1, 2, 3, 4!

Fim de uma Era: há 28 anos os Ramones faziam seu último show

Problemas de saúde decretaram o fim de uma das bandas mais importantes do rock

Integrantes da banda punk, Ramones, em pé, em frente a muro de tijolos Foto em preto e branco.
Foto: Sire Records

No dia 6 de agosto de 1996, subiam ao palco pela última vez os criadores de hinos como “Pet Semetery” e um dos responsáveis por popularizar o refrão “hey ho, let`s go”! A despedida dos palcos aconteceu no The Palace, casa de shows localizada em Los Angeles, Estados Unidos. Entre os clássicos, a apresentação contou com “Blitzkreig Bop”, “Sheena Is a Punk Rocker”, “Rockaway Beach” e “Spider Man”, tema do super-herói “Homem Aranha”.

Hello Bet
Hello Bet

Era o fim de uma história iniciada em 1974 e que durou décadas em meio a desentendimentos e mudanças de formação. Entre as histórias mais famosas está a briga entre Joey Ramone e Johnny Ramone, que não se falavam, apesar de continuarem fazendo turnês e gravando discos. Apesar disso, o ponto final foi decretado por problemas de saúde.

No dia 6 de agosto de 1996, os membros eram Joey Ramone (vocais), Johnny Ramone (guitarra), Marky Ramone (bateria) e C.J. Ramone (baixo). O evento ainda contou com participações especiais dos vocalistas Lemmy Kilmister (Motörhead), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Chris Cornell (Soundgarden e Audioslave).

O show virou um especial de TV e está disponível no Youtube.

Albúm ao vivo

A gravação completa foi lançada no ano seguinte com o título “We’re Outta Here”, que também dá nome a um documentário sobre a banda.

O fim de uma Era

Joey Ramone morreria de câncer em 2001, doença que também vitimaria Johnny Ramone em 2004 e o baterista Tommy Ramone em 2014. Dentre os demais integrantes que passaram pela banda, Dee Dee Ramone faleceu em 2002, vítima de overdose de heroína. Entre os membros clássicos, Marky Ramone ainda permanece ativo nas redes sociais.

O grupo influenciou gerações, desde a forma como se vestem os punks, passando pelo grunge de músicas curtas, como o Dinosaur Jr. A banda também teve impacto na estética das capas com influências de histórias em quadrinhos, como no primeiro do album Green Day. No Brasil, o Raimundos escolheu este nome em homenagem aos Ramones.