OSCAR 2014 UM SHOW DE COERÊNCIA

12 de março de 2014
Leia em 2 minutos

Poucas vezes a Academia de Hollywood foi tão correta em sua premiação. Na verdade, os acertos do Oscar começaram bem antes do anúncio dos premiados. Desde as indicações que deparamo-nos com uma seleção muito bem escolhida para figurar na lista dos indicados. Os nove selecionados são ótimos filmes.

Nas semanas que antecederam a noite da entrega dos prêmios, a coluna CINE VISTO fez uma análise de cada um dos filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme. Perceba que todos os filmes foram classificados a partir de três estrelas, isso que dizer que todos estão na média ou acima. Não considerei nenhum filme abaixo da média.

Deixo claro, aqui, que a qualidade das indicações não significa que alguma outra produção  estivesse impedida de ter sido indicada. Pelo contrário acho que filmes como “Rush – No Limite da Emoção” ou “Azul É a Cor Mais Quente” poderiam figurar entre os indicados, mas isso não tira os méritos daqueles que lá estavam.

“12 Anos de Escravidão” acabou levando o prêmio máximo. Considero bastante justo. É o mais completo na relação entre roteiro, produção, elenco e direção. No “no conjunto da obra” acaba superando os demais concorrentes.

Oscar 2014

O bacana da premiação é que o Melhor Filme não foi o mais premiado. Nos últimos anos isso aconteceu muito pouco (acredito que teria sido para evitar discussões). E o ótimo “Gravidade”  acabou sendo o mais premiado: levou 7 estatuetas para casa, incluindo a de Melhor Diretor, para Alfonso Cuarón.

Alfonso Cuaron

Outro fato importante é que apenas 4 filmes dentre  os nove indicados levaram prêmios: “12 Anos de Escravidão” (Filme, Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante), “Gravidade” (Diretor, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Edição de Som, Fotografia, Montagem e Trilha Sonora), “Clube de Compras Dallas” (Ator e Ator Coadjuvante) e “Ela” (Roteiro Original).

Talvez a disputa mais acirrada fosse para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. E Lupita Nyong’o venceu o duelo contra Jennifer Lawrence, de Trapaça.

Lupita Nyong’o
Lupita Nyong’o

O filme, aliás, acabou saindo de mãos abanando, mesmo tendo sido indicado em 10 categorias. Nada mais justo, já que o filme é o mais superestimado entre os selecionados. Não que o filme não seja bom, mas não deveria ter sido colocado como favorito a vários prêmios. Pareceu ser o maior derrotado da noite, mas apenas não teria como tirar os prêmios daqueles que levaram.

Agora é torcer para que o ano de 2014 revele grandes produções a fim de termos uma lista tão boa ou melhor do que a deste ano, para o ano de 2015.

Fiquem com a apresentação vencedora da canção Let It Go, do filme Frozen, interpretada por Idina Menzel. Até semana que vem!

Mais Lidas

Colunas

Newsletter

Banner

Leia Também

Star Trek, seriado comunista?

Star Trek, seriado comunista?

Produzido quando EUA arrasavam o Vietnã,…
Hamdan Ballal, co-diretor de 'Sem Chão', é agredido por colonos israelenses na Cisjordânia e permanece desaparecido.

Diretor de ‘Sem Chão’ Hamdan Ballal é linchado por soldados de Israel e desaparece

Co-diretor Yuval Abraham denuncia ataque de…