Ilha fiscal, no Rio de Janeiro, guarda tesouros da Marinha Brasileira

Visitantes poderão ter acesso gratuito na reabertura do espaço por meio de participação no ciclo de palestras do Museu Naval

O Museu Naval recebe entre os meses de setembro e novembro uma série de palestras gratuitas, dentro dos projetos “Galeota Real – Exposição na llha Fiscal” e “Uma Joia na Baía: recuperação estrutural, conservação e restauração do conjunto arquitetônico da Ilha Fiscal”. A participação nas palestras garante certificação para cada visitante e um voucher para visitar gratuitamente a ilha após sua reabertura, prevista para o início de 2023. As datas e inscrições estão disponíveis no Sympla*.

As palestras terão como temáticas a história da Galeota Real – embarcação que serviu de transporte para a Família Real — bem como a relevância histórica da Ilha Fiscal, a vinda da corte portuguesa para o Brasil, o último baile promovido pelo império, antes da proclamação da república e seus desdobramentos, bem como temas referentes à promoção de eventos culturais, como perfil de público e leis de incentivo à cultura.
 

No século XIX, quando o Rio de Janeiro ainda era a Capital do Brasil, construiu-se um posto da alfândega para aumentar o controle sobre as mercadorias que chegavam ao país por meio do Porto. Denominada Ilha Fiscal, o local foi escolhido pela localização privilegiada, na Baía de Guanabara. Todos os cuidados com a arquitetura da construção foram planejados pelo próprio Dom Pedro II, de maneira a não criar conflitos entre o prédio e a paisagem natural da ilha.

Transferida para a Marinha do Brasil pelo Ministério da Fazenda, em 1913, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O local ficou conhecido por abrigar o “último baile do império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. Décadas depois, a Ilha Fiscal faz parte das principais atrações turísticas da capital fluminense.

Na Ilha Fiscal, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial, além de exposições temporárias que relembram a participação da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico e social do País. Atualmente, a Ilha está fechada, passando por reformas estruturais que visam melhorar as condições de visitação. A reabertura das visitas está programada para o ín de 2023.


*(O link será atualizado com mais datas conforme o andamento da programação)*

Release: Ilha Fiscal receberá gratuitamente participantes de palestras do Museu Naval
Release: Ilha Fiscal receberá gratuitamente participantes de palestras do Museu Naval