A programação especial de fevereiro do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) vai oferecer, nas próximas semanas, opções para diversos públicos aproveitarem o período da forma que preferirem.
A animação do pré-carnaval fica por conta das atividades dedicadas ao público infantil, que poderá se divertir no Cortejo de Carnaval do CCBB Educativo, dia 11 (sábado), às 13h, com diversas brincadeiras e cantorias que embalam a criançada no ritmo das marchinhas, maxixes, jongos e lundus; e no domingo (12), a CasaBloquinho invade o térreo do prédio com o Carimbaby e o tradicional bloco Céu na Terra em versão própria para divertir e encantar os pequenos foliões, a partir das 15h. As demais atividades do CCBB Educativo serão realizadas normalmente, com o Ateliê Aberto das 10h às 17h, no 1º andar.
Para o público adulto que prefere ficar longe da folia, o convite é para conhecer o trabalho de um dos mais renomados fotógrafos do Brasil na exposição Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito, que conta com centenas de registros imperdíveis da população e da cultura negras de diversas regiões do país, ritos, festas populares e religiosas, incluindo o Carnaval carioca. A mostra tem curadoria de Sergio Burgi e Janaína Damaceno e é uma parceria com o IMS.
No teatro, as sessões de A aforista também estão mantidas – a Cia Stavis-Damaceno coloca em cena a personagem que dá nome ao espetáculo junto a dois pianistas e o trio, ao vivo, entre consonâncias e dissonâncias, dão voz ao fluxo de pensamento de uma protagonista que reflete sobre a vida enquanto caminha em direção ao velório de um antigo amigo da escola de música.
A edição 2023 do Clube de Leitura CCBB abre votação para escolha do livro a ser debatido no primeiro encontro, uma homenagem à escritora Nélida Pinõn, falecida no final de 2022. Nos dias 16 e 17, no Twitter do CCBB RJ (ccbb_rj), o público poderá escolher entre os títulos Sala de Armas, O calor das Coisas e Um dia chegarei a Sagres. O resultado sai dia 18 e o feriado pode se tornar a oportunidade que faltava para colocar a leitura em dia.
As exposições de longa duração do Museu BB – O Banco do Brasil e sua história e Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil, a Biblioteca e os serviços – restaurantes, cafeterias e loja – permanecerão funcionando em seus horários normais enquanto o prédio estiver aberto.
Excepcionalmente, o CCBB fechará no dia 20 (segunda) e 21 (terça) de fevereiro. No dia 22, o prédio reabrirá às 12h. Devido a essa alteração, não haverá concerto do Música no Museu nessa quarta-feira, 22.
Informações detalhadas de horários, sinopses, ingressos e classificação indicativa podem ser consultados em bb.com.br/cultura.
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
Ingressos:
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .
Funcionamento:
Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h;
Domingos, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Funcionamento Carnaval (17 a 22 de fevereiro):
17 (sexta) – 9h às 21h
18 (sábado) – 9h às 21h
19 (domingo) – 9h* às 20h (das 8h às 9h para atendimento exclusivo conforme Lei Municipal nº 6.278/2017 – vide acima)
20 (segunda) – fechado
21 (terça) – fechado
22 (quarta) – 12h às 21h