresenta o coreógrafo e bailarino queniano Fernando Anuang’a em um solo que explora a tensa relação entre o moderno e o tradicional. Já do dia 13 ao 23, as sementes do futuro do teatro nacional vêm à tona no Atos de Fala. Em sua 7ª edição, o festival apresenta palestras-performances frutos de um extenso laboratório criativo. E a partir do dia 27, Giuliano Laffayette relativiza a quarta dimensão no solo 20 Minutos Daqui.

Enquanto isso, o CCBB segue projetando o melhor de la settima arte com o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil. Do dia 08 ao dia 15, o público poderá conferir a ousadia contemporânea na primeiríssima edição do Lumen Film Festival – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro, dedicado aos filmes não-tradicionais. Já a Cinemateca do MAM no CCBB desafia os preceitos de duração com “longuíssimos”, obras imersivas que ultrapassam com sobras a marca padrão dos 120 minutos.

De 7 a 9 de novembro, o Festival Gastronomia Preta toma conta do CCBB e da Praça da Pira unindo feira gastronômica, Cozinha Show, com apresentações ao vivo de chefs nacionais e internacionais, rodas de conversa, shows imperdíveis, comoOlodum, Arlindinho e Teresa Cristina, e o Prêmio Gastronomia Preta, que reconhecerá profissionais da área em diversas categorias. Já a Resenha Black Bom volta à área externa do CCBB para mais um aulão de charme no dia 21. O CCBB Educativo evidencia grandes figuras da história afro-brasileira com a atividade arte educativa Faces Negras Importam. O Clube de Leitura também participa ao receber, no dia 12, os vencedores do Prêmio Jabuti Nei Lopes e Luiz Antônio Simas, especialistas em cultura popular, e Gênesis, poeta organizadora do Slam das Minas RJ.

Clube de Leitura também promove um encontro extra, no dia 26, para em homenagem aos 500 anos do legado linguístico de Luís de Camões. Os convidados serão a Vice-Presidente Cultural do Real Gabinete Português de Leitura Gilda Santos, o membro da Academia Brasileira de Letras Geraldo Carneiro e o autor e tradutor Caetano Galindo. Já a Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB com a série de música de câmara Notas Comentadas, e ainda tem a programação de novembro do Música no Museu!

Informações detalhadas sobre toda a programação, ingressos e releases de cada evento estão disponíveis no site bb.com.br/cultura

Confira o resumo da programação do mês abaixo: 

EXPOSIÇÕES

Entrada gratuita. 

MANGUEZAL

4º andar – Até 02 de fevereiro de 2026

Quarta a segunda – Das 9h às 20h  

A exposição convida o público a mergulhar na poética dos manguezais, territórios férteis onde natureza, memória e cultura se entrelaçam. São apresentadas obras de artistas como Lasar Segall, Hélio Oiticica, Celeida Tostes, Carybé, Ania Rízia, Salisa Rosa, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, entre outros, em linguagens como escultura, fotografia, instalação e pintura. Um dos destaques é o carro alegórico instalado no térreo do CCBB, concebido por Haddad e Bora, que reforça a dimensão popular e festiva do mangue como espaço de criação e resistência. A mostra revela a força simbólica da lama e da argila, moldando identidades e práticas ancestrais, e celebra os saberes que brotam do chão úmido, os rituais afro-indígenas, o samba e os movimentos populares. Com visualidade marcante e abordagem sensível, Manguezal propõe novos olhares sobre o ambiente, a arte e os modos de habitar o mundo.

Curadoria: Marcelo Campos.

Classificação indicativa: livre    

FLÁVIO CERQUEIRA: UM ESCULTOR DE SIGNIFICADOS   

2º andar – quarta a segunda

Até 12 de janeiro de 2026

JOSÉ PEDRO CROFT: REFLEXOS, ENCLAVES, DESVIOS

1º andar – quarta a segunda  

Até 17 de novembro

ARTES CÊNICAS

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura   

Oficinas, workshops e outras atividades relacionadas: entrada gratuita. 

FESTIVAL PANORAMA 2025 – TRADITIONAL FUTURE

Teatro II – 07 e 08 de novembro  

Sexta e Sábado, 18h

A edição deste ano traz ao CCBB o elogiado coreógrafo e bailarino Fernando Anuang’a em seu terceiro solo Traditional Future. Autodidata, o performer africano pergunta: Como evoluir da Tradição para a Modernidade sem apagar os rastros, sem trair as próprias raízes? Sua proposta se sustenta e é inspirada pelos Cantos Maasai, memória ancestral e força rítmica, “motor essencial” de sua gestualidade. Neste trabalho, fiel ao Moran (jovem guerreiro) e à terra da Aldeia, raízes simbólicas, Anuang’a busca uma energia mais profunda e uma expressão mais libertadora. Muito além da energia vertical dos saltos Maasai, reduzida a estereótipos turísticos, Anuang’a procura fazer evoluir “a onda”, gestualidade ondulatória vinda do fundo dos tempos, com uma habilidade desconcertante.  

Criação: Akili Studio / Wayne McGregor. Bailarino Coreógrafo: Fernando Anuang’a. Música: Vocais Maasai & composição moderna. Produção: Pierre Cardin  

Duração: 50 min   

Classificação indicativa: 12 anos

ATOS DE FALA 2025 – ADF.25   

Teatro III – 13 a 23 de novembro  

Diversos horários

O festival Atos de Fala está de volta à cena para sua sétima edição. Criado há 14 anos, o projeto abarca festival de performances, seminários, publicações, laboratórios de criação e intercâmbio de artistas. Em 2025, o AdF toma como mote a força de tradução conforme pensada por Nêgo Bispo. Um trânsito entre as culturas orais e de escrita, e a capacidade de ler o mundo e prever acontecimentos. 

Direção Artística e Curadoria: Cristina Becker e Felipe Ribeiro.  

Duração: de acordo com a performance.   

Classificação indicativa: de acordo com a performance.   

20 MINUTOS DAQUI

Teatro III – 27 de novembro a 22 de dezembro  

Quarta a sábado: 19h Domingo: 18h

Entre o tempo que passa e o tempo que nos atravessa, 20 Minutos Daqui investiga o instante em que o corpo se torna memória. O espetáculo constrói um mosaico de gestos, pausas e encontros, deslocamentos, afetos e pertencimento. Em cena, o que parece perto ou distante se confunde: vinte minutos podem ser o intervalo entre dois mundos, o sopro de uma lembrança ou o início de um recomeço.   

Dramaturgia e Atuação: Giuliano Laffayette Direção: Bárbara Abi-Rihan e Ricardo Rocha. 

Duração: 60 min   

Classificação indicativa: 14 anos

NAS SELVAS DO BRAZYL

Teatro I – 1º andar

Até 30 de novembro

UM JULGAMENTO

Teatro II – 2º andar

Até 03 de novembro

MOSTRA PRIMEIRA INFÂNCIA – OCUPAÇÃO TEATRAL ERANOS  

Entrada Gratuita

Ingressos disponíveis 2h antes de cada atividade, exceto exposição.

Teatro III e Sala de Ensaios – 2º andar  

Até 02 de novembro

Exposição

O céu, o mar e a palavra

Corredores do Teatro III e Sala de ensaios

Das 9h às 20h

Espetáculos teatrais

  • O BARQUINHO AMARELO

Sábados e domingos, às 11h

  • O BEBÊ E O BOI BABAU

Sábados e domingos, às 15h

  • #MERGULHO – EXPERIÊNCIA TEATRAL PARA CRIANÇAS

Sábados, às 17h

  • PÔ!EMA – CRIAÇÃO POÉTICA COM CRIANÇAS

Domingos, às 17h

Oficinas para crianças:

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO AS FORMAS ANIMADAS

Sábados e domingos, às 13h30

MÚSICA

Entrada gratuita 

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site do CCBB

FESTIVAL GASTRONOMIA PRETA
De 07 a 09 de novembro | 3º andar e área externa

Sexta, das 18h às 23h

Sábado e domingo, das 12h às 23h

O CCBB volta a ser palco do Festival Gastronomia Preta, encontro que celebra a cultura, os sabores e a potência do povo preto na sociedade. A programação inclui feira gastronômica com estandes de empreendedores, Cozinha Show com apresentações ao vivo de chefs e rodas de conversa que discutem identidade cultural, racismo, inclusão de pessoas pretas no mercado de trabalho, empreendedorismo e representatividade, além do tradicional Prêmio Gastronomia Preta, que reconhecerá profissionais em diversas categorias. As atrações musicais ficam por conta de grandes nomes da música brasileira: Olodum, Arlindinho, Teresa Cristina, Grupo Arruda e a bateria da G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense.  

Classificação indicativa: livre. Programação completa no site bb.com.br/cultura

MÚSICA NO MUSEU   

Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras    

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.  Confira programação completa em bb.com.br/cultura

05/11 – Vinicius Marinho, flauta transversa; Iun Chicaro, violão; e Maria Luisa Lundberg, piano. Programa: Uma viagem através da flauta Claude Bolling; Astor Piazzolla; François Borne; Alberto Arantes.  

12/11 – Oboé Rio de Janeiro: José Francisco Gonçalves, Queren de Oliveira, Igor Uriel Marques (oboé/ corne inglês).  Programa: Clássicos internacionais.  

19/11 – Mezraq Ramli, oboé (Singapura/Estados Unidos).  Programa:  Clássicos internacionais.  

26/11 – William Wielgus, oboé; e Matthew van Hoose, piano (Estados Unidos).  Programa:  Tschaikowsky, Koechlin, Wilhelmine von Bayreuth e J. Bach.  

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva    

Classificação indicativa: livre 

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA – NOTAS COMENTADAS

 De 13 a 15 de novembro | Sala 26 – 4º andar 

Quinta a sábado às 19h

A Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB com sua série de música de câmara, parte do selo Prata da Casa, onde os músicos associados da Orquestra montam a programação. A série “Notas Comentadas” trará um repertório diversificado, indo do clássico ao popular, do brasileiro ao internacional, sempre apresentado ao público pelo setor educativo da Orquestra. 

Classificação indicativa: livre. Programação completa no site bb.com.br/cultura

CINEMA

Entrada gratuita 

Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL – 20ª EDIÇÃO  

Cinemas I

 Até 29 de novembro

O Festival celebra, desde 2005, a excelência e a criatividade do cinema italiano, conectando o público brasileiro à essa rica tradição cinematográfica. Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o projeto evoluiu de uma semana temática para um dos principais festivais culturais do país, recebendo grandes nomes do cinema italiano e promovendo filmes inéditos e retrospectivas históricas. As sessões, sempre gratuitas, acontecem em salas de cinema, centros culturais e universidades de todo o Brasil.

Curadoria: Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM

LUMEN FILM FESTIVAL – FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO RIO DE JANEIRO

Cinemas II

De 08 a 15 de novembro 

O festival apresenta curtas e longas-metragens nacionais e internacionais que fogem do circuito tradicional, destacando tanto novas vozes quanto nomes já conhecidos. A programação será composta por cerca de 60 títulos, oriundos de países diversos: Brasil, Japão, China, Austrália, EUA, Canadá, Equador, Venezuela, Argentina, França, Portugal, Geórgia, Espanha, entre outros. Além disso, o programa inclui atividades paralelas e contará com a presença de pelo menos 3 realizadores brasileiros. Além do CCBB, o festival vai ocupar também a Cinemateca do MAM e o Cine Teatro Gomeia (Duque de Caxias). 

Curadoria: Pedro Tavares, Gabriel Papaléo, Waleska Antunes, Cavi Borges, Eduardo Prates, Clara de Deus e Nil Mendonça

CINEMATECA DO MAM NO CCBB

Cinema II 

De 1º a 07 e 16 a 30 de novembro

A programação da Cinemateca do MAM traz em novembro para o CCBB a mostra Filmes longos, que propõe uma imersão radical na experiência temporal do cinema, reunindo obras que desafiam os limites convencionais de duração e exploram o tempo como elemento estético, narrativo e filosófico. Desde os primeiros experimentos com longas-metragens no início do século XX até as produções contemporâneas de dezenas ou centenas de horas, o cinema tem manipulado o tempo para provocar sensações de fluxo, exaustão, condensação e imersão. A mostra apresenta títulos raros e consagrados, muitos deles com pouquíssima circulação no Brasil, e contempla diferentes estratégias de estruturação narrativa, como trilogias, sagas, filmes em partes e maratonas audiovisuais. A maioria das sessões contará com intervalos. 

Curadoria: Hernani Heffner 

IDEIAS

Entrada gratuita 

CLUBE DE LEITURA CCBB 2025

12 de novembro – 17h30 – Quarta 

Biblioteca – 5º andar         

Celebrando o Mês da Consciência Negra, o Clube de Leitura realiza o encontro Ficções Negras, que reúne importantes vozes da literatura e da cultura afro-brasileira para uma conversa sobre identidade, memória e resistência. Criando uma zona de confluência entre literatura, oralidade, música e performance, o evento conta com a presença de Nei Lopes, escritor e compositor, autor de mais de 40 livros e mais de 350 composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, Luiz Antônio Simas, educador popular, escritor, curador e autor de mais de 30 livros sobre culturas de rua, e a artista Gênesis, organizadora do Slam das Minas RJ, poeta e compositora.  

Curadoria: Suzana Vargas. Mediação: Suzana Vargas e Ramón Nunes Mello.   

CLUBE DE LEITURA CCBB 2025 – “Camões de todos nós: 500 anos habitando o Brasil em verso & prosa

26 de novembro – 17h30 – Quarta 

Biblioteca – 5º andar         

Ainda em novembro, a programação do Clube promove no CCBB um encontro extra que coloca lado a lado três importantes nomes da literatura e da crítica brasileira para refletir sobre os impactos e desdobramentos da obra de Luís de Camões. A iniciativa conta com a presença de Gilda Santos, professora e pesquisadora com vasta produção acadêmica sobre temas luso-brasileiros, atual Vice-Presidente Cultural do Real Gabinete Português de Leitura, Geraldo Carneiro, poeta, tradutor, roteirista e membro da Academia Brasileira de Letras, e Caetano Galindo, tradutor de autores como James Joyce, T. S. Eliot e David Foster Wallace e autor de obras que exploram a formação da língua portuguesa e a literatura contemporânea. O evento é uma celebração da presença camoniana no imaginário brasileiro, articulando tradição, linguagem e reinvenção. 

Curadoria: Suzana Vargas. Mediação: Suzana Vargas e Ramón Nunes Mello.   

PROGRAMA EDUCATIVO

1° andar – Quarta a segunda 

Entrada Gratuita O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. 

O programa apresenta a atividade interativa Faces Negras Importam, uma proposta inspirada em jogos de adivinhação que convida o público a mergulhar nas histórias de três grandes lideranças negras: Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin.

A experiência começa com pistas que, aos poucos, revelam fragmentos das imagens dessas mulheres, reconstruídas por meio de inteligência artificial, pesquisa histórica e estudos acadêmicos. Ao manusear cada peça e resolver os enigmas, o público terá acesso a informações, curiosidades e reflexões sobre a trajetória dessas lideranças, cuja memória foi silenciada ao longo da história.

Esta atividade é um convite ao aprendizado, à valorização da diáspora africana e à celebração da memória negra como força de transformação social. 

EVENTOS

Entrada gratuita 

RESENHA BLACK BOM  

21 de novembro – Área Externa

Sexta, das 17h às 20h    

É hora de dançar! 
O Grupo Black Bom está de volta ao CCBB com sua resenha eletrizante.

Prepare-se para um momento de pura energia ao som dos maiores clássicos da Black Music.

MUSEU BB

Entrada gratuita 

4º andar 

DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA  

BIBLIOTECA

5º andar – Quarta a segunda

Regras de visitação e mais informações em: bibliotecasbb.com.br e/ou biblioteca.ccbbrj@bb.com.br 

EXPOSIÇÃO ENTRE TÁBUAS E TELAS: A HISTÓRIA DO LIVRO

Até 30 de novembro

SOBRE O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

SERVIÇO  

Releases e materiais de divulgação de cada programação disponíveis no site do CCBB. 

Centro Cultural Banco do Brasil   

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ   

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br   

Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais: 

facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura

Ingressos:   

Meia entrada para estudantes, maiores de 65 anos e pagamentos com cartões BB. 

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).  

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Assuntos:
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.