Janeiro é o mês das férias e o Centro Cultural do Banco do Brasil Rio de Janeiro preparou uma programação especial para toda a família. O CCBB Educativo realiza atividades do Ateliê Aberto em mais dias e horários, inclusive para crianças de 2 a 6 anos; no cinema, uma retrospectiva completa em O Cinema de Tim Burton promete encantar pessoas de todas as idades; e a Oficina Maker – Experimente Fotografar faz o público voltar no tempo. São também os últimos dias para conferir a exposição OSGEMEOS: nossos segredos, aberta até 23 de janeiro, e já foi vista por mais de 600 mil pessoas!
Mas não para por aí: estreia no teatro A Aforista, montagem inédita da Cia Stavis-Damaceno. Ainda tem muito mais em bb.com.br/cultura.
EXPOSIÇÃO
OSGEMEOS: NOSSOS SEGREDOS
Até 23/01
Térreo e 1º andar
É a segunda vez que a instituição recebe OSGEMEOS: a primeira foi há 12 anos, com Vertigem, exposição individual de estreia da dupla em solo carioca. A mostra revela o processo artístico d’OSGEMEOS – dupla formada pelos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo –, seus objetos pessoais, cadernos, fotos, desenhos e pinturas que datam desde a infância até hoje, incluindo estudos e obras de arte que precedem seus famosos personagens e lançam luz sobre as raízes de seu surgimento. São mais de mil itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos, fotografias, cadernos de anotações e uma grande instalação na rotunda do CCBB, composta pelas obras Templo e Gigante.
Curadoria: OSGEMEOS.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
WALTER FIRMO: NO VERBO DO SILÊNCIO A SÍNTESE DO GRITO
Até 27/03
2º andar
Com cerca de 266 fotografias, a exposição do consagrado artista carioca Walter Firmo traça um panorama dos mais de setenta anos de sua trajetória. Produzidas desde o início da carreira do fotógrafo, nos anos 1950, até 2021, as imagens retratam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, personagens e cenas cotidianas. Firmo é responsável por registros icônicos de grandes nomes da música popular brasileira, também encontrados em um dos segmentos da mostra.
Curadoria: Sergio Burgi e Janaína Damaceno.
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada franca
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
TEATRO
A AFORISTA
De 25/01 até 05/03
Teatro I
Quarta a domingo, às 19h30 e domingo, às 18h.
Escrita pelo dramaturgo Marcos Damaceno, A Aforista é a segunda de uma trilogia de peças que se iniciou com Árvores Abatidas ou Para Luis Melo, escritas sob influência de Thomas Bernhard. A mente como protagonista ou lugar de ação e o impacto, quase que exclusivo, pela força do elenco e das palavras são marcas das encenações da Cia. Stavis-Damaceno. Como destaque, A Aforista traz a atriz Rosana Stavis acompanhada de dois pianistas ao vivo, em um texto tragicômico, repleto de confusões e perturbações próprias da mente do ser humano contemporâneo.
Texto e Direção: Marcos Damaceno
Composição e Direção Musical: Gilson Fukushima; Elenco: Rosana Stavis; Pianistas: Sergio Justen e Fábio Cardoso.
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos à venda na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
Clientes Ourocard têm direito a 50% de desconto no ingresso
CINEMA
O CINEMA DE TIM BURTON
De 05/01 até 06/02
Cinema I
Quarta a segunda
Retrospectiva completa da obra do diretor norte-americano Tim Burton, considerado um dos mais influentes e originais da cinematografia contemporânea. Serão exibidos filmes de curta e longa-metragens, alguns em película 35mm, produções televisivas dirigidas por ele e filmes que são referência para o cineasta californiano. A programação inclui também diversas atividades paralelas gratuitas, como debate, palestra, masterclass, ações com cosplays e maquiagem artística inspirada nos personagens para o público.
Dia 14 (sábado) – Maquiagem artística, a partir das 13h
Dia 28 (sábado) – Ação com cosplay, à tarde
Curadoria: Breno Lira Gomes
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://www.ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada). Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
Clientes Ourocard têm direito a 50% de desconto no ingresso
MÚSICA
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar)
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br. Em janeiro, a programação tem como tema Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais.
Dia 11 – Programa: Chiquinha Gonzaga
Músico: Georgia Szpilman, soprano e Maria Luiza Lundberg, piano.Participação especial: Moises Santos, clarineta.
Dia 18 – Programa: Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Cartola, Tom Jobim e Villa-Lobos
Músico: Eliane Salek, piano e voz.
Dia 25 – Programa: Árias de ópera: La Bohème Tosca, Carlos Gomes
Músico: Claudio Vettori, piano e Rodrigo Mathias, tenor lírico
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
CCBB EDUCATIVO
1º andar
Quarta a segunda
O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Professores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura e outros para experimentar, criar e conviver no CCBB.
Destaques (atividades livres, não é necessário retirar ingresso):
Ateliê Aberto
De quarta a sexta, das 10h às 18h (apenas Laboratório de Artes)
Sábados, domingos e feriados, às 12h e às 16h.
Pequenas Mãos (indicada para 3 a 6 anos)
Sábados e feriados e quintas, às 11h.
Pequeníssimas Mãos (indicada para 2 e 3 anos)
Domingos, quartas e sextas, 11h.
Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
A programação completa, você confere em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo
OFICINA MAKER – EXPERIMENTE FOTOGRAFAR
Laboratórios do Programa Educativo – 1º andar
Dia 20/1 (sexta) – 12h, 14h, 16h e 18h
Por que os primeiros fotógrafos queriam tirar fotos? Como eram feitos esses retratos? Quais técnicas eram utilizadas? Nessa oficina vamos conversar sobre o surgimento da fotografia e tudo o que aconteceu antes que o seu celular conseguisse fazer uma foto. O público poderá entender e realizar a produção de uma fotografia do início ao fim: desde a montagem do equipamento até a revelação da imagem, usando uma câmera de grande formato, parecida com as primeiras câmeras inventadas, mas feita totalmente em casa, de forma artesanal com materiais reaproveitados.
Oficineiro: João Saidler – fotógrafo profissional desde 2010, retratista e fotógrafo institucional. Formação pelo New York Institute of Photography, SENAC-RJ e Sociedade Fluminense de Fotografia. Atualmente dedica-se à fotografia analógica.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita e sujeita à lotação.
Ingressos disponíveis na bilheteria física, 1h antes de cada sessão.
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil (4º andar) – 09h às 21h
Quarta a segunda
Narrando os 214 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil. Contemplamos a exibição com mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
Museu Banco do Brasil (4º andar) – 09h às 21h
Quarta a segunda
Do Sal ao Digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.
Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.
A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.
Curadoria: M’Baraká
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
BIBLIOTECA
5º andar
Quarta a segunda
Um espaço para pesquisadores e amantes da literatura. Criada em 1931, a biblioteca do Banco do Brasil inicialmente abrigava, em sua maioria, livros técnicos. Com a abertura do CCBB em 1989, o local tornou-se uma importante fonte de consulta nas áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais. Hoje, o acervo conta com cerca de 200 mil exemplares, incluindo nacionais e estrangeiros. Além disso, o espaço oferece sala de leitura com capacidade para 125 pessoas, três salas para obras gerais, sala de referências com enciclopédias e dicionários, sala de literatura infantojuvenil com mais de quatro mil títulos e salas com coleções especiais.
Vestígios urbanos
Ativação artística nas estantes da biblioteca que propõe um diálogo entre os títulos e a geografia urbana da cidade do Rio de Janeiro, criando uma conexão criativa entre escritores e artistas visuais. Utilizando a expressão do grafite como suporte para manifestar e registrar os rastros do cotidiano que habitam, os artistas produzem a intervenção em busca de um conceito de Narradores Urbanos para desenhar um mapa de referências entre os títulos do acervo do CCBB.
Artistas: Cibelle Arcanjo, Rodrigo Sini e Scrau;
Produção: Favelarte, Bruna Azevêdo e Kaio Lima.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Regras de visitação e mais informações em http://www.bibliotecasbb.com.br
Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Informações: 21 3808-2020 | [email protected]
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura
Funcionamento:
Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h;
Domingos, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).