Kromaki divulga trailer de ‘O Outro Mundo de Sofia’, doc sobre luta de Guete pelo cultivo de maconha

Filme estreia dia 08 de maio no GNT e ficará disponível para assinantes +Canais do Globoplay e em plataformas on demand das operadoras

Novo documentário dirigido por Rapha Erichsen, “O Outro Mundo de Sofia” ganha primeiro trailer e tem data de estreia marcada para o dia 8 de maio, à 00h30, no GNT. Produzido pela Kromaki, em coprodução com o GNT, o documentário conta com a participação de nomes como o deputado federal e pastor Henrique Vieira, o neurocientista e biólogo Sidarta Ribeiro, o autor Francisco Bosco e a socióloga Julita Lemgruber. A partir de 9 de maio, a produção estará disponível no Globoplay +Canais e em plataformas on demand das operadoras. 

Sofia Langenbach tem 13 anos, uma síndrome rara e uma história que virou História. Sua família foi a primeira no Brasil a conseguir autorização da Justiça para cultivar maconha como medicamento. Sua mãe tornou-se a maior ativista canábica do país. E seu nome batiza hoje uma fazenda que produz remédio para mais de 6 mil famílias. 

“O Outro Mundo de Sofia” mergulha nessa história e acompanha a batalha de Guete Brito, a mãe da menina, para manter e ampliar o cultivo da planta, enfrentando ameaças constantes e trazendo para o centro do debate a descriminalização da droga, a importância de estudos científicos sobre as propriedades curativas da planta e a desconstrução de diversos argumentos proibicionistas.

‘O Outro Mundo de Sofia’ - Foto: Matias Maxx
‘O Outro Mundo de Sofia’ – Foto: Matias Maxx

Rapha Erichsen abordou o tema pela primeira vez em 2014, no filme “Ilegal: a vida não espera”. Codirigido com Tarso Araújo, o longa abriu um amplo debate sobre o uso medicinal da maconha no país ao revelar a rotina de um grupo de mães que desafiava a lei para conseguir remédios à base da planta para seus filhos. Guete Brito era uma delas. Agora, quase dez anos depois, Rapha volta a ela para avançar no assunto. “A mesma planta que serve de medicamento é criminalizada e gera morte nas periferias do país. É chocante como, apesar dos avanços, ainda não se discute isso”, afirma o diretor. 

Guete e o marido, Marcos Lins Langenbach, comandam a Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes), que cultiva cannabis, produz e distribui remédios feitos a partir da planta. Apesar de ter se lançado nessa luta para melhorar a qualidade de vida própria filha, Guete logo percebeu a abrangência da causa e hoje levanta uma bandeira que vai muito além de Sofia. Afinal, não há pauta social que se sustente sem reconhecer as demandas de outros grupos. 

Ao reivindicar políticas públicas que viabilizem a produção e distribuição de medicamentos derivados da maconha, portanto, o filme também enfatiza a importância de se rediscutir a guerra às drogas, que persegue, encarcera e mata – sobretudo – a população pobre e negra. 

É nessa busca por mais visibilidade da luta e pelo enriquecimento do debate que Guete encontra personagens de diferentes vivências, perspectivas e áreas de atuação. Mães, pais, pacientes, cientistas, pesquisadores, historiadores, advogados e figuras políticas surgem para somar em um único debate contrário a uma guerra sem benefício. “Esperamos que nesse novo cenário político, possamos avançar numa regulamentação justa e democrática para o Brasil e que contemple o cultivo para as Associações”, diz a ativista. 

Logline: Um mergulho na luta da família de Sofia, fundadora da primeira fazenda de maconha no Rio de Janeiro, enfrentando a Justiça, um mercado milionário e a opinião pública. 

Sinopse: Sofia tem 13 anos mas não vai aprender filosofia como em um conto de fadas. Ela tem uma síndrome rara e seu remédio, feito de maconha, é proibido. Sua mãe empenha um longa luta pelos direitos de Sofia e acaba desafiando a justiça, um mercado milionário e a opinião pública pela legalização da cannabis no Brasil e uma revisão da guerra às drogas. 

Ficha técnica: 

Direção: Rapha Erichsen 

Roteiro: Rapha Erichsen e Denis Russo Burgierman 

Produção executiva: Rodrigo Letier, Roberta Oliveira, Anna Julia Werneck e Fernanda Abreu 

Diretora de Produção: Fernanda Abreu 

Coordenação de Produção: Caio Costa e Aurora Eyer 

Direção de Fotografia: Louise Botkay, dafb. 

Produção: Kromaki 

Coprodução: GNT 

Sobre o diretor RAPHA ERICHSEN: 

Rapha Erichsen é um cineasta, roteirista e autor conhecido por filmes como “Radical: a controversa saga de Dadá Figueiredo” e “Superstonic Sound”. Nascido no Rio de Janeiro em 1978, é pós-graduado em cinema documental pela Escola de Cinema de Barcelona, seus filmes já foram exibidos em alguns dos principais festivais do mundo além de serem exibidos em mais de 70 países. 

Seu premiado longa metragem “Ilegal: a vida não espera”, de 2014, foi decisivo para dar início ao debate sobre o uso medicinal da maconha no Brasil. Em 2023, Rapha retoma o tema com “O Outro Mundo de Sofia”, produzido pela Kromaki e GNT, explorando uma nova abordagem ao assunto trazendo ainda mais complexidade para uma questão cada vez mais presente na realidade brasileira. 

Sobre a produtora KROMAKI: 

Somos uma produtora carioca movida pela paixão de contar histórias nas telas. Do humor ao drama, do esporte à política, nos pautamos por múltiplos temas, formatos, tons e visões. Porque acreditamos que séries e filmes devem emocionar e surpreender, entreter e fazer pensar. De preferência, tudo junto. 

No mercado desde 2018, a Kromaki foi criada pelo produtor Rodrigo Letier após quase 20 anos de experiência no setor. Antes, Letier foi produtor de filmes como “Bruna Surfistinha“, “Gabriel e a Montanha” e “Benzinho”, além de séries como a indicada ao Emmy “Eu Sou Assim”. 

Mesmo ainda jovem, a Kromaki já assina projetos em várias mídias e plataformas, como as séries “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay) e “Lei da Selva: A História do Jogo do Bicho”; (Canal Brasil), com narração de Marcelo Adnet; a comédia “Juntos e Enrolados”, estrelada por Rafael Portugal e Cacau Protásio; e o documentário “O Mês Que Não Terminou” (Canal Curta!), narrado por Fernanda Torres. 

Também estão a caminho produções como a série de ficção “Candelária” (Netflix), o longa documental “O Outro Mundo de Sofia” (GNT), as séries documentais “Romário, O Cara” (HBO Max) e “Nelson Vezes Quatro” (Canal Brasil), além dos longas “Herança”, em coprodução com a Bubbles Project, e “A Procura de Martina”, estrelado por Mercedes Morán, em coprodução com a produtora Ipanema Filmes.  

Seguimos sempre em busca de histórias originais e adaptações, para desenvolver as narrativas que darão forma aos nossos próximos projetos. 

Sobre o GNT: 

O GNT é uma marca multiplataforma, que busca inspirar e é inspirada pelas histórias das pessoas. Histórias de gente que ama comer, cuidar da casa, da autoestima. Histórias de gente que trabalha e viaja para valer, gosta de um bom papo e, principalmente, descontrair. A partir do diálogo, queremos promover discussões relevantes para a sociedade. Você pode acessar esse e todos os outros produtos do GNT através das diversas plataformas da marca: 

Para assistir a qualquer hora do dia: Canais Globo 

Para conferir trechos com os melhores momentos: YouTube 

Para saber tudo o que acontece nos bastidores: Instagram e Facebook