Cedaps realiza exposição fotográfica, em parceria com a GEJA, no Rio de Janeiro

Desenvolvida pelo Programa Jovens Construtores, mostra de imagens já passou por todas as escolas exclusivas da EJA no município e estará na Maré, em setembro

Em parceria com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos, no Rio de Janeiro, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), por meio do Programa Jovens Construtores, realiza a exposição fotográfica “Esperança Corajosa”. A Iniciativa já percorreu todas as escolas exclusivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e seguirá para o Museu da Maré, a partir do dia 11 de setembro, com apoio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Hello Bet
Hello Bet

A mostra fotográfica “Esperança Corajosa” é resultado da sensibilidade artística e pedagógica, traduzidas em fotografias e dos pensamentos de quem percebe os nocivos impactos do racismo, desafiando-se a construir soluções criativas para esse problema histórico e social no Brasil.

De acordo com Geisi Nicolau, gerente da GEJA, a ação promovida em parceria com o Cedaps desempenha um papel fundamental na educação desses jovens e adultos. “Atividades realizadas nas escolas que valorizem a realidade dos alunos geram identificação e conexão com o espaço educativo”, afirma.

Com curadoria da professora do CEJA Maré, Andreza Cristina Rangel Prevot e do assessor pedagógico da Frente Juventude do Cedaps, Juliano Gonçalves Pereira, as fotos apresentadas mostram imagens reais de superação e desafio diários enfrentados pelos jovens negros no país.

“Com essa exposição nos juntamos a favor da vida das juventudes negras, faveladas e periféricas valorizando suas forças, potências e garra. Nós estamos muito felizes em poder propor aos jovens a reflexão sobre o papel que eles têm de luta, resistência e liberdade”, explica a coordenadora da Frente da Juventude do Cedaps, Melissa Abla.

Em junho, a exposição também passou pelo Centro do Rio de Janeiro, durante a 21ª edição do “Fala, Comunidade! Ano 2023”, idealizado pelo Cedaps quando também foi dado início às celebrações de 30 anos da instituição.

O Cedaps atua pela garantia de direitos, desenvolvimento de oportunidades socioeconômicas e novas abordagens socioeducacionais para as juventudes de favelas e periferias. Desde 2009, a organização realiza no Brasil o Programa Jovens Construtores (PJC) e outras iniciativas, cujas ações são voltadas para o crescimento pessoal e profissional desses jovens, sempre associado à participação, atuação em rede e ao desenvolvimento de famílias e comunidades.