Morreu Sim Wong Hoo, fundador do fabricante da Sound Blaster Creative Labs

Sim Wong Hoo, fundador do fabricante da Sound Blaster Creative Labs, morreu.

  • LEIA MAIS: Para Tim Schafer, a criatividade é rei

Sim, que era líder na indústria de jogos para PC nos anos 90, tinha 67 anos. Ele “falou pacificamente” na quarta-feira (4 de janeiro), de acordo com um comunicado divulgado pela Creative Technologies LTD. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Sim era o homem por trás da Creative Technology – conhecido como Creative Labs na América do Norte. A empresa foi uma empresa inovadora nos primeiros dias de boom dos jogos para PC, graças à sua longa série de placas de áudio. Após o lançamento inicial como o Creative Music System em 1987, a agora famosa linha Sound Blaster da empresa estreou em 1989 e rapidamente se tornou líder de mercado.

A série de placas de áudio Sound Blaster logo ajudou a acompanhar as receitas globais da empresa para mais de US$ 1 bilhão em meados da década de 1990. No entanto, o advento do áudio onboard em unidades de PC posteriormente deu uma grande mordida no mercado de placas de som para consumidores. Mais tarde, a empresa obteve sucesso ao reorientar seus esforços em áudio especializado, incluindo alto-falantes e hardware de som de última geração.

A declaração da Creative começa: “O conselho de administração da Creative Technology Ltd. anuncia com grande tristeza que o Sr. Sim Wong Hoo, presidente e diretor executivo da empresa, faleceu pacificamente em 4 de janeiro de 2023.

“Em nome de todos os funcionários da Empresa, o Conselho expressa seu mais profundo pesar pela morte do Sr. Sim e transmite suas condolências à sua família. O Conselho também expressa sua sincera gratidão pelas imensas contribuições do Sr. Sim à Empresa durante seu mandato como Presidente e CEO da Empresa. [sic].”

O CEO interino Song Siow Hui declarou suas próprias condolências mais tarde na declaração oficial da empresa, escrevendo: “Conheço e trabalho com o Sr. Sim há mais de 30 anos. Este é um desenvolvimento triste e arrependido e senti uma grande perda, especialmente porque o Sr. Sim e recentemente tive extensas discussões sobre a direção futura da empresa.

“Durante essas discussões, o Sr. Sim estava cheio de uma nova visão. Ainda na noite anterior, ele teve uma longa discussão com a equipe de Engenharia e marcou uma reunião com a equipe de Vendas Online no dia seguinte. A melhor coisa a fazer agora é garantir o bom funcionamento contínuo da Empresa e também executar e concretizar a visão e a estratégia que o Sr. Sim tinha para a Empresa.

Um porta-voz da empresa escreveu no site: “Se você deseja compartilhar suas condolências, envie um e-mail para [email protected]”.