'The Pale Blue Eye' é baseado em uma história real?

O Olho Azul Pálido é estrelado por Christian Bale e Gillian Anderson em um thriller de mistério do século XIX.

Dirigido por Scott Cooper, o filme segue o detetive Augustus Landor (Bale), que investiga uma série de assassinatos na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York, com a ajuda de Edgar Allan Poe (Harry Melling).

  • LEIA MAIS: Aqui estão os filmes de terror mais bem avaliados na Netflix UK

O elenco inclui Anderson, Lucy Boynton, Charlotte Gainsbourg, Toby Jones, Harry Lawtey, Simon McBurney, Timothy Spall e Robert Duvall.

É O Olho Azul Pálido historicamente preciso?

O Olho Azul Pálido
Christian Bale e Harry Melling em ‘The Pale Blue Eye’. CRÉDITO: Netflix

Não exatamente. O filme é uma história fictícia adaptada do romance de 2003 de mesmo nome de Louis Bayard. Embora seja uma ideia de Edgar Allan Poe rastrear um serial killer seja uma invenção, alguns aspectos da história são baseados na verdade histórica da vida do poeta.

Depois de servir no Exército dos EUA por vários anos, Poe, de 21 anos, ingressou na Academia Militar dos EUA em West Point em março de 1830. Apesar de sua experiência militar anterior, Poe teria lutado com a dura disciplina da academia. Mais tarde, ele foi submetido ao corte marcial e considerado culpado de negligência grosseira do dever e desobediência às ordens em 1931. Dizem que Poe planejou propositalmente ir ao corte marcial para que pudesse sair.

A partir daí, Poe se concentrou em sua carreira de escritor. Ele passou a escrever poemas clássicos como O Corvo e contos O poço e o pêndulo, A Queda da Casa de Usher e O coração reveladorque inspirou o título de O Olho Azul Pálido.

Falando sobre o filme (via Tudum), Cooper disse: “Claro, esta é uma obra de ficção. O que estou dizendo é: esses eventos que ocorreram em nosso filme moldaram sua visão de mundo e ajudaram a se tornar o escritor que ele se tornou – com os temas recorrentes que lidam com as questões da morte e os efeitos da e reanimação dos mortos e luto – todas aquelas coisas que são consideradas parte de seu romantismo sombrio”.

O personagem de Bale, Augustus Landor, é uma criação fictícia do romance de Bayard. “Eu precisava de um detetive, alguém que pudesse ser o mentor de Poe e uma figura paterna enquanto eles resolviam esse crime juntos”, disse Bayard. “O nome Gus vem de C. Auguste Dupin, que era o detetive nas histórias de Poe Os Assassinatos na Rue Morgue e A carta roubada.”

O sobrenome de Landor vem do conto de Poe, Chalé do Landordo qual Bayard também se baseou ao criar a casa do detetive.

O Olho Azul Pálido está disponível para transmissão na Netflix.