Vivo, fértil e diverso. Adjetivos mais comumente associados à natureza, mas perfeitos para descrever o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em novembro. A programação do mês transforma o CCBB em um grande ecossistema que abraça a arte de todos os tipos e de todos os cantos, com destaque para a celebração do Mês da Consciência Negra.
A recém-inaugurada exposiçãoManguezal manifesta o próprio mangue em pleno museu por meio dos olhares de artistas como Lasar Segall e Hélio Oiticica. Contando com obras em diversos formatos, e até um carro alegórico, a mostra reverbera as exigências pela preservação deste bioma às vésperas da COP 30. Manguezal tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Instituto Prio, contando ainda com o copatrocínio da TGS e o apoio da EnvironPact, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
O tempo é a estrela do mês nos palcos do CCBB. Nos dias 7 e 8, o Festival Panorama 2025 – Traditional Future apresenta o coreógrafo e bailarino queniano Fernando Anuang’a em um solo que explora a tensa relação entre o moderno e o tradicional. Já do dia 13 ao 23, as sementes do futuro do teatro nacional vêm à tona no Atos de Fala. Em sua 7ª edição, o festival apresenta palestras-performances frutos de um extenso laboratório criativo. E a partir do dia 27, Giuliano Laffayette relativiza a quarta dimensão no solo 20 Minutos Daqui.
Enquanto isso, o CCBB segue projetando o melhor de la settima arte com o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil. Do dia 08 ao dia 15, o público poderá conferir a ousadia contemporânea na primeiríssima edição do Lumen Film Festival – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro, dedicado aos filmes não-tradicionais. Já a Cinemateca do MAM no CCBB desafia os preceitos de duração com “longuíssimos”, obras imersivas que ultrapassam com sobras a marca padrão dos 120 minutos.
De 7 a 9 de novembro, o Festival Gastronomia Preta toma conta do CCBB e da Praça da Pira unindo feira gastronômica, Cozinha Show, com apresentações ao vivo de chefs nacionais e internacionais, rodas de conversa, shows imperdíveis, comoOlodum, Arlindinho e Teresa Cristina, e o Prêmio Gastronomia Preta, que reconhecerá profissionais da área em diversas categorias. Já a Resenha Black Bom volta à área externa do CCBB para mais um aulão de charme no dia 21. O CCBB Educativo evidencia grandes figuras da história afro-brasileira com a atividade arte educativa Faces Negras Importam. O Clube de Leitura também participa ao receber, no dia 12, os vencedores do Prêmio Jabuti Nei Lopes e Luiz Antônio Simas, especialistas em cultura popular, e Gênesis, poeta organizadora do Slam das Minas RJ.
O Clube de Leitura também promove um encontro extra, no dia 26, para em homenagem aos 500 anos do legado linguístico de Luís de Camões. Os convidados serão a Vice-Presidente Cultural do Real Gabinete Português de Leitura Gilda Santos, o membro da Academia Brasileira de Letras Geraldo Carneiro e o autor e tradutor Caetano Galindo. Já a Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB com a série de música de câmara Notas Comentadas, e ainda tem a programação de novembro do Música no Museu!
Informações detalhadas sobre toda a programação, ingressos e releases de cada evento estão disponíveis no site bb.com.br/cultura.
Confira o resumo da programação do mês abaixo:
EXPOSIÇÕES
Entrada gratuita.
MANGUEZAL
4º andar – Até 02 de fevereiro de 2026
Quarta a segunda – Das 9h às 20h
A exposição convida o público a mergulhar na poética dos manguezais, territórios férteis onde natureza, memória e cultura se entrelaçam. São apresentadas obras de artistas como Lasar Segall, Hélio Oiticica, Celeida Tostes, Carybé, Ania Rízia, Salisa Rosa, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, entre outros, em linguagens como escultura, fotografia, instalação e pintura. Um dos destaques é o carro alegórico instalado no térreo do CCBB, concebido por Haddad e Bora, que reforça a dimensão popular e festiva do mangue como espaço de criação e resistência. A mostra revela a força simbólica da lama e da argila, moldando identidades e práticas ancestrais, e celebra os saberes que brotam do chão úmido, os rituais afro-indígenas, o samba e os movimentos populares. Com visualidade marcante e abordagem sensível, Manguezal propõe novos olhares sobre o ambiente, a arte e os modos de habitar o mundo.
Curadoria: Marcelo Campos.
Classificação indicativa: livre
FLÁVIO CERQUEIRA: UM ESCULTOR DE SIGNIFICADOS
2º andar – quarta a segunda
Até 12 de janeiro de 2026
JOSÉ PEDRO CROFT: REFLEXOS, ENCLAVES, DESVIOS
1º andar – quarta a segunda
Até 17 de novembro
ARTES CÊNICAS
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Oficinas, workshops e outras atividades relacionadas: entrada gratuita.
FESTIVAL PANORAMA 2025 – TRADITIONAL FUTURE
Teatro II – 07 e 08 de novembro
Sexta e Sábado, 18h
A edição deste ano traz ao CCBB o elogiado coreógrafo e bailarino Fernando Anuang’a em seu terceiro solo Traditional Future. Autodidata, o performer africano pergunta: Como evoluir da Tradição para a Modernidade sem apagar os rastros, sem trair as próprias raízes? Sua proposta se sustenta e é inspirada pelos Cantos Maasai, memória ancestral e força rítmica, “motor essencial” de sua gestualidade. Neste trabalho, fiel ao Moran (jovem guerreiro) e à terra da Aldeia, raízes simbólicas, Anuang’a busca uma energia mais profunda e uma expressão mais libertadora. Muito além da energia vertical dos saltos Maasai, reduzida a estereótipos turísticos, Anuang’a procura fazer evoluir “a onda”, gestualidade ondulatória vinda do fundo dos tempos, com uma habilidade desconcertante.
Criação: Akili Studio / Wayne McGregor. Bailarino Coreógrafo: Fernando Anuang’a. Música: Vocais Maasai & composição moderna. Produção: Pierre Cardin
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 12 anos
ATOS DE FALA 2025 – ADF.25
Teatro III – 13 a 23 de novembro
Diversos horários
O festival Atos de Fala está de volta à cena para sua sétima edição. Criado há 14 anos, o projeto abarca festival de performances, seminários, publicações, laboratórios de criação e intercâmbio de artistas. Em 2025, o AdF toma como mote a força de tradução conforme pensada por Nêgo Bispo. Um trânsito entre as culturas orais e de escrita, e a capacidade de ler o mundo e prever acontecimentos.
Direção Artística e Curadoria: Cristina Becker e Felipe Ribeiro.
Duração: de acordo com a performance.
Classificação indicativa: de acordo com a performance.
20 MINUTOS DAQUI
Teatro III – 27 de novembro a 22 de dezembro
Quarta a sábado: 19h Domingo: 18h
Entre o tempo que passa e o tempo que nos atravessa, 20 Minutos Daqui investiga o instante em que o corpo se torna memória. O espetáculo constrói um mosaico de gestos, pausas e encontros, deslocamentos, afetos e pertencimento. Em cena, o que parece perto ou distante se confunde: vinte minutos podem ser o intervalo entre dois mundos, o sopro de uma lembrança ou o início de um recomeço.
Dramaturgia e Atuação: Giuliano Laffayette Direção: Bárbara Abi-Rihan e Ricardo Rocha.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 14 anos
NAS SELVAS DO BRAZYL
Teatro I – 1º andar
Até 30 de novembro
UM JULGAMENTO
Teatro II – 2º andar
Até 03 de novembro
MOSTRA PRIMEIRA INFÂNCIA – OCUPAÇÃO TEATRAL ERANOS
Entrada Gratuita
Ingressos disponíveis 2h antes de cada atividade, exceto exposição.
Teatro III e Sala de Ensaios – 2º andar
Até 02 de novembro
Exposição
O céu, o mar e a palavra
Corredores do Teatro III e Sala de ensaios
Das 9h às 20h
Espetáculos teatrais
- O BARQUINHO AMARELO
Sábados e domingos, às 11h
- O BEBÊ E O BOI BABAU
Sábados e domingos, às 15h
- #MERGULHO – EXPERIÊNCIA TEATRAL PARA CRIANÇAS
Sábados, às 17h
- PÔ!EMA – CRIAÇÃO POÉTICA COM CRIANÇAS
Domingos, às 17h
Oficinas para crianças:
OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO AS FORMAS ANIMADAS
Sábados e domingos, às 13h30
MÚSICA
Entrada gratuita
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site do CCBB
FESTIVAL GASTRONOMIA PRETA
De 07 a 09 de novembro | 3º andar e área externa
Sexta, das 18h às 23h
Sábado e domingo, das 12h às 23h
O CCBB volta a ser palco do Festival Gastronomia Preta, encontro que celebra a cultura, os sabores e a potência do povo preto na sociedade. A programação inclui feira gastronômica com estandes de empreendedores, Cozinha Show com apresentações ao vivo de chefs e rodas de conversa que discutem identidade cultural, racismo, inclusão de pessoas pretas no mercado de trabalho, empreendedorismo e representatividade, além do tradicional Prêmio Gastronomia Preta, que reconhecerá profissionais em diversas categorias. As atrações musicais ficam por conta de grandes nomes da música brasileira: Olodum, Arlindinho, Teresa Cristina, Grupo Arruda e a bateria da G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense.
Classificação indicativa: livre. Programação completa no site bb.com.br/cultura
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Confira programação completa em bb.com.br/cultura
05/11 – Vinicius Marinho, flauta transversa; Iun Chicaro, violão; e Maria Luisa Lundberg, piano. Programa: Uma viagem através da flauta Claude Bolling; Astor Piazzolla; François Borne; Alberto Arantes.
12/11 – Oboé Rio de Janeiro: José Francisco Gonçalves, Queren de Oliveira, Igor Uriel Marques (oboé/ corne inglês). Programa: Clássicos internacionais.
19/11 – Mezraq Ramli, oboé (Singapura/Estados Unidos). Programa: Clássicos internacionais.
26/11 – William Wielgus, oboé; e Matthew van Hoose, piano (Estados Unidos). Programa: Tschaikowsky, Koechlin, Wilhelmine von Bayreuth e J. Bach.
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA – NOTAS COMENTADAS
De 13 a 15 de novembro | Sala 26 – 4º andar
Quinta a sábado às 19h
A Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB com sua série de música de câmara, parte do selo Prata da Casa, onde os músicos associados da Orquestra montam a programação. A série “Notas Comentadas” trará um repertório diversificado, indo do clássico ao popular, do brasileiro ao internacional, sempre apresentado ao público pelo setor educativo da Orquestra.
Classificação indicativa: livre. Programação completa no site bb.com.br/cultura
CINEMA
Entrada gratuita
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL – 20ª EDIÇÃO
Cinemas I
Até 29 de novembro
O Festival celebra, desde 2005, a excelência e a criatividade do cinema italiano, conectando o público brasileiro à essa rica tradição cinematográfica. Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o projeto evoluiu de uma semana temática para um dos principais festivais culturais do país, recebendo grandes nomes do cinema italiano e promovendo filmes inéditos e retrospectivas históricas. As sessões, sempre gratuitas, acontecem em salas de cinema, centros culturais e universidades de todo o Brasil.
Curadoria: Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM
LUMEN FILM FESTIVAL – FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO RIO DE JANEIRO
Cinemas II
De 08 a 15 de novembro
O festival apresenta curtas e longas-metragens nacionais e internacionais que fogem do circuito tradicional, destacando tanto novas vozes quanto nomes já conhecidos. A programação será composta por cerca de 60 títulos, oriundos de países diversos: Brasil, Japão, China, Austrália, EUA, Canadá, Equador, Venezuela, Argentina, França, Portugal, Geórgia, Espanha, entre outros. Além disso, o programa inclui atividades paralelas e contará com a presença de pelo menos 3 realizadores brasileiros. Além do CCBB, o festival vai ocupar também a Cinemateca do MAM e o Cine Teatro Gomeia (Duque de Caxias).
Curadoria: Pedro Tavares, Gabriel Papaléo, Waleska Antunes, Cavi Borges, Eduardo Prates, Clara de Deus e Nil Mendonça
CINEMATECA DO MAM NO CCBB
Cinema II
De 1º a 07 e 16 a 30 de novembro
A programação da Cinemateca do MAM traz em novembro para o CCBB a mostra Filmes longos, que propõe uma imersão radical na experiência temporal do cinema, reunindo obras que desafiam os limites convencionais de duração e exploram o tempo como elemento estético, narrativo e filosófico. Desde os primeiros experimentos com longas-metragens no início do século XX até as produções contemporâneas de dezenas ou centenas de horas, o cinema tem manipulado o tempo para provocar sensações de fluxo, exaustão, condensação e imersão. A mostra apresenta títulos raros e consagrados, muitos deles com pouquíssima circulação no Brasil, e contempla diferentes estratégias de estruturação narrativa, como trilogias, sagas, filmes em partes e maratonas audiovisuais. A maioria das sessões contará com intervalos.
Curadoria: Hernani Heffner
IDEIAS
Entrada gratuita
CLUBE DE LEITURA CCBB 2025
12 de novembro – 17h30 – Quarta
Biblioteca – 5º andar
Celebrando o Mês da Consciência Negra, o Clube de Leitura realiza o encontro Ficções Negras, que reúne importantes vozes da literatura e da cultura afro-brasileira para uma conversa sobre identidade, memória e resistência. Criando uma zona de confluência entre literatura, oralidade, música e performance, o evento conta com a presença de Nei Lopes, escritor e compositor, autor de mais de 40 livros e mais de 350 composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, Luiz Antônio Simas, educador popular, escritor, curador e autor de mais de 30 livros sobre culturas de rua, e a artista Gênesis, organizadora do Slam das Minas RJ, poeta e compositora.
Curadoria: Suzana Vargas. Mediação: Suzana Vargas e Ramón Nunes Mello.
CLUBE DE LEITURA CCBB 2025 – “Camões de todos nós: 500 anos habitando o Brasil em verso & prosa
26 de novembro – 17h30 – Quarta
Biblioteca – 5º andar
Ainda em novembro, a programação do Clube promove no CCBB um encontro extra que coloca lado a lado três importantes nomes da literatura e da crítica brasileira para refletir sobre os impactos e desdobramentos da obra de Luís de Camões. A iniciativa conta com a presença de Gilda Santos, professora e pesquisadora com vasta produção acadêmica sobre temas luso-brasileiros, atual Vice-Presidente Cultural do Real Gabinete Português de Leitura, Geraldo Carneiro, poeta, tradutor, roteirista e membro da Academia Brasileira de Letras, e Caetano Galindo, tradutor de autores como James Joyce, T. S. Eliot e David Foster Wallace e autor de obras que exploram a formação da língua portuguesa e a literatura contemporânea. O evento é uma celebração da presença camoniana no imaginário brasileiro, articulando tradição, linguagem e reinvenção.
Curadoria: Suzana Vargas. Mediação: Suzana Vargas e Ramón Nunes Mello.
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar – Quarta a segunda
Entrada Gratuita O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil.
O programa apresenta a atividade interativa Faces Negras Importam, uma proposta inspirada em jogos de adivinhação que convida o público a mergulhar nas histórias de três grandes lideranças negras: Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin.
A experiência começa com pistas que, aos poucos, revelam fragmentos das imagens dessas mulheres, reconstruídas por meio de inteligência artificial, pesquisa histórica e estudos acadêmicos. Ao manusear cada peça e resolver os enigmas, o público terá acesso a informações, curiosidades e reflexões sobre a trajetória dessas lideranças, cuja memória foi silenciada ao longo da história.
Esta atividade é um convite ao aprendizado, à valorização da diáspora africana e à celebração da memória negra como força de transformação social.
EVENTOS
Entrada gratuita
RESENHA BLACK BOM
21 de novembro – Área Externa
Sexta, das 17h às 20h
É hora de dançar!
O Grupo Black Bom está de volta ao CCBB com sua resenha eletrizante.
Prepare-se para um momento de pura energia ao som dos maiores clássicos da Black Music.
MUSEU BB
Entrada gratuita
4º andar
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
BIBLIOTECA
5º andar – Quarta a segunda
Regras de visitação e mais informações em: bibliotecasbb.com.br e/ou biblioteca.ccbbrj@bb.com.br
EXPOSIÇÃO ENTRE TÁBUAS E TELAS: A HISTÓRIA DO LIVRO
Até 30 de novembro
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
SERVIÇO
Releases e materiais de divulgação de cada programação disponíveis no site do CCBB.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Ingressos:
Meia entrada para estudantes, maiores de 65 anos e pagamentos com cartões BB.
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).


