MAST tem filmes e planetário digital no fim de semana

2 de dezembro de 2020
Leia em 3 minutos

Aberto há quase dois meses para visitas presenciais, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece uma programação especial no sábado (5) e no domingo (6), com atividades que unem diversão e ciência. O Museu abre suas portas às 14h para que os visitantes possam curtir o seu belo e arborizado campus de 44 mil metros quadrados, passeando ao som do canto dos bem-te-vis e dos sabiás. Lembramos que o Museu segue os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, visando à preservação da saúde, tanto do público quanto de sua equipe.

É uma ótima oportunidade para conhecer a exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre MAST e Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 objetos metálicos e rochosos oriundos do espaço sideral, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional.

No sábado (5), a partir das 15h30, é hora de apreciar as produções do Science Film Festival, maior festival internacional de filmes de ciências do mundo. Integrante do evento  – realizado pelo Goethe-Institut e o Midiativa / ComKids  –  pelo segundo ano consecutivo, o MAST vai exibir filmes que abordam questões científicas de maneira divertida, aos sábados, até 19 de dezembro. A edição deste ano tem como tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Nesse sábado haverá programa triplo com três curtas-metragens legendados e voltados para a faixa etária entre 12 e 16 anos, totalizando meia hora de sessão. O primeiro deles será Selvagem por natureza: Planeta Faminto, realizado nas Filipinas, que mostra como os seres humanos, em particular, têm uma grande dependência da natureza para a necessidade mais básica: comida. Esta produção levanta um questionamento sobre o impacto que a ‘nossa fome’ tem no meio ambiente. Os anfitriões veterinários Doc Ferds e Doc Nielsen seguem a trilha da comida nas Filipinas, desde o solo e o mar até a mesa, mostrando quanta água, quanta terra e quanta energia são necessárias para fazer nossas refeições.

Na sequência será projetado o curtíssimo filme alemão Terreno de histórias, que em três minutos joga luz sobre o problema urgente do lixo doméstico e a necessidade uma estratégia ambiciosa de prevenção de resíduos e eficiência de recursos. O curta segue Jerzy Wysocki, fundador da Biotrem, que produz em Varsóvia pratos e talheres ecologicamente corretos e sustentáveis com sobras de farelo de trigo. Para fechar o programa será exibido o curta irlandês Homo sapiens no espaço, que acompanha o personagem Fredrick Atom-Burger numa aventura extraordinária em que observaremos o ser humano em seu mais novo habitat: a Estação Espacial Internacional.

Já no domingo (6), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibir as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229

Horários de visitação
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 19h (a portaria fecha meia hora antes)
Domingos e feriados – 14h às 18h

FIM DE SEMANA NO MAST

SÁBADO 05/12  Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
– Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
– Sessão da Mostra Science Film Festival – Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 15h30

  • Selvagem por natureza: Planeta Faminto

Filipinas Legendado

Duração: 20 minutos

        Classificação indicativa: 12 a 16 anos

  • Terreno de histórias

Alemanha –Legendado

Duração: 03 minutos

Classificação indicativa: 12 a 16 anos

  • Homo sapiens no espaço

Irlanda Legendado

Duração: 04 minutos

        Classificação indicativa: 12 a 16 anos

DOMINGO 06/12  Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
– Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
– Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h

GRÁTIS
Mais informações sobre o MAST em www.mast.br/museu
Mais informações sobre o Science Film Festival em https://www.goethe.de/prj/sff/pt/faw.cfm

Mais Lidas

Newsletter

Colunas

Leia Também

Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, estreia programação musical

Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, estreia programação musical

Um dos prédios históricos mais emblemáticos
Thierry Trémouroux em O Bicho Grografico, foto Marilha Galla_

Agenda Cultural do Rio de Janeiro de 20 a 26 de março

Programação recheada de atrações para todos