Terminam as filmagens do longa “A Procura de Martina”, estrelado pela argentina Mercedes Morán

Drama une Brasil e Uruguai em uma produção assinada por Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com a uruguaia Básico

Terminaram as filmagens do longa-metragem “A Procura de Martina”, dirigido por Marcia Faria e com roteiro de Gabriela Amaral Almeida. No Brasil para rodar um filme brasileiro pela primeira vez, a protagonista argentina Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”, “Neruda”, “O Anjo”) integra o elenco estrangeiro do longa ao lado dos brasileiros Carla Ribas (“Aquarius”), Luciana Paes (“O Animal Cordial”) e Fernando Eiras (“Beduíno”). O longa é uma produção das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com a uruguaia Básico, e distribuição da Bretz Filmes. 

Carregada de emoção e memória, a obra traz como pano de fundo um dos episódios mais sombrios da história latino-americana: o caso de bebês de militantes políticos sequestrados durante as ditaduras do continente e depois entregues a famílias da elite militar ou a seus apoiadores.  

“A Procura de Martina” - Créditos: Léo Bittencourt
“A Procura de Martina” – Créditos: Léo Bittencourt

A trama gira em torno de Martina (Mercedes Morán), uma viúva de 75 anos, que teve sua filha única, grávida de três meses, sequestrada pela ditadura argentina e, desde então, busca informações sobre o paradeiro da filha e do neto, que nem chegou a conhecer. Começando a ter sintomas de Alzheimer, recebe um telefonema inesperado dizendo que a criança está no Rio de Janeiro. O longa tem locações espalhadas por várias partes da cidade, entre bairros como Copacabana, Madureira, Ramos, Tijuca e Jacarepaguá. 

“‘A Procura de Martina’ é um filme sobre a vulnerabilidade do ser humano diante da velhice. Uma avó que busca desesperadamente seu neto, que pulsa vida, que se lança na aventura de viajar para outro país e enfrentar todas as dificuldades para encontrar esse neto. É alguém que está esquecendo, e cuja memória lhe prega peças, o que também traz humor a esse drama. Martina precisa contar para esse neto quem ele é e de onde ele veio, antes que ela mesma esqueça quem é e qual a sua origem. É uma história de amor, de um amor profundo, que vem da relação de Martina com sua filha”, comenta a diretora.  
 
SINOPSE 

Martina é uma abuela da Plaza de Mayo cuja única filha foi sequestrada pela ditadura argentina quando estava grávida de três meses. Aos 75 anos, viúva, mora sozinha em Buenos Aires e começa a ter sintomas de Alzheimer. Passou a vida buscando informações sobre o que aconteceu com a jovem e a criança até que, um dia, um telefonema lhe dá o paradeiro do neto: Rio de Janeiro. Começa assim a jornada de Martina. Uma viagem por uma cidade desconhecida em busca de seu único elo com a filha. Uma luta contra o tempo e o esquecimento. 

FICHA TÉCNICA 

Direção: Marcia Faria 
Roteiro: Gabriela Amaral Almeida e Marcia Faria 
Produção: Kromaki e Ipanema Filmes 

Distribuição: Bretz Filmes 

Elenco: Mercedes Morán, Cristina Banegas, Luciana Paes, Carla Ribas, Fernando Eiras, Luciana Paes, Stella Rabelo, Julia Bernat, Nina Tomsic, entre outros. 
 

MARCIA FARIA | Diretora 

Estreou como diretora assinando dois episódios na série “Alice”, para a HBO, com direção geral de Karim Ainouz e Sérgio Machado. Em 2010 realizou seu primeiro trabalho autoral, o curta-metragem “Estação” que foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes. “Estação” também participou de 

outros festivais importantes como Rotterdam, Biarritz, Festival do Rio 

e etc. Em 2011 assinou a direção geral da série “Oscar Freire 279” para o 

Multishow / Globosat e dirigiu dois episódios da série “Preamar” também 

para o canal de TV HBO. Em 2012 participou da equipe de criação do 

seriado “Pedro & Bianca”, vencedor do Emmy Kids Internacional. Em 2016 

fez a direção Geral do seriado “#Me Chama de Bruna” para o canal de TV 

FOX, que foi indicada ao prêmio APCA e teve a maior audiência da FOX 

em toda a América Latina. Em 2018 dirigiu junto com Belisário Franca a 

série “Jungle Pilot” para o Universal TV. Em 2022 dirigiu junto com Luis 

Lomenha a série de ficção “Candelária”, nova aposta da Netflix, ainda inédita. 

KROMAKI | Produtora 

Do humor ao drama, do esporte à política, a Kromaki é uma produtora carioca movida pela paixão de contar histórias nas telas. Uma empresa pautada por múltiplos temas, formatos, tons e visões, já que séries e filmes devem emocionar e surpreender, entreter e fazer pensar. De preferência, tudo junto. 

No mercado desde 2018, a Kromaki foi criada pelo produtor Rodrigo Letier após quase 20 anos de experiência no setor. Antes, Letier foi produtor de filmes como “Bruna Surfistinha”, “Gabriel e a Montanha” e “Benzinho”, além de séries como a indicada ao Emmy “Eu Sou Assim”.  

Mesmo ainda jovem, a Kromaki já assina projetos em várias mídias e plataformas, como as séries “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay) e “Lei da Selva: A História do Jogo do Bicho” (Canal Brasil), com narração de Marcelo Adnet; a comédia “Juntos e Enrolados”, estrelada por Rafael Portugal e Cacau Protásio; e os documentários “O Mês Que Não Terminou” (Canal Curta!), narrado por Fernanda Torres, e “O Outro Mundo de Sofia”, longa documental disponível para assinantes +Canais do Globoplay e em plataformas on demand das operadoras. 

Também estão a caminho produções como a série de ficção “Candelária” (Netflix), as séries documentais “Romário, O Cara” (HBO Max) e “Nelson Vezes Quatro” (Canal Brasil), além dos longas “Herança”, em coprodução com a Bubbles Project, e “A Procura de Martina”, estrelado por Mercedes Morán, em coprodução com a produtora Ipanema Filmes.  

  

IPANEMA FILMES | Produtora 

Com mais de 70 filmes no currículo, entre produzidos e distribuídos, a Ipanema Filmes já alcançou mais de 60 milhões de espectadores. Entre seus exemplos mais bem-sucedidos estão “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, de Hector Babenco; “A Lira do Delírio”, de Walter Lima Jr.; “Joana Francesa”, de Cacá Diegues; “O Casal”, de Daniel Filho; “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor; além de “Pra Frente Brasil” e a trilogia “Roberto Carlos”, de Roberto Farias. Filmes que participaram de importantes festivais nacionais e internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã, Moscou, Gramado, Brasília e Festival do Rio. Hoje, depois de uma grande reestruturação interna, a Ipanema Filmes volta ao mercado produzindo projetos inovadores e com grandes chances de conquistar o interesse do público. 

BÁSICO | Coprodutora 

Básico é uma produtora audiovisual uruguaia com seis anos de experiência e que realiza projetos desde a concepção até a conclusão, independentemente de seu tamanho. Com atitude proativa e criativa diante de cada trabalho, a Básico se dedica principalmente à produção audiovisual e ao desenvolvimento de campanhas criativas para clientes como Unicef, IBM, Hyatt Centric Montevideo, entre outros. E trabalha com diversas agências de publicidade. 

Desde o fim de 2017, a produtora conta com uma divisão dedicada a filmes de ficção e documentários independentes, reunindo a paixão pela produção com histórias comprometidas, que convidam à reflexão dão visibilidade à forma como se vive na América Latina, a partir da observação de bossas semelhanças e particularidades. 

Além de “A Procura de Martina”, trabalha atualmente nos seguintes projetos: 

“Michel”, coprodução entre Colômbia, França e Uruguai, dirigida por Fernando García; “O Caso Limber”, coprodução com a Colômbia, dirigida por Martín Almada; e “Crucera”, curta-metragem dirigido por Juan Ignacio Enciso.