Instagram adverte Regina Duarte por fake news sobre enchentes no RS

Redacao
Por Redacao - Equipe
2 Min Read

Rio de Janeiro – A atriz Regina Duarte, de 77 anos, foi advertida pelo Instagram após postar uma informação falsa sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. A artista compartilhou um vídeo que afirmava, incorretamente, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria rejeitado doações de Portugal para o estado gaúcho.

O que você precisa saber

  • Advertência no Instagram: Regina Duarte foi notificada pela rede social após compartilhar um vídeo com informações falsas.
  • Conteúdo falso: O vídeo afirmava que o governo brasileiro rejeitou doações de Portugal para o Rio Grande do Sul.
  • Checagem de fatos: A publicação recebeu um aviso de “informação falsa” e direciona os usuários para uma matéria de checagem.
Publicação de Regina Duarte recebe aviso de “informação falsa”. Foto: Reprodução/Instagram
Publicação de Regina Duarte recebe aviso de “informação falsa”. Foto: Reprodução/Instagram

Vídeo compartilhado por Regina Duarte

O vídeo compartilhado pela atriz é de André Carlos Amaral Ventura, um político português de extrema direita. Segundo Ventura, o governo brasileiro “não quer que Portugal envie” doações para o Rio Grande do Sul.

Resposta de Regina Duarte

Na legenda da postagem, Regina Duarte expressou sua incompreensão sobre a suposta recusa de ajuda. “Será que ainda não caiu a ficha de que estamos vivendo uma guerra? E por que razões se recusa apoio real, material, de um país irmão na luta pela dignidade, pela sobrevivência durante uma batalha,” escreveu a atriz.

Veja Também

AGU pede remoção de postagens com Fake News sobre enchentes no RS
Fake News bolsonaristas sobre tragédia no RS alcançam milhões
O Mito, a Mitomania e as Fake News Bolsonaristas

Checagem de Fatos no Instagram

A publicação de Regina recebeu um aviso de “informação falsa” da rede social. Ao acessar a postagem no perfil da atriz, o internauta é direcionado para uma matéria de uma agência de checagem que explica por que o vídeo é falso.

Compartilhe esta notícia

Assine nossa Newsletter