Cinemateca do MAM exibe Ciclo Caro Pier Paolo

26 de julho de 2022
Leia em 1 minuto

Dentro da programação pelos 100 anos de Pier Paolo Pasolini, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro exibirá gratuitamente, nos dias 28 de julho e 2 de agosto, às 18h30, o “Ciclo Caro Pier Paolo”. Trata-se dos documentários “Appunti per un’Orestiade africana” (Anotações para uma Oréstia Africana, de 1970) e “Appunti per um film sul’India (Notas para um filme sobre a Índia, de 1968), realizados por Pasolini em Uganda e Tanzânia e na Índia, respectivamente.  O ciclo faz parte de uma realização do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, dando ao público uma oportunidade de assistir a obras menos conhecidas de Pasolini, que não chegaram a entrar nos circuitos comerciais brasileiros.

“Eu deveria rodar esse filme em vários países do Terceiro Mundo. Seria uma espécie de documentário, de ensaio…, mas dessa forma, a quem interessaria senão às poucas elites politizadas atentas aos problemas do Terceiro Mundo?”, disse Pasolini sobre a produção na África. O filme nunca foi realizado, mas o cineasta o adaptou para um documentário para a TV.

“É um dos mais belos filmes de Pasolini. Nada convencional, nada pitoresco, o documentário nos mostra uma África autêntica, de forma alguma exótica e, por isso, mais misteriosa que o próprio mistério da existência”, afirmou o poeta italiano Alberto Moravia.

No segundo documentário, ele examina as diferenças entre a Índia moderna, lidando com um processo de industrialização, e a Índia histórica, encontrada nos textos mitológicos.

Serviço:

“Ciclo Caro Pier Paolo”

Dia 28 de julho, às 18h30 – “Appunti per un’Orestiade africana”

Anotações para uma Oréstia Africana

Uganda, Tanzânia, 1970, 1h05,documentário

Dia 2 de agosto, às 18h30 – “Appunti per um film sul’India”

Notas para um filme sobre a Índia

Índia, 1968, 33min, documentário

Cinemateca do MAM

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3883-5600

Entrada gratuita

Mais Lidas

Colunas

Newsletter

Banner

Leia Também

Star Trek, seriado comunista?

Star Trek, seriado comunista?

Produzido quando EUA arrasavam o Vietnã,…
Hamdan Ballal, co-diretor de 'Sem Chão', é agredido por colonos israelenses na Cisjordânia e permanece desaparecido.

Diretor de ‘Sem Chão’ Hamdan Ballal é linchado por soldados de Israel e desaparece

Co-diretor Yuval Abraham denuncia ataque de…