Documentário de Felipe Hirsch, “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados” terá primeira exibição no Festival do Rio

          Longa metragem conta com produção da Café Royal e entrevistas com Davi Kopenawa Yanomami, Ailton Krenak e Silvio Almeida

“Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, documentário de Felipe Hirsch, foi selecionado para o Festival do Rio e terá sua sua primeira exibição no dia 10 de outubro de 2022. Filmado no Museu da Língua Portuguesa, com realização do Sesc e produção da Café Royal, o documentário conta com participações de nomes consagrados como Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Kadu Ori, Caetano W. Galindo, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Lia de Itamaracá, Silvio Almeida, e Yeda Pessoa de Castro.

O documentário foi filmado em maio de 2022, no Museu da Língua Portuguesa, durante uma série de debates, shows, filmes, aulas e exposições realizadas para marcar o Dia Internacional da Língua Portuguesa. “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados” é um ensaio sobre as palavras que nos unem e que também podem nos afastar, demonstrando como somos formados por uma variedade de pátrias. Felipe Hirsch conta essa história por meio de várias vozes: um rapaz que escala a torre de um relógio para pichar a frase do título; o ativista Krenak que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua; o xamã yanomami que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça.

“Essas epifanias linguísticas podem nos mostrar de que maneira um país e uma língua conseguem abrigar muitas vozes. Uma imensa variedade de pátrias”, comenta Felipe Hirsch.

O longa-metragem conta com entrevistas que criam uma narrativa única composta por uma multiplicidade de origens, ideias e culturas. A língua portuguesa, que encobriu mais de 200 línguas indígenas do país, é demonstrada com uma uniformidade improvável para a cultura brasileira. Em mais de 500 anos de história, o documentário demonstra a complexidade da língua portuguesa em um momento singular do país que passa por conflitos políticos e religiosos, florestas queimadas e minorias perseguidas à espera de uma eleição.

Assista o trailer do filme aqui.

Ficha Técnica

GÊNERO: DOCUMENTAL

DURAÇÃO: 102 MINUTOS

DIREÇÃO: Felipe Hirsch

PRODUZIDO POR: Adriana Tavares, Felipe Hirsch

CODIREÇÃO: Juuar

ROTEIRO: Felipe Hirsch, Juuar

COLABORAÇÃO DE ROTEIRO: Caetano W. Galindo

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Adriana Tavares, Juliana Borges

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Elisa Mendes

MONTAGEM: Laís Lifschitz

DESENHO DE SOM: Abel Duarte, Caiña Bomilcar

PÓS-PRODUÇÃO: Clandestino

COORDENADORA DE PÓS-PRODUÇÃO: Lidi Almeida

PROJETO GRÁFICO: Radiográfico

PARTICIPAÇÃO DE:  Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Kadu Ori, André Baniwa, Caetano W. Galindo, Carlos Nader, Eryk Rocha, Isa Grinspum Ferraz, Jerá Guarani, Juçara Marçal, Juliano Garcia Pessanha, Kiko Dinucci, Leonardo Matumona, Lia de Itamaracá, Maria Manieko, Pascoal da Conceição, Riaj, Semayat Oliveira, Silvio Almeida, Veronica Stigger, Yeda Pessoa de Castro e Yousef Saif.

Sobre Felipe Hirsch

Felipe Hirsch é um diretor brasileiro de cinema e teatro e um dos fundadores do grupo Ultralíricos, onde desenvolve experimentações cênicas que lhe renderam vários prêmios. Foi eleito pelo jornal O Globo como um dos pensadores mais influentes do país. Em 2008, ganhou o Grammy por seu trabalho como diretor do espetáculo “Homenagem a Tom Jobim”. Em 2009, dirigiu seu primeiro filme, “Insolação”, cuja estreia aconteceu no Festival de Veneza. In 2016 dirigiu “Severina”, seu segundo longa-metragem, que estreou no Festival de Locarno. Em 2022, Felipe Hirsch desenvolveu o projeto Língua Brasileira com o tropicalista Tom Zé. Também dirigiu “2022” para a HBO Max, um show com participações de Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros.

Sobre a Café Royal

Desde 2019, a Café Royal trabalha com diferentes frentes no audiovisual, responsável por criar e produzir cinema, teatro, séries, documentários, branded content e publicidade. A produtora, que é membro da ONU Mulheres, trabalha com agitação criativa, compromisso com a sustentabilidade e transformação social. Com um elenco de 12 diretores, atende a todos os nichos do mercado. Atualmente, conta com mais de 30 projetos em diferentes estágios, do desenvolvimento à produção, com diversos players do mercado como Amazon, Netflix, HBO, Sesc e TV Cultura