Martin Scorsese diz que estamos em “dias sombrios” para o cinema

Goodfellas o diretor Martin Scorsese afirmou que o cinema está em “dias sombrios” com o estado atual de Hollywood.

  • LEIA MAIS: 30 grandes filmes que você precisa ver em 2023

Fazendo uma atração na premiação do New York Film Critics Circle na quarta-feira (4 de janeiro), o diretor criticou seus colegas cineastas. Visando filmes com enredos previsíveis, ele chamou esse tema em Hollywood de “insidioso” antes de dizer que ficou “desesperado com o futuro da forma de arte”, como IndieWire relatório.

Scorsese disse: “Por muito tempo, muitos de nós vemos filmes que praticamente nos informam para onde estamos indo. Quero dizer, eles nos pegam pela mão e, mesmo que seja perturbador às vezes, meio que nos confortam ao longo do caminho, dizendo que tudo ficará bem no final.

Martin Scorsese
Scorsese fez os comentários na premiação do New York Film Critics Circle. CRÉDITO: Arturo Holmes/Getty Images para FLC

“Agora, isso é insidioso, pois a pessoa pode se deixar levar por isso e, por fim, se acostumar. Levando aqueles de nós que experimentaram o cinema no passado – muito mais do que isso – a se desesperar com o futuro da forma de arte, especialmente para as gerações mais jovens.”

Apesar de continuar a dizer que “dias negros” chegaram à indústria cinematográfica, o realizador vencedor de um Óscar não perdeu as esperanças no cinema. De fato, ele fez os comentários sombrios como parte de um discurso para o apresentador Todd Field com o prêmio de Melhor Filme, por seu filme ALCATRÃO.

“As nuvens se dissiparam quando vi o filme de Todd, ALCATRÃO”, continua Scorsese. “O que você fez, Todd, é que a própria estrutura do filme que você criou não permite isso.” O diretor acrescentou que o filme, estrelado por Cate Blanchette, é um “exemplo” para os cineastas seguirem.

O filme em si é um dos primeiros favoritos para a temporada de premiações, já tendo garantido vitórias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Blanchette também recebeu um prêmio na mesma noite). Uma sinopse para ALCATRÃO diz: “A musicista renomada Lydia Tár está a dias de gravar uma sinfonia que elevará sua carreira. Quando todos os elementos parecem conspirar contra ela, a filha adotiva de Lydia, Petra, torna-se um apoio emocional integral para sua mãe em dificuldades.”

TÁR deve chegar aos cinemas no Reino Unido em 13 de janeiro.