Argentina, 1985 e Notícias de um sequestro vencem a X Edição dos Prêmios PLATINO

O filme Argentina, 1985 e a série colombiana-chilena  Noticia de un secuestro foram os grandes vencedores do décimo aniversário dos Prêmios PLATINO

Madri, 22 de abril de  2023. – O filme Argentina, 1985 e a série colombiana-chilena  Noticia de un secuestro foram os grandes vencedores do décimo aniversário dos Prêmios PLATINO. Em sua décima edição, os prêmios da indústria audiovisual ibero-americana tiveram um histórico completo no qual produções da Argentina, Bolívia,  Chile,  Colômbia, Cuba, Espanha e México assumiram suas 23 categorias premiadas.

Com a estatueta de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, a equipe da Argentina, 1985 colecionou cinco prêmios durante a noite apresentados por Carolina Gaitán, Omar Chaparro e Paz Vega. Ricardo Darín, que ganhou seua segundo Platino após receber o Prêmio de Honra em 2016, comemorou seu prêmio de Melhor Performance Masculina destacando a existência do evento: “É maravilhoso estar aqui nesta décima edição, um lugar que eu adoro, porque acho que merece, precisa de todo o nosso apoio e todo o nosso esforço.  Porque é o nosso lugar de contenção, é a trincheira, é a resistência. Devemos estar sempre ao seu lado para protegê-los, ajudá-los e continuar a nos estimular, especialmente não nós, mas projetos futuros”.

Também Axel Kuschevatzky, um dos produtores do filme, destacou a importância da memória ao receber o Prêmio Platina de Cinema e Educação em Valores: “Este filme existe porque não podemos deixar que a violência seja a solução para os problemas em qualquer país do mundo, existe porque sempre temos que lutar pela memória,  pela verdade e pela justiça. Nunca mais.”  Ao receber o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Kuschevatzky também destacou a  marca da Argentina, 1985: “Este filme deu trabalho a mais de 5.000 pessoas, vamos acabar com os discursos negativos sobre o cinema “.  O filme dirigido por Santiago Mitre ganhou mais dois prêmios:  Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro.

A série colombiano-chilena Noticia de un secuestro levouquatro prêmios: Melhor Minissérie ou Telessérie Cinematográfica de Ficção, Melhor Criador de Série para o chileno Andrés Wood, Melhor Performance Feminina em Minissérie ou Telessérie para a atriz colombiana Cristina Umaña, e Melhor Performance Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie para a colombiana também  Majida Issa, que dedicou seu prêmio às vítimas do conflito histórico da Colômbia, “mesmo aquelas que hoje não têm nome”.

A espanhola Laia Costa venceu por seu papel em Cinco lobitos com o prêmio de Melhor Performance Feminina,  e Susi Sánchez, sua co-estrela, ganhou a estatueta de Melhor Performance Coadjuvante Feminina, enquanto Luis Zahera ganhou o prêmio de Melhor Performance Masculina por As bestas.  O argentino Guillermo Francella  ganhou o prêmio de Melhor Performance Masculina em Minissérie ou Teleserie por El encargado, e o também argentino Alejandro Awada ganhou o prêmio de Melhor Performance Masculina em Minissérie ou Teleserie por Iosi, o espião arrependido.  

A melhor música ibero-americana não faltou: Sebastián Yatra, o grande protagonista musical da noite, e Blanca Paloma, a candidata espanhola à Eurovisão  que interpretou a  sua canção EAEA com a qual participa no Festival Europeu da Canção,  subiram ao palco do Palácio Municipal da IFEMA Madrid. Além disso, os prémios contaram com a  inestimável colaboração de Carolina Gaitán, uma das apresentadoras da gala, Adrián Lastra, Alejandro Claveaux, Alicia Bánquez, Clara Alvarado, Letrux, Lucrecia, Mane de la Parra, Michel Brown ou Reynaldo Pacheco, um grupo de atores e atrizes ibero-americanos desenvolvidos não só no cinema e na série, mas também na música que representava uma Viagem musical por alguns dos estilos mais populares das regiões ibero-americanas: samba, vallenato, merengue, ranchera, salsa, música andina ou rumba.

A nova categoria dos prêmios, Melhor Comédia Ibero-Americana de Ficção, resultou na vitória do Concurso Oficial, de Mariano Cohn e Gastón Duprat. Além disso, o filme cubano O Caso Padilla, de  Pavel Giroud, foi a  primeira produção cubana a ganhar o prêmio de Melhor Documentário.  Por sua vez, o filme chileno 1976, dirigido por Manuela Martelli, ganhou o  prêmio de Melhor Primeiro Longa Ibero-Americano de Ficção, enquanto o  reconhecimento de Melhor Filme de Animação foi para o filme mexicano Águila y Jaguar: Los guerreros legendarios   , de  Mike R. Ortiz , que celebrou com o prêmio o bom estado do meio animado em seu país: “A intenção genuína de fazer este filme foiinovar a animação mexicana, revoluciona-la em mil coisas diferentes, em sua arte e em seu tema, exaltar nossas culturas para impulsionar a indústria do México e da América Latina”.

Outra das produções marcantes da noite foi As bestas, filme espanhol que ganhou quatro prêmios: ao já citado Luis Zahera foi adicionado  o Melhor Diretor para Rodrigo Sorogoyen, o Melhor Direção de Som para Aitor Berenguer, Fabiola Ordoyo e  Yasmina Praderas, e a Melhor Direção de Edição para Alberto del Campo.

Também se destacou a participação de Utama, filme boliviano vencedor de dois prêmios que fazem história para o país. Não surpreendentemente, o reconhecimento da melhor Música Original  para Cergio Prudencio, que lembrou a nação quíchua e concluiu sua gratidão em seu idioma, e  a Melhor Direção de Fotografia para Barbara Álvarez são os primeiros que a Bolívia recebe desde a primeira edição dos prêmios. Dois prêmios com os quais o PLATINO completou uma lista diversificada de vencedores para celebrar que o audiovisual ibero-americano goza de uma saúde invejável.