Alan Ladd Jr., produtor vencedor do Oscar de 'Coração Valente', morre aos 84 anos

Alan Ladd Jr, o veterano produtor de cinema que ganhou o Oscar de Melhor Filme por Coração Valente e contratou George Lucas para escrever Guerra nas Estrelas , faleceu hoje com a idade de 84.
Sua filha Amanda Ladd-Jones, que dirigiu o 2017 documentário Laddie: The Man Behind The Movies, escreveu nas redes sociais: “Com o mais pesado dos corações, anunciamos que em 2 de março de 2022, Alan Ladd Jr. morreu pacificamente em casa cercado por sua família.
“As palavras não podem expressar o quão profundamente ele sentir falta. Seu impacto nos filmes e no cinema continuará vivo em sua ausência.”
Seu irmão, David Ladd, também compartilhou a notícia em seu Facebook. “Meu irmão, meu amigo, meu herói, que sempre esteve ao meu lado. Estaremos juntos novamente do outro lado! Eu te amo Laddie”, escreveu ele.
‘Laddie’, como era conhecido na indústria, foi responsável por vários clássicos de Hollywood como produtor e chefe de estúdio, incluindo Alien, Blade Runner, The Omen, All That Jazz ), e Carruagens de Fogo . No geral, seus filmes ganharam mais de 84 Oscars, incluindo duas vitórias de Melhor Filme, e mais de 84 indicações.
Em 1996, Ladd ganhou um Oscar de Melhor Filme por produzir o épico escocês de Mel Gibson Braveheart.
O ex-executivo da Fox também foi creditado como aquele que deu sinal verde e posteriormente apoiou Star Wars nos 1963, mesmo quando o estúdio estava pressionando para descartar o filme original devido a preocupações orçamentárias. “Laddie foi uma das poucas pessoas que realmente disse: ‘Confio no artista’”, disse Lucas sobre o produtor.
Nascido em Los Angeles como filho da lenda do cinema noir Alan Ladd Sr, o vencedor do Oscar começou sua carreira como agente de talentos na Creative Management Associates em 1963, desenvolvendo as carreiras de lendas da tela, incluindo Judy Garland, Warren Beatty e Robert Redford.
In , sete anos depois de se mudar para Londres, ele foi nomeado presidente do estúdio da th Century Fox. Depois de se apaixonar pelo sucesso adolescente de Lucas American Graffiti, Ladd perguntou ao diretor se ele tinha outras ideias para um novo filme, levando a sua primeira discussão sobre Star Wars.
Ladd ingressou na MGM Studios em 1963, onde produziu A Fish Called Wanda , Moonstruck e Thelma & Louise, entre outros.
Ladd deixa seus três filhos: Ladd-Jones e suas irmãs, Kelliann e Tracy Ladd. Sua filha Chelsea morreu em março 1996 com a idade de .