Theatro Municipal de Portas Abertas fará Concerto de Natal On-line com apresentação de Ana Botafogo

A Temporada Theatro Municipal de Portas Abertas On-line vai mostrar um Concerto Especial de Natal. Com apresentação de Ana Botafogo, o espetáculo vai exibir o Pas de Deux de O Quebra-Nozes, com Cláudia Mota e Filipe Moreira, e obras de Vivaldi e Arcangelo Corelli, com as Cordas da Orquestra Sinfônica do Municipal.

A Temporada Theatro Municipal de Portas Abertas On-line vai mostrar um Concerto Especial de Natal. Com apresentação de Ana Botafogo, o espetáculo vai exibir o Pas de Deux de O Quebra-Nozes, com Cláudia Mota e Filipe Moreira, e obras de Vivaldi e Arcangelo Corelli, com as Cordas da Orquestra Sinfônica do Municipal.

O fim de ano está chegando e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai brindar o público com um Concerto Especial de Natal On-line, no canal do YouTube, e claro que o tradicional ballet ‘O Quebra-Nozes´ não poderia ficar de fora. O Pas de Deux dos primeiros bailarinos Cláudia Mota e Filipe Moreira, com um arranjo especial ao piano de Itajara Dias vai abrilhantar o espetáculo que contará também com o naipe de Cordas da Orquestra Sinfônica, sob a regência de Priscila Bomfim. A direção artística é de Ira Levin e a apresentação é de Ana Botafogo.

“O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, foi o último ballet do compositor, pois faleceu menos de um ano após sua composição. Considerado um dos maiores sucessos dos ballets de repertório do mundo, devido à história que acontece durante o Natal, tornou-se praticamente obrigatório apresentar este clássico no fim de ano.

Músicos da Orquestra tocarão a obra “La tempesta di mare”, ou “Tempestade do Mar”, escrita por Antonio Vivaldi para violino e orquestra de cordas. Este é o quinto de uma série de doze concertos, dos quais os quatro primeiros são as conhecidíssimas As Quatro Estações de Vivaldi. Aliás, uma característica de Vivaldi é fazer com que a música descreva ambientes e atmosferas criadas pela natureza. O solista é o violinista Daniel Albuquerque, integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro e a regência é de Priscila Bomfim.

Outro destaque da noite do dia 23 de dezembro será o Concerto Grosso em sol menor Op.6 No.8, “Feito para a Noite de Natal”, de Arcangelo Corelli, também com Cordas da Orquestra Sinfônica e regência de Priscila Bomfim. Embora comece evocando uma noite fria e misteriosa, a obra termina com um movimento dançante, remetendo ao ambiente pastoril e às figuras tradicionais do presépio natalino.

PROGRAMA

Antonio Vivaldi  
Concerto para Violino No. 5 em Mi Bemol Maior, RV 253
I. Presto
II. Largo
III. Presto

Pyotr Ilyich Tchaikovsky  
Grand Pas de Deux – do Balé “O Quebra Nozes”

Arcangelo Corelli   
Concerto Grosso em sol menor Op.6 No.8 “Fatto per la Notte di Natale”
I. Vivace
II. Allegro
III. Adagio – Allegro – Adagio
IV. Vivace
V. Allegro
VI. Largo: Pastorale ad libitum

SERVIÇO

Theatro Municipal de Portas Abertas On-Line – Concerto Especial de Natal

Dia 23 de dezembro, quarta-feira, às 19h

Canal do YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCGRr5BwD-tItwx_CEtEpqBA

Facebook – 20h https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Instagram – Acompanhe as nossas redes
https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br
Programação no site: www.theatromunicipal.rj.gov.br

Classificação: Livre

Lei de Incentivo à cultura
Apoio: Rádio SulAmérica Paradiso 95,7 FM, Rádio Roquete- Pinto 94.1 FM, Rádio MEC 99.3 FM, Livraria da Travessa e Ingresso Rápido.
Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras
Realização Institucional: Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Fundação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.