Shopping Leblon entra no clima da primavera com instalação “Semente da Vida”

Seis mil bambolês colorem a fachada da entrada principal do empreendimento, até o dia 05 de outubro

Até o dia 05 de outubro, seis mil bambolês colorem a fachada da entrada principal do Shopping Leblon. A instalação “Semente da Vida” é uma celebração à chegada da primavera e revela a criação de uma mente lúdica que brinca com a materialização do conceito de circularidade, infinita em todas as direções. Assinada por Marcos Cardoso, a obra invoca o desvio do pedestre de sua rotina para uma mudança de atenção diante a uma estrutura estranha na paisagem da cidade. “Desde os anos 90, venho pesquisando diversos materiais do cotidiano e transformando-os em arte. Nesta exposição, escolhi a forma circular do bambolê, objeto lúdico e colorido, para representar uma manifestação da natureza: o surgimento da vida”, conta o artista. 

Sobre Marcos Cardoso: 

Formado pela escola de belas artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 1992, frequentou a oficina de gravura do ingá, de 1988 a 1990, e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 1991. Foi aluno e amigo de Lygia Pape, que fez o seguinte relato do artista: “Marcos Cardoso metamorfoseou-se pelo mito do carnaval e suas máquinas: reciclou pó e pano em palácios e castelos, faz-de-conta sem fim, hoje pura linguagem nobre, mergulhada no sensível, no sonho do alquimista que engendra transtornados objetos arfantes”. 

Marcos Cardoso se reconhece como artista nos ambientes de exposição, mas, no ateliê, ele é um protocientista alquímico. Considera-se um ser natural, que não se expressa através do saber racional acadêmico, mas a partir da sensibilidade, da percepção e da transformação das energias presentes na Natureza. Sua abordagem particular torna suas obras cobiçadas e adquiridas por museus e colecionadores internacionais do quilate de David Bowie. 

  

SERVIÇO:                 

Shopping Leblon                  

Endereço: Shopping Leblon - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro              

Horários de funcionamento:              

Segunda a Sábado: 10h às 22h; e Domingo: 13h às 21h                

Telefone: (21) 2018-2508                

https://shoppingleblon.com.br