Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, recebe mostra de files

MAM Rio leva mostra gratuita de animações brasileiras ao auditório do Palacete Princesa Isabel, importante centro cultural no bairro de Santa Cruz. Curadoria é da Cinemateca do museu

Nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, o Palacete Princesa Isabel, localizado em Santa Cruz, receberá a mostra Filmes no Palacete. Com curadoria da Cinemateca do MAM — segunda mais antiga em atividade no Brasil — a iniciativa integra uma série de ações de fomento à cultura realizadas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em parceria com a Ternium, no bairro da Zona Oeste carioca. 

Sempre aos sábados, com entrada gratuita, a mostra ocupará o auditório do Palacete, que foi especialmente adaptado. A programação apresenta uma seleção de curtas e longas-metragens nacionais, com destaque para animações como “O menino e mundo”, de Alê Abreu, “Brichos”, de Paulo Munhoz, e “Minhocas”, de Paolo Conti e Arthur Nunes. Documentários como “Donana”, de Cacau Amaral, “Mães do Hip Hop”, de Janaina Oliveira, e “Trem do Soul”, de Clementino Junior, também foram contemplados pela curadoria. Outro destaque é a ficção “O dia de Jerusa”, de Viviane Ferreira, estrelado por Léa Garcia e Antônio Pitanga.

Leia Também

“A partir de um diálogo com os gestores do Palacete, a escolha dos filmes privilegiou obras que atingissem um público amplo e de todas as idades. As animações de curta e longa metragem representam um pequeno recorte de um dos setores mais criativos e diversos do audiovisual brasileiro. Além disso, dedicamos um dia para destacar a música e a produção cultural dos subúrbios e da Baixada Fluminense”, afirma José Quental, da Cinemateca do MAM.

Patrimônio cultural da cidade, tombado em 1984, o Palacete Princesa Isabel é uma construção em estilo neoclássico, com figueiras centenárias e jardim projetado pelo urbanista francês François Marie Glaziou, que assina também os da Quinta da Boa Vista e do Campo de Santana. 

A Ternium é patrocinadora estratégica e parceira do MAM Rio desde 2011, apoiando ações de arte e cultura nas comunidades onde atua, e acreditando no poder da transformação por meio da educação.

Confira a programação completa:

Sábado, 05 de novembro:

15h – Donana, de Cacau Amaral. Brasil, 2014. Documentário. 27′ + Mães do Hip Hop, de Janaina Oliveira Re.Fem. Brasil, 2010. Documentário. 26’

16h30 – Trem do Soul, de Clementino Junior. Brasil, 2021. Documentário 83’.

Sábado, 12 de novembro:

15h – Ossain e o axé da folha, de Sandro Lopes e Flávia Lopes. Brasil, 2021. Live Action e animação. 18’. Classificação indicativa livre + O dia de Jerusa de Viviane Ferreira. Brasil, 2014. Com Léa Garcia e Débora Marçal. 20’. + Caixa d’água: qui-lombo é esse? de Everlane Moraes. Brasil, 2013. Documentário. 15’

16h30 – O menino e mundo, de Alê Abreu. Brasil, 2013. Animação. 80’.

Sábado, 19 de novembro:

15h – Josué e o pé de macaxeira, de Diogo Viegas. Brasil, 2014. Animação. 12’. + Quando a Chuva Vem?, de Jefferson Batista. Brasil, 2019. Animação 8’. + Quando a Chuva Vem?, de Jefferson Batista. Brasil, 2019. Animação, 8’. + Diário de areia, de Sarah Carvalho. Brasil, 2017. Animação, 6’. Classificação indicativa livre. + O Papagaio e a Pipa, de Tiago Mal. Brasil, 2021. Animação, 7′

16h30 – Minhocas, de Paolo Conti e Arthur Nunes. Brasil, 2013. Animação. 82′.

Sábado, 26 de novembro:

15h – O Bruxo do Cosme Velho, de Alunos do Projeto Animação. Brasil, 2015. Animação. 18′. Classificação indicativa livre + Uma aventura na caatinga de Laercio Filho. Brasil, 2017. Animação. 12′. Classificação indicativa livre + Mariquinha no mundo da imaginação de Tina Xavier. Brasil, 2019. Animação. 10′. Classificação indicativa livre + Até a China de Marcelo Marão. Brasil, 2015. Animação, 15′.

16h30 – Brichos, de Paulo Munhoz. Brasil, 2007. Animação, 77′.

Sobre o MAM Rio

A partir do tripé arte-cultura-educação, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro trabalha com a preservação, desenvolvimento e compartilhamento de práticas de criação e pensamento. O MAM Rio tem atualmente como patrocinadores estratégicos o Instituto Cultural Vale, a Ternium e a Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O museu promove a criação artística e cultural como processo de formação de indivíduos e coletivos. Desde a sua fundação em 1948, atua como um importante agente, contribuindo com a movimentação social dos territórios da cidade.

O acervo de cerca de 16 mil obras é uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina. O MAM Rio realizou exposições que marcam as expressões e linguagens das artes visuais até os dias de hoje, tendo abrigado desde sua criação importantes cenas artísticas brasileiras, como o Cinema Novo e o neoconcretismo.

O MAM Rio também conta com patrocínio da B3, Eletrobras Furnas, Livelo, Mattos Filho, BMA, Itaú, Taesa, Unipar, BTG Pactual, Gávea Investimentos, UBS, Wilson Sons, Aliansce Sonae, Credit Suisse, Icatu, MRS Logística S.A., Verde Asset Management e Vinci Partners através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; Enel, Vivo e Léo Social através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS; Deloitte, XP Private, Adam Capital, Concremat, Globo e Multiterminais através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS RJ; Gafisa, Fundo Hees de Filantropia e Samambaia Filantropias.

SERVIÇO:

Filmes no Palacete

Dias 5, 12, 19 e 26 de novembro

Local: auditório do Palacete Princesa Isabel

Endereço: R. das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

MAM Rio

End: av. Infante Dom Henrique, 85

Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro

Tel: (21) 3883-5600

Instagram: @mam.rio

Horários:

Quintas e sextas, das 13h às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Ingressos:

Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito
Valores sugeridos:
Adultos: R$ 20

Crianças, estudantes e +60: R$ 10 

Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos

Imprensa:

Mônica Villela Companhia de Imprensa(21) 97339-9898 | [email protected]