8 livros para começar o ano

Os novos leitores têm tomado conta do TikTok. Cada vez mais, a onda do BookTok, comunidade de leitura da rede social da ‘dancinha’, impulsiona os jovens a se apaixonarem pelo mundo da literatura, principalmente quando se trata de indicações de livros young adult ou infanto-juvenil.

Segundo pesquisa realizada pela Publishers Association (PA), o BookTok influencia diretamente nas escolhas dos novos leitores. Dos adolescentes entrevistados, 59% afirmaram que só descobriram a paixão pela literatura com as histórias indicadas na plataforma.

De romance a thriller, essas oito obras literárias ideais para ler nas férias, vão conquistar a geração do TikTok. Confira:

História + 11 anos:

Diário de um Banana 17 – Fräwda Megaxeia: Greg Heffley está descobrindo que conquistar fama e glória não é nada fácil. Como assistente da banda Fräwda Xeia, liderada por seu irmão Rodrick, Greg aprende que noites intermináveis, cachês inexistentes e brigas entre integrantes do grupo fazem parte do estilo de vida de um roqueiro. Será que ele conseguirá ajudar a banda a se tornar uma lenda do rock and roll? Ou passar muito tempo com o irmão e sua banda vai ser, na real, uma Fräwda Megaxeia?

(Onde encontrar: Amazon)

História + 12 anos:

Nosso Lugar entre Cometas: a série de livros Cometas da Galáxia é o único ponto em comum entre uma menina destemida, um garoto inseguro e uma jovem fugindo de si mesma. Ao menos, é o que Lorena, Gabriel e Stefana pensavam, até que a criadora da série vem pela primeira vez ao Brasil para o maior evento literário do país. Só que nem o plano mais mirabolante para encontrá-la vai funcionar enquanto cada um não vencer os próprios desafios. No fim das contas, o que está em jogo é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas: a coragem de entender quem somos e do que gostamos.

(Onde encontrar: Amazon)

Histórias + 14 anos:

Tweet Cute: o amor é uma receita secreta: Administrar as redes sociais do restaurante da família, Big League Burguer, uma grande franquia de fast-food americana, não é tarefa fácil. Ainda mais quando uma briga viraliza no Twitter: o estabelecimento é acusado de roubar a receita secreta de outra lanchonete. Ao bom estilo ‘enemies to lovers’, o leitor vai se aventurar nas brigas de Pepper Evans e Jack Campbell – não só nas redes sociais como também na escola. A autora mostra que o amor pode surgir das situações mais improváveis, inclusive em meio a guerra.

(Onde encontrar: Amazon)

Que vença o melhor: Jeremy Harkiss, capitão de torcida e presidente do grêmio estudantil, não permitirá que se assumir como um garoto trans arruíne seu último ano na escola. Então, em vez de se esconder, curvando-se aos transfóbicos de plantão e à gestão conservadora do lugar, Jeremy resolve fazer barulho – e, para ele, não há melhor forma de chamar a atenção de todos do que desafiar seu popular ex-namorado, Lukas, pelo título de Rei do Homecoming, o evento anual mais importante do colégio. Lukas Rivers, estrela do futebol americano na escola e líder do comitê do Homecoming, está apenas tentando sobreviver ao caos de sua vida após perder o irmão mais velho, além de ter que superar o término do namoro de longa data.

(Onde encontrar: Amazon)

Ás de espadas: A escritora inglesa Faridah Àbíké-Íyímídé estreou na literatura young adult com Ás de espadas e conquistou a lista dos best-sellers do New York Times. O thriller publicado no Brasil pela VR Editora, selo Plataforma21, traz à tona temas sobre o racismo estrutural, preconceito de classe e homofobia. É uma história com protagonismo negro e LGBTQIA+: Devon e Chiamaka são personagens queer.

(Onde encontrar:Amazon)

Histórias + 16 anos:

Hide: esconda-se quem puder: Quatorze jogadores. Qualquer lugar para se esconder, mas nenhum para escapar. Neste thriller os personagens terão que enfrentar um desafio – se esconder por uma semana em um parque de diversões abandonado e não ser pego. O prêmio? Dinheiro o bastante para mudar tudo.
Embora todos estejam desesperados para ganhar, a protagonista Mack tem certeza de que pode vencer seus concorrentes. Tudo o que ela precisa fazer é se esconder, e nessa habilidade ela é especialista. Mas, conforme os demais competidores começam a desaparecer um a um, Mack se dá conta de que o jogo em que se meteu é mais perigoso do que ela imaginava. Então, como única estratégia possível de sobrevivência, ela resolve unir forças com outros participantes.

(Onde encontrar: Amazon)

O Projeto: Depois de um trágico acidente que mata seus pais e deixa sua irmã caçula, Lo, à beira da morte, Bea Denham está desesperada por um milagre. Então ele vem, na figura de Lev Warren, o carismático líder espiritual do Projeto Unidade. O homem promete salvar a garota hospitalizada, e tudo que Bea precisa fazer é acreditar.
Quando Lo finalmente acorda em sua cama de hospital, descobre que os pais estão mortos e que a irmã mais velha a abandonou para integrar o Projeto Unidade. Então, quanto mais Lo pesquisa, mais fica convencida de que a tão respeitada organização espiritual e filantrópica de que a irmã faz parte esconde segredos perversos.

(Onde encontrar: Amazon)

Histórias + 18 anos:

Nevernight – A sombra do Corvo: primeiro volume da trilogia “As crônicas da quasinoite”, esta é uma história intensa e visceral, inspirada nas civilizações greco-romanas. A obra apresenta Mia, uma jovem que busca se aprimorar no ofício de matar: sua missão é ceifar a vida de cada um dos responsáveis por extinguir sua família quando era criança. O tom sarcástico da narrativa é um elemento extra – instiga os leitores a entrarem na atmosfera deste universo repleto de ameaças. 

(Onde encontrar: Amazon)