Rio de Janeiro recebe ‘A Música da Independência’, que celebra Dom Pedro I compositor  

Setembro marca o mês das comemorações em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil. Quatro espetáculos cênico-musicais, unindo a música clássica e o teatro, vão celebrar a criação musical deste período histórico.

Setembro marca o mês das comemorações em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil. Quatro espetáculos cênico-musicais, unindo a música clássica e o teatro, vão celebrar a criação musical deste período histórico.

Autor do Hino da Independência, entre outras obras, D. Pedro I utilizou o talento musical para promover o Brasil como nação. A turnê ‘A Música da Independência’, realizada pelo Musica Brasilis – a mais importante instituição de resgate e disseminação de partituras musicais de compositores brasileiros – tem início com a primeira apresentação no Museu Imperial, em Petrópolis, no dia 7 de setembro.

Após a apresentação na Cidade Imperial, os espetáculos cênicos-musicais seguem para a cidade do Rio de Janeiro. Serão encenados no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca (dia 8) e ainda no Teatro Ipanema (dia 15) e, no Centro Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá, Praça Seca (dia 16). Todos os espetáculos são gratuitos e abertos ao público e marcam o início da série de espetáculos e projetos complementares em comemoração do bicentenário  da Independência. Obras de D. Pedro I e de compositores de seu tempo serão apresentadas por Rosana Lanzelotte (pianoforte), idealizadora do roteiro e autora do texto, que estará caracterizada como D. Leopoldina, vestindo um figurino de época. Além de Rosana, participam do espetáculo os músicos Tomaz Soares (violino) e Marcus Ribeiro (violoncelo). As peças musicais serão contextualizadas por roteiro narrado por Adam Lee, que interpreta D. Pedro I (https://youtu.be/e_jVo7rsTAk) e também estará no palco caracterizado como o monarca.  

“Todas as obras conhecidas de D. Pedro I foram resgatadas e editadas pelo Musica Brasilis e estão disponíveis no nosso portal. Assim, músicos do Brasil e do mundo poderão apresentá-las neste ano de celebração”, revela Rosana Lanzelotte, musicista, criadora do portal Musica Brasilis e idealizadora da iniciativa.Este projeto é possível graças ao patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através do edital Retomada Cultural RJ 2 e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento à Cultura Carioca.

As comemorações em torno dos 200 anos da Independência incluem o  resgate da criação musical no Brasil da época e trazem à tona a memória do Imperador D. Pedro I como compositor. Muito lembrado como autor do Hino da Independência, popular até os dias de hoje, a obra musical de D. Pedro é vasta, variada  e pouco conhecida do público em geral. Durante o período da Independência, pela primeira vez no Brasil, foram compostas obras sinfônicas e de câmara. Os espetáculos “A Música da Independência” incluem as obras de D. Pedro e dos principais compositores do período – José Maurício Nunes Garcia (1768 – 1830), Marcos Portugal (1762 – 1830) e Sigismund Neukomm (1778 – 1858), professor de música de D. Pedro e de D. Leopoldina. Nessa época, e por meio da liderança política de D. Pedro I, a música teve participação decisiva no processo de construção do Brasil.

Além das apresentações dos espetáculos cênicos-musicais, o Musica Brasilis preparou uma série de ações complementares em homenagem aos 200 anos da Independência no Brasil:

PODCASTS:  4 podcasts em vídeo, com duração de 20 minutos cada, com a participação da Drª Rosana Lanzelotte e do Dr. Alberto Pacheco, pesquisadores da obra de D. Pedro I compositor. Os podcasts serão publicados no Spotify e no canal do YouTube do Musica Brasilis, com compartilhamento nas redes sociais.

PALESTRAS: Apresentações de três palestras gratuitas que serão realizadas em escolas da rede municipal, tendo como tema os 200 anos da Independência do Brasil, com a participação de Rosana Lanzelotte e Adam Lee. PLANO DE AULA: com conteúdos transversais de história e música do período da Independência, disponível para download gratuito através do portal Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/temas/planos-de-aula)

Sobre o Musica Brasilis

O Musica Brasilis, mais importante instituição de resgate e disseminação de repertórios e obras musicais de compositores brasileiros, realiza o resgate e digitalização de partituras de obras musicais raras e inéditas. Entre elas, todas as obras conhecidas de D. Pedro I e diversos outros compositores da época da independência, como José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal. Serão incluídas na iniciativa obras do maior compositor brasileiro do século 19 – Carlos Gomes – além de outros compositores emblemáticos. As partituras poderão ser acessadas gratuitamente através do portal www.musicabrasilis.org.br. O projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras pretende, ao longo dos próximos três anos, quadruplicar o atual acervo oferecido por meio do portal Musica Brasilis, que já é o canal de acesso a uma das  maiores coleções de partituras gratuitas de música brasileira. Totalmente bilíngue e acessível para portadores de necessidades especiais, o site conta atualmente com cerca de 1.700 partituras de mais de 300 compositores.

Além de disponibilizar as partituras digitais, o projeto prevê a realização de publicações com ênfase na questão da preservação digital, princípios FAIR e integração dos recursos digitais ao universo de dados conectados (Linked Open Data). Vídeos-cases e podcasts, difundidos através das redes sociais do Musica Brasilis – Facebook, Instagram e LinkedIn, que contam com mais de 10 mil seguidores, e o canal no YouTube, com cerca de 25 mil visualizações por mês. 

Programa:

J. M Nunes Garcia (1767 – 1830) – Lição nº 5

Marcos Portugal (1762 – 1830) – Sonata

Sigismund Neukomm (1778 – 1858) – Sonata em sol maior (Rio, 1819)

Allegro ma non tropo – Allegro alla turca 

Anônimo (anotado por Spix e Von Martius, entre 1817 e 1821) – Lundum

Sigismund Neukomm (1778 – 1858) – Noturno (Rio, 1817)

Andante, quasi Adagio – Presto

D. Pedro I (1798 – 1834)

Hino Constitucional (Rio, 1821)

Hino da Independência (Rio, 1824)

Músicos:  Rosana Lanzelotte (pianoforte), Tomaz Soares (violino), Marcos Ribeiro (cello)

Ator: Adam Lee (como D. Pedro I) 

Roteiro e texto: Rosana Lanzelotte

Serviço:Espetáculo cênico-musical ‘A Música da Independência’

Dia 07 de setembro, 4ª feira, em duas apresentações

Horário: 16h e 17h

Local: Museu Imperial (Sala de Exposição do Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial)-  Rua da Imperatriz, 200 – Centro – Petrópolis

Lotação: 80 pessoas (cada apresentação)

Ingressos: Entrada gratuita – a distribuição acontecerá uma hora antes do início do espetáculo

Dia 08 de setembro, 5ª feira

Horário: 19h

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca 

 Lotação: 161 pessoas

Ingressos: Entrada gratuita – a distribuição acontecerá uma hora antes do início do espetáculo

Dia 15 de setembro, 5ª feira

Horário: 20h

Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema

Lotação: 191 pessoas

Ingressos: Entrada gratuita – a distribuição acontecerá uma hora antes do início do espetáculo

Dia 16 de setembro,6ª feira

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Municipal Profª Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180 – Praça Seca 

Lotação: 200 pessoas

Ingressos:Entrada gratuita – a distribuição acontecerá uma hora antes do início do espetáculo

Acessibilidade: todos os espetáculos contarão com intérprete de libras

Classificação indicativa: Livre