Festa do Cinema começa hoje no Rio

Maior Festival da América Latina apresenta, durante 10 dias, o melhor do cinema nacional e internacional, com mais de 200 filmes e várias homenagens

Os apaixonados pela sétima arte estão em festa. Começa hoje, dia 6/10, com ampla programação o Festival do Rio, que se estende até o dia 16 de outubro. Para a grande estreia, um dos pontos altos desta edição, a volta do Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro  que exibe hoje às 20h, com toda pompa “Império da Luz”, novo filme do “oscarizado” Sam Mendes. O festival tem uma ampla programação que reúne mais de 200 títulos de filmes – entre internacionais e nacionais; curtas e longas -, além cine concertos e  debates,  espalhados por cinemas no centro da cidade, na zona sul e  Niterói. Este ano volta o Cinema na Praia, com exibição de filmes com censura livre e entrada franca, para toda família. Entre os filmes está “2 filhos de Francisco”, do diretor Breno Silveira, que faleceu este ano e será homenageado. 

Na seleção, filmes nacionais e internacionais, clássicos, sessões para toda a família, terror, músicas e homenagens, os aclamados pela crítica, estrangeiros exibidos nos principais festivais do mundo, além dos concorrentes ao Troféu Redentor – que este ano também conta com novas categorias -, da Première Brasil, Midnight Movies e Prêmio Félix. Entre um filme e outro, no RioMarket, profissionais do audiovisual vão falar sobre as novas tendências do mercado.

A turma que aprecia um filme de terror também tem presença certa no Festival do Rio, que preparou uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados: Piggy (Piggy), de Carlota Pereda; O Menu (The Menu) de Mark Mylod com Ralph Fiennes; Halloween Ends (Halloween Ends), de David Gordon Green; Oldboy (Oldboy), de Park Chan-Wook; Grito de Horror (The Howling), de Joe Dante. 

E os clássicos também não foram esquecidos e vai ter “E.T, o extraterrestre” com cópia remasterizada, “Priscila, a rainha do deserto” e “Oldboy”, para ver na tela grande.  Sem falar nos clássicos nacionais, como “O pagador de promessas” e “Assalto ao trem pagador”. 

SOBRE O FESTIVAL DO RIO

O Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

O Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ e apoio institucional da FIRJAN. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.