Rocky Spirit leva o cinema para praia, comunidades e escolas cariocas no mês de setembro

Maior festival de filmes com temática de esportes outdoor e vida em meio à natureza chega ao Rio de Janeiro no feriado de 7 de setembro, com entrada grátis

O Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de Janeiro continua sendo.O Rio de Janeiro, fevereiro e março…”. Se a letra da música “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, pudesse ser alterada especificamente para falar do mês de setembro, poderia trocar o “continua sendo” por “será”. Isso porque a Cidade Maravilhosa será palco do maior festival de cinema a céu aberto do Brasil no feriado do dia 7. O Rocky Spirit 2022 exibirá 38 filmes com temática de vida em meio à natureza e esportes outdoor em três locais diferentes. E de graça. Além disso, ainda promoverá uma ação inclusiva nas escolas.

Telões serão instalados nas areias da praia de Ipanema (Posto 10), Vila Olímpica da Gamboa e Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador. A exibição dos filmes começa às 17h. Desta forma, as famílias e grupos de amigos poderão aproveitar ainda mais o feriado. Uma oportunidade para esticar o dia de praia com um cinema estilo pé na areia ou relaxar após as atividades nas vilas olímpicas acomodados em frente ao telão instalado nas comunidades.

Serão 38 filmes sobre a temática da natureza, vida ao ar livre e figuras humanas únicas e esportes como skate, bike, surf, escalada e montanhismo. O festival conta com sete produções brasileiras. As demais foram selecionadas entre as melhores vindas de 10 países: África do Sul, Áustria, Canadá, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Noruega e Suíça. Para conhecer as sinopses de todos os filmes, basta acessar o site oficial do festival (rockyspirit.com.br).

Nas escolas – Com  patrocínio da prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Esportes, o Rocky Spirit Rio de Janeiro 2022 não somente consegue ampliar os locais de exibição de um para três, como promoverá uma ação inédita voltada para as crianças. O festival vai entregar material para o uso na rede municipal de ensino. Serão vídeos dublados que comporão uma hora de exibição com muita natureza e um estilo de vida saudável. “Nosso projeto tem uma forte pegada inclusiva. Buscamos essa ligação entre meio ambiente, cultura e educação e é acreditamos que os horizontes das crianças se abrem ao contato com esse tipo de conteúdo”, afirma Andrea Estevam, diretora do festival.

“Estamos muito felizes em trazer o Rocky Spirit Rio para as Vilas Olímpicas Nilton Santos e da Gamboa. Poder promover o acesso ao cinema gratuitamente para a população, aliando o esporte e a cultura, é sensacional. Espero que todos aproveitem. Vai ser um sucesso”, destaca o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira.

Filmes – O Rio de Janeiro está no festival, mas em uma produção norte-americana. Em The Girls of Guanabara, um grupo de mulheres skatistas carrega a missão de tornar o skate inclusivo para todos. O curta é “emoldurado” pelas deslumbrantes paisagens cariocas, onde nasceu a escola de skate longboard Guanabara.

Outra história brasuca filmada nos Estados Unidos traz a imigrante e escaladora profissional Maiza Lima. Ela protagoniza What´s in a name, filme que confronta a história de racismo e misoginia na cultura americana ao mostrar a trajetória  da brasileira no desenvolvimento de sua própria área de escalada esportiva em uma zona rural dos Estados Unidos.

Entre os nacionais, Split Riders mostra como uma prancha de snowboard acaba sendo usada em aventuras tanto nas montanhas da Patagônia como no mar de Florianópolis. Já em Skimboard Nazaré, o campeão mundial Lucas Fink enfrenta o desafio de surfar as ondas gigantes da Nazaré num skimboard (prancha leve e pequena, normalmente usada para deslizar sobre uma fina camada de água à beira-mar). Os demais filmes nacionais são: A Travessia do Amolar, Tubos & Bacalhau, Dreams e Walking on Clouds.

O Rocky Spirit Rio de Janeiro é uma realização da Rocky Mountain e do Mountainfilm e as mídias oficiais são Go Outside e Hardcore. O evento conta com o patrocínio da prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Esportes.

Confira imagens dos filmes:
www.youtube.com/watch?v=RKP_vmaCHZU
www.youtube.com/watch?v=o_NQitNm_p4

Mais informações:
Site:
https://rockyspirit.com.br/
Instagram :https://www.instagram.com/rockyspiritfest/
Fan page –https://www.facebook.com/rockyspiritfest
Youtube –https://www.youtube.com/channel/UC56zZeR5kU33pRTtIkDV8Fg