Madureira sedia competição internacional Breaking do Verão

Novidade na Olímpiada em Paris 2024, o breaking é um estilo de dança que se popularizou nos anos 70 no Bronx, em Nova York, e é um dos elementos da cultura hip hop

Começou nesta segunda-feira (14/2) a distribuição de ingressos para a competição internacional Breaking do Verão. Pela primeira vez no Rio, o evento reúne alguns dos melhores b-boys e b-girls do mundo e é patrocinado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Realizado pela agência Fábrica, a série de batalhas será realizada neste fim de semana (19 e 20/2), no Parque Madureira Mestre Monarco, na Zona Norte. Os ingressos são limitados e podem ser retirados pelo link: https://bit.ly/3Bow8EL.

Palestras, workshops e oficinas de dança de rua fazem parte da programação. Dos 32 participantes, metade é formada por b-girls e a outra por b-boys, sendo 24 brasileiros e oito estrangeiros. Em destaque, os b-boys Luan San, brasileiro que ficou em quarto lugar no Mundial de Paris, e Lagaet, um dos principais atletas da França; além das b-girls Savaz, carioca que integra a Comissão de Atletas de Breaking do Ciclo Olímpico, e a alemã Jilou, medalha de bronze no Mundial.

Madureira, primeiro bairro do Zonas de Cultura

Novidade na Olímpiada em Paris 2024, o breaking é um estilo de dança que se popularizou nos anos 70 no Bronx, em Nova York, e é um dos elementos da cultura hip hop. Em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura anunciou a ideia de tornar o Rio a capital nacional do breaking, com políticas públicas pensadas única e exclusivamente para o estilo de dança. Além disso, Madureira, o bairro onde serão realizadas as competições, é o pioneiro do Zonas de Cultura, programa que prevê, por meio de edital, o pagamento de bolsas de desenvolvimento cultural, apoio a eventos e a ações culturais com impacto no território.

O investimento inicial será de R$ 1,5 milhão, com a perspectiva de dobrar em 2023. Até 2024, a cidade vai ganhar outras Zonas de Cultura: Santa Cruz, na Zona Oeste, e Cais do Valongo, no Centro. De acordo com o Plano Estratégico da Prefeitura, a meta é mobilizar até três milhões de pessoas com este programa.

Madureira é um dos grandes corações da cultura carioca, vibrante, pulsante, além de ser uma região popular e com potencial enorme. É onde transborda cultura popular e urbana. Já era uma zona de cultura sem saber, o que faltava era o poder público chegar com recursos.

Workshop de breaking com o b-boy americano Ronnie

No sábado (19/2), das 10h às 11h30, haverá um workshop gratuito para imprensa, com o b-boy americano Ronnie, ícone do breaking mundial e detentor dos principais títulos da modalidade.

O dançarino é uma lenda na cena: Ronnie viaja o mundo produzindo shows em sua cidade natal, Las Vegas (EUA), administrando um centro de cultura hip hop e, claro, batalhando. Foi campeão mundial do Red Bull BC One 2007 e também arrematou o título da Seven to Smoke, no The Notorious IBE logo em sua primeira viagem internacional para competir, há quase duas décadas. Integrante do Red Bull All Stars, uma das crews mais tradicionais do mundo, Ronnie ainda fundou a Full Force e também faz parte da Super Cr3w – inclusive, o time venceu a segunda temporada do programa MTV America’s Best Dance Crew, em 2008.

Para participar, basta confirmar presença até esta quinta-feira (17), respondendo com nome completo e RG ao seguinte email: [email protected].

 Confira a programação:

Sábado (19/2)

11h30 – Abertura da Arena
12h às 13h30 – Papo sobre o momento do breaking com o b-boy Max e convidados
13h30h às 14h30 – DJ Tamy
14h30 às 15h15 – Oficina de locking com JP Black Soul
15h15 às 16h15 – Workshop com o b-boy Ronnie
16h15 às 16h30 – Abertura da competição com a apresentação do Cypher Kids
16h30 às 18h30 – Competição Breaking do Verão, oitavas e quartas de final

Domingo (20/2)

9h30 – Abertura da Arena
10h às 11h30 –  Competição Breaking do Verão, semifinal e final.

Parque Madureira – Portão 6. Rua Cotijuba 2, Rocha Miranda. Sábado (19), das 11h30 às 18h30; Domingo (20), das 9h30 às 11h30. Livre. Grátis. Ingressos pelo link: https://bit.ly/3Bow8EL