O prefeito Carlos Mínguez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), foi filmado sentado no teto de um Fiat 147, em forma de “papamóvel”, pelas ruas de Soria, a 450 km de Barcelona.
A procissão ocorreu em meio a festividades em homenagem à Virgem do Rosário e São Estevão. Uma das atividades incluídas na programação é o concurso de fantasias para crianças e adultos. Porém, a organização informou que o prefeito não estava inscrito em qualquer desfile oficial do evento.
Para a surpresa dos presentes, por onde o veículo passava, o gestor municipal fazia movimentos semelhantes aos da bênção, só que segurando uma escova de banheiro.
A repercussão foi ruim nas redes sociais e também no meio político. O Partido Popular e o Vox, conservadores, classificaram os atos do prefeito como “vergonhosos”, além de acusá-lo de infringir as leis de trânsito,
“Nenhum contexto social ou festivo é desculpa para transgredir as normas de segurança e a legalidade vigente quanto à circulação”, noticiou o jornal e portal 20minutos.
A suposta brincadeira pode custar caro ao gestor, já que os partidos de oposição solicitaram uma investigação para apurar se houve “crime contra a segurança viária”. E a dor de cabeça não deve parar por aí: provavelmente Mínguez também será investigado por fazer o desfile em um dia de trabalho.