Exposição performativa “Forjadas” estreia dia 15 de junho no Centro Hélio Oiticica

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

O espetáculo “Forjadas”, criado e protagonizado pela artista multilinguagens Claudia Wer, é fruto da parceria com o jovem dramaturgo da cena nacional Lucas Brunno e baseado em sua obra “Judite com a Cabeça de Holofernes”, contemplado pelo edital FOCA da Prefeitura do Rio de Janeiro. Conta sobre a mulher Judite, personagem histórica que resiste ao esquecimento e também sobre tantas mulheres em situação de violência.

“A história de Judite, a mulher questionada por sua atitude fora do padrão, a mulher que defende território, a mulher excluída do panteão de heróis, a mulher que protagoniza a defesa do território-corpo-terra me intriga, influencia e estimula a trazer uma resposta artística” diz Claudia Wer. Judite é uma mulher que conhecendo e sentindo a opressão dos poderosos sobre seu povo, tem a coragem para uma atitude fora do comum. Temos que considerar que histórica e cotidianamente o corpo da mulher, a presença da mulher, se perfaz em território e extensão de território, são domínios que se processam em diferentes conquistas e conflitos, de guerras ancestrais e contemporâneas, também em conflitos regionais e urbanos.

Forjadas traz diferentes influências para compor a cena performativa. Uma instalação com fotos e videoperformances da artista e os atos cênicos que atravessarão essa estrutura.

A estreia ocorrerá no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, e posteriormente irá circular pela cidade do Rio de Janeiro, nas Zonas Oeste e Zona Sul.

SERVIÇO:

Evento gratuito Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica 15/06 a 01/07 exposição aberta ao público (segunda a sábado, 10h às 18h) Quintas, sextas e sábados  – 16h Performance Sábados – 14:30 Conversas Forjadas Performance e Conversas Forjadas – Retirada de ingressos pelo Sympla ou senha no local com 1 hora de antecedência Classificação indicativa 14 anos FICHA TÉCNICA

Direção Geral, Criação e Performance: Claudia Wer Realização: Oguata Projetos Culturais Idealização: Claudia Wer e Lucas Brunno Dramaturgia: Lucas Brunno Roteiro de Exposição: Renata Di Carmo Design de Luz: Brisa Lima Produção Geral: Thales Ferreira Produção Executiva: Roberta Chaves Interpretação Multimídia Assistente de direção: Cristina Froment Assistente de Produção: Daniel Gondim e Victor Nalin Design Gráfico: Lucas Brunno Edição de Vídeos: Thales Ferreira Edição de Vídeos – sistema Phyton – FILIPE BRITTO Bordados Cênicos – Cristina Froment Tradução para o Inglês: Victor Nalin Coordenação de Mídias Sociais: Lucas Brunno Assistentes de Mídias Sociais: Ana Clara Cantanhede e Roberta Chaves Interpretação Multimídia Fotografia: Ana Clara Cantanhede e Cristina  Froment Assessoria de Imprensa: Myrian Pires (MD assessoria) Realização: Oguata Projetos Culturais Co-produção: Oceano Produções e RChaves Multimídia Mídias sociais @oguataprojetosculturais

Assuntos:
Compartilhe esta notícia