Polêmica Neonazismo

Gato Galático é acusado de apologia ao nazismo em post polêmico

Ronaldo Souza, o Gato Galático, provoca controvérsia com foto de leite cru

Gato Galático – Foto: Reprodução
Gato Galático – Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O youtuber e influencer digital Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galático, tornou-se o centro das atenções no X, antigo Twitter, após publicar uma foto bebendo leite cru com a legenda: “Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menor sentido ser ilegal”. A postagem gerou acusações de apologia ao nazismo.

ESTAMOS NAS REDES

Siga-nos no X

Inscreva-se no no Youtube

Captura de tela de publicação de Ronaldo em que ele realiza o gesto – Foto: Reprodução
Captura de tela de publicação de Ronaldo em que ele realiza o gesto – Foto: Reprodução

O que você precisa saber

  • Polêmica: Ronaldo Souza, o Gato Galático, acusado de apologia ao nazismo
  • Postagem: Foto bebendo leite cru com legenda controversa
  • Repercussão: Internautas apontam associação com movimentos supremacistas
  • Histórico: Influencer conhecido por animações e público infantil

Quem é Ronaldo Souza?

Ronaldo Azevedo Souza, nascido em 23 de janeiro de 1990, é natural de Gramado, no Rio Grande do Sul. Conhecido como Gato Galático, ele possui mais de 17 milhões de inscritos e 5 bilhões de visualizações em suas redes sociais. Ronaldo começou no YouTube com vídeos animados protagonizados pelo personagem “Cueio”, que rapidamente conquistou uma legião de fãs. Recentemente, ele passou a focar em conteúdo infantil, causando insatisfação entre alguns seguidores antigos.

Polêmicas Recentes

Ronaldo se envolveu em uma polêmica com o influencer Felipe Neto após o STF descriminalizar o porte de maconha. Ronaldo criticou Neto, chamando-o de “Lúcifer” em um post. Além disso, recentemente, Ronaldo afirmou ter se convertido ao cristianismo, surpreendendo muitos seguidores com postagens de teor religioso.

Neonazismo e Leite Cru

Na quinta-feira (27), Ronaldo publicou uma foto bebendo leite cru, questionando a descriminalização da bebida. A ação foi rapidamente associada a movimentos neonazistas americanos, que utilizam o ato de beber leite branco como símbolo da supremacia branca. A postagem foi descrita como um “apito de cachorro”, termo usado para mensagens racistas disfarçadas.

Foto em que Ronaldo faz gesto que internautas têm interpretado como possível apologia ao White Power – Foto: Reprodução
Foto em que Ronaldo faz gesto que internautas têm interpretado como possível apologia ao White Power – Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Especialistas Comentam

O antropólogo David Nemer explicou que nacionalistas brancos utilizam o consumo de leite cru para destacar um traço genético mais comum em pessoas brancas – a capacidade de digerir lactose na idade adulta. No entanto, não há evidência científica que justifique qualquer ideologia racista.