Um dos prédios históricos mais emblemáticos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Casa Pacheco Leão terá, a partir do próximo sábado (29/3), programação musical. As apresentações, gratuitas, na varanda da Casa, acontecerão uma vez por mês, sempre aos sábados, em duas sessões, às 11h e 15h. A estreia será com o grupo Discurso Harmônico, duo de violinos formado por Roger Ribeiro e Luan Braga. O concerto “Chá como conexão – Goust Réunis em diálogo” se alinha com a exposição “Rota do chá́ – botânica, cultura e tradição”, em cartaz na Casa.
No repertório, estão “Sonata para dois violinos em fá maior”, de Francesco Geminiani, “Sonata nº 2 em dó maior”, de Teodorico Pedrini, “Segunda suíte para dois violinos” sobre temas das óperas de Jean-Philippe Rameau, entre outras. O concerto propõe que o chá́, consumido e apreciado mundialmente, seja a metáfora que une culturas, tempos e sentimentos, superando rivalidades e promovendo a comunhão entre os povos.
“Vamos apresentar um repertório que vai do barroco chinês, passando pelo barroco europeu, até o barroco brasileiro, cantado por um protagonista muito especial e não tão evidente, o chá”, afirma Luan Braga.
O Discurso Harmônico reúne um núcleo de experientes profissionais da cena musical brasileira especializados nos séculos 17 e 18. O grupo é flexível em tamanho, variando de uma apresentação de violino solo a um conjunto de câmara, adaptando-se a diferentes repertórios e espaços. É um dos poucos grupos no país com instrumentos antigos ou réplicas de época em atividade regular.
A Casa Pacheco Leão, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi reaberta ao público em novembro do ano passado, depois de oito anos fechada. Após passar por restauro arquitetônico, inaugurou a exposição “Rota do chá́ – botânica, cultura e tradição”, uma imersão sobre a rica tapeçaria cultural do chá, explorando suas origens, sua jornada global e seu papel na construção de conexões entre diferentes culturas, especialmente entre Brasil e China.
LEIA TAMBÉM
O Jardim Botânico do Rio faz parte dessa história, por ser o primeiro lugar no Brasil onde foi introduzido o cultivo da planta do chá (Camellia sinensis), por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para esse trabalho, no início do século 19.
Serviço – Casa Pacheco Leão estreia programação musical
Concerto com o grupo Discurso Harmônico
Data: sábado, 29 de março
Horários: 11h e 15h
Casa Pacheco Leão – Rua Jardim Botânico, 1008.
Gratuito (não é preciso adquirir ingresso para o Jardim Botânico)