MAM recebe a coletiva Terra em Tempos

Exposição parte das coleções do museu para destacar lacunas e apontar criticamente as relações entre a história do Brasil e a imagem fotográfica

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe a coletiva Terra em tempos, que será inaugurada no dia 26 de março, com cerca de 240 fotografias produzidas de 1860 até os dias de hoje.

A curadoria de Beatriz Lemos estabelece sete eixos temáticos que discutem as construções de identidade, cultura e história do Brasil, a partir do acervo da instituição. A exposição inclui um comissionamento da artista visual fluminense Aline Motta: uma remontagem da instalação Filha natural.

Como pensar o processo de formação de uma identidade nacional? Que elementos compõem um retrato do Brasil? Que mitos e alegorias fundam esta construção e suas múltiplas dimensões identitárias? Quais marcos contemporâneos indicam essa brasilidade? Em camadas de interpretação sobrepostas, Terra em tempos se dedica a pensar criticamente a ideia de nação a partir do recorte das coleções do MAM Rio, e a revelar o conjunto de sintomas que nos constitui.

Para Beatriz Lemos, a fotografia carrega em si o poder de eleger cortes de instantes que convocam nossa atenção: “Enquanto código sensorial, cada fotografia nos desafia a encarar as presenças dentro de um mesmo fragmento e, paralelamente, a decifrar ausências. Voltar-se para o que é aparente nas imagens pode denunciar os silêncios e as faltas que as circunscrevem”, afirma a curadora. “Por meio de obras em diferentes suportes, técnicas e temporalidades, Terra em tempos abre a paisagem e provoca a interrogação das cenas em busca de chaves de leitura para o presente”.

Considerando as relações entre a história do Brasil e a imagem fotográfica, foram selecionados trabalhos de Alair Gomes, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Duda Bentes, Élle de Bernardini, Evandro Teixeira, Geraldo de Barros, Iole de Freitas, Joaquim Paiva, Luiza Baldan, Marc Ferrez, Marcel Gautherot, Mario Cravo Neto, Maureen Bisilliat, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Sebastião Salgado, Simone Rodrigues e Walter Firmo, entre outros nomes.