Documentário sobre trabalhadora doméstica Nair Jane tem exibição em Nova Iguaçu

O documentário “Eu sou Nair Jane – A luta das trabalhadoras domésticas”, que conta a história da sindicalista maranhense Nair Jane Castro Lima, será exibido gratuitamente na quarta-feira (19), às 17h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu , na baixada fluminense.

O filme é uma homenagem à ativista de 91 anos que tem um importante legado social e político como defensora dos direitos humanos. A trabalhadora doméstica participou da Constituinte em 1988, da formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi uma das fundadoras da Confederação Latino-Americana e do Caribe das Trabalhadoras Domésticas e do sindicato da categoria na baixada fluminense.

:: Erika Hilton: São Paulo vive crise humanitária sob gestão de Tarcísio e Ricardo Nunes ::

Nair foi babá desde os nove anos de idade e sua militância começou nos anos 1960 quando vinculo-se à Juventude Operária Católica (JOC) e tornou-se presidente da Associação Profissional das Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro. O sindicalista participou da transformação da associação em sindicato no início da década de 1970 e se tornou-se a primeira presidente da entidade, em 1988.

Em 2003, Nair recebeu o Prêmio Bertha Lutz, do Senado Federal e, em 2019, foi agraciada com o “Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro” na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Leia mais: Brasil perde 500 mil postos de trabalho doméstico em dois anos

O filme foi produzido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim/RJ) durante a gestão da sociedade civil, por meio do aditivo ao Projeto Mulher Mais Segura. O Espaço Cultural Sylvio Monteiro, onde será exibido o documentário, está localizado na Rua Getúlio Vargas, 51, no centro de Nova Iguaçu.

:: Jornada de abril: MST ocupa 8 latifúndios em PE, área da Suzano no ES e Incra em MG, CE e DF ::

Fonte: BD Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister