Exposição “Cantos & encantos” na Sala Leila Diniz

Piratininga inspira Elza Suzuki na exposição “Cantos & encantos”

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

Para valer, o aniversário dos 450 anos de Niterói será em novembro, mas um dos presentes chega agora em março, com a exposição “Cantos & encantos – Lagoa de Piratininga”. Nela, a artista visual e designer Elza Suzuki assina uma série de 40 pinturas inéditas retratando aves, peixes, árvores e flores do sistema lagunar. Agora, as telas poderão ser apreciadas na Sala de Cultura Leila Diniz, a partir de 10 de março, com entrada franca.

“É um privilégio poder retratar as belezas naturais da minha cidade. E é um orgulho fazer a exposição desses trabalhos nos 450 anos de Niterói”, festeja Elza.

Ao falar sobre os quadros, a curadora da exposição, Ana Schieck, conta que a artista resgata uma herança familiar da pintura, que remonta ao avô, Yoshitaro Suzuki:

“Com talento inegável, Elza empreende, através de um traço seguro e de muita cor, uma extensa leitura da flora e fauna da Lagoa de Piratininga.”

A curadora acrescenta que Elza Suzuki observa o contraste entre a beleza do lugar e o descaso com que esse patrimônio foi relegado no século passado. Hoje, a área passa por transformações socioambientais com a criação do novo Parque Municipal Orla de Piratininga Alfredo Sirkis pela prefeitura.

“O compromisso da artista é colaborar com a preservação, através de uma leitura em que se utiliza da pintura de ilustração como recurso. Ao escolher este caminho, Elza pretende alcançar o objetivo de realizar um registro pictórico, trazendo uma dimensão didática, além de artística, para a divulgação de um patrimônio ambiental praticamente desconhecido”, explica Ana Schieck.

“Cantos & encantos – Lagoa de Piratininga” tem apoio da prefeitura de Niterói e pode ser vista das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. Grupos e escolas podem agendar visitas guiadas através do e-mail [email protected]. O endereço é Rua Prof. Heitor Carrilho, 81, no anexo da Imprensa Oficial, no Centro de Niterói.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia